Medicina Legal e Ciências Forenses
Objetivos

Promover uma formação pós-graduada multidisciplinar qualificada no âmbito da Medicina Legal e Ciências Forenses a licenciados em diferentes áreas e formações académicas, proporcionando-lhes uma formação técnico-científica que lhes permita uma atuação eficaz e adequada nas áreas da Medicina Legal e Ciências Forenses.

Incentivar a curiosidade pela investigação científica nas áreas estudadas e as ferramentas necessárias para prosseguir os estudos nas áreas de Medicina Legal e Ciências Forenses.

O presente programa visa a formação de técnicos capazes de contribuir para a definição da política nacional na área da medicina legal e de outras ciências forenses, cooperar com as entidades da justiça, realizando os exames e perícias de medicina legal, prestar apoio técnico e laboratorial, coordenar e fiscalizar a atividade técnico-científica, participando na organização e gestão dos serviços médico-legais no território nacional.

Curso em colaboração com o Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses.

A informação não dispensa a consulta do Edital.

Aquisição de Competências

Pretende-se que os estudantes adquiram as seguintes competências:

  1. Competências instrumentais, e.g., competências em: análise e síntese; organização e planificação; comunicação oral e escrita; utilização de ferramentas informáticas no âmbito do estudo; gestão da informação, capacidade de decisão e ainda resolução de problemas.
  2. Competências pessoais e interpessoais, e.g., competências em: trabalho de grupo e em equipas interdisciplinares; trabalho num contexto internacional; raciocínio crítico e entendimento da linguagem de especialistas.
  3. Competências sistémicas, e.g., competências em: aprendizagem autónoma; investigação; adaptabilidade a novas situações; aplicação prática dos conhecimentos teóricos; planeamento e gestão; autocrítica e auto-avaliação. Pretende-se ainda estimular a criatividade, liderança, espírito de iniciativa e empreendedorismo, preocupação com o rigor e a qualidade.
Saídas Profissionais

Este curso fornece as ferramentas necessárias para prosseguir na área da investigação em Medicina Legal e Ciências Forenses. É um curso recomendado para todos os que atuam como peritos nas áreas da Medicina Legal.

Destinatários e Vagas

Licenciados em Medicina, Direito (licenciaturas preferenciais), Biologia, Psicologia, Engenharias Biotecnológicas, Ciências Farmacêuticas, Medicina veterinária, Ciências Sociais, Antropologia, Química, Bioquímica, Ciências da Comunicação e outras áreas afins à Medicina Legal e Ciências Forenses.

Vagas: Mínimo 15, Máximo 30

PlanoEstudosCEMLCF
Comissão Científica

Prof.ª Doutora Eugénia Cunha
Prof.ª Doutora Isabel Pinto Ribeiro
Prof. Doutor Francisco Corte Real