Mestrados
Os cuidados paliativos representam hoje um padrão de referência dos cuidados aos doentes com doenças crónicas avançadas e às suas famílias. Esta área do saber decorre do crescente envelhecimento da população e da correspondente mudança nos padrões de mortalidade e morbilidade bem como de um contexto societal de individualização crescente dos laços familiares, mas também como reação a um aumento do sofrimento de populações vulneráveis por abandono ou por obstinação terapêutica numa sociedade crescentemente tecnologizada. Os cuidados paliativos têm-se vindo a implantar progressivamente, na última década, na área clínica, na investigação, no ensino e na sociedade.
O aumento da esperança de vida e as modificações ambientais ao nível da disponibilidade alimentar e do sedentarismo criaram condições para uma alteração profunda ao nível da morbilidade e risco de mortalidade dos seres humanos nos países desenvolvidos. Esta constatação necessita ser acompanhada dum aprofundamento do conhecimento e investigação nesta área, numa perspectiva multidisciplinar.
O Mestrado em Epidemiologia capacita os alunos para a compreensão, análise e execução de estudos de investigação epidemiológica e clínica. Para tal, são propostos 13 cursos (12 obrigatórios e, pelo menos, 1 opcional), que integram conhecimento e práticas em epidemiologia, métodos de investigação, bioestatística e ciências da saúde. Os alunos são acompanhados durante o seu trabalho de tese por um gabinete de apoio e seminários de discussão.
We offer a multidisciplinary, transversal and integrated Master training from the bench to the bedside grounded on the four major areas of biomedical research: cell biology and cancer, neurosciences, cardiovascular biology and infection and immunity.
A Universidade de Lisboa, através da Faculdade de Medicina, confere o grau de Mestre em Neurociências, nas seguintes áreas de especialização: Neurociência Básicas electrofisiologia, neuroquímica, neurobiologia molecular; Neurociências Cognitivas memória, aprendizagem, linguagem; Neurofisiologia EEG, EMG; Estimulação Magnética; Potenciais Evocados; Neuroanatomia e Neuroimagiologia; Estudos Populacionais Clínicos investigação clínica; Neurociências Físicas e de Engenharia aquisição, arquivo e processamento de sinais biológicos. Técnicas de Diagnóstico; Neurociências Computacionais modelos computacionais de neuro-imagem funcional.
O Curso de Mestrado em Nutrição Clínica adota uma metodologia de ensino por problemas, com uma abordagem essencialmente prática, direcionada para o doente institucionalizado, para o doente em ambulatório, e ainda para o indivíduo saudável. O corpo docente integra Centros de Investigação/Centros de Referência e Prestação de Cuidados relacionados com diferentes patologias e encontra-se envolvido em Investigação Clínica e/ou Básica. Esta integração proporciona aos mestrandos oportunidades de contacto com a investigação diretamente relacionada com a prática clínica. O Curso tem uma ligação estreita com o Laboratório de Nutrição da Faculdade de Medicina, entidade de reconhecido mérito na investigação médica em Portugal.
O curso destina-se a cientistas, médicos e outros profissionais de saúde ou áreas afins que querem iniciar investigação em oncologia. Vai proporcionar aos alunos uma visão multidisciplinar da oncologia, focando-se nos aspetos moleculares e celulares que operam no cancro, e o seu impacto na prática clínica – quer para diagnóstico quer na terapia
A reabilitação cardiovascular, permite como estratégia de prevenção secundária, recuperar o doente após evento cardiovascular agudo, como um todo, de forma multidisciplinar. Este processo diminui a incapacidade, permitindo o retorno precoce ao trabalho e adiando a reforma, melhora a qualidade e quantidade de vida e reduz os efeitos negativos psicológicos e novos eventos, mais gravosos pela repetição e continuação da progressão da doença.
Contactos


Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa
Instituto de Formação Avançada
Edifício Egas Moniz
Avenida Professor Egas Moniz
1649-028 Lisboa - Portugal

Horário de atendimento: 
2ª / 3ª / 4ª
 – 10h -13h
5ª / 6ª – 10h-13h / 14h-16h
presencial de terça a quinta-feira das 10:00 às 12:30 e das 13:30 às 15:00 horas


Cursos de Especialização, Mestrados, Provas Académicas e Certificação

Ana Estêvão
Extensão Interna: 47 054

Mariana Passos
Extensão Interna: 47 063

Filipa Lopes 
Extensão Interna: 47 016


Doutoramentos

Ema Geraldes
Extensão Interna: 47 050

Filipa Lopes 
Extensão Interna: 47 016

 

Apoio às Atividades Letivas

Cristina Pereira
Extensão Interna: 47 015

Telefone
+351 21 798 5100