Em pleno século XXI, estamos a assistir à quarta revolução industrial, que no setor da medicina é denominada por Medicina 4.0. Algumas áreas de destaque desta revolução incorporam áreas como a Genómica, a Saúde Digital, a Robótica, e naturalmente as tecnologias baseadas em inteligência artificial (IA).
A Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa tem procurado dinamizar um conjunto de iniciativas visando a literacia tecnológica das futuras gerações de médicos. Tendo em consideração esta nova realidade, docentes da FMUL visitaram recentemente os escritórios da Google em Londres, no Reino Unido. Foi uma oportunidade para discutir a introdução de novas ferramentas de ensino e de trabalho em saúde, com uma equipa multidisciplinar. Os professores aproveitaram ainda para fazer uma visita às instalações e conhecer os espaços deste ambiente que promove a socialização e a criatividade.
Estiveram em destaque as últimas novidades relativas à inteligência artificial generativa, as novas aplicações em cloud para a imagem médica e as oportunidades para outros exames complementares de diagnóstico. Houve ainda tempo para conhecermos com maior detalhe o esforço da criação de silos de dados em saúde no sistema nacional de saúde inglês, e questões fundamentais como a interoperabilidade dos dados e a promessa da IA, com vista ao desenvolvimento de um novo braço armado da medicina para facilitar a análise de grandes volumes de dados para melhorar a tomada de decisão clínica, suportar a investigação científica e desenvolver novas abordagens de tratamento mais personalizadas, como a aplicação dos digital twins em cuidados de saúde.
A visita às instalações da google não é para todos e isso faz com que se torne ainda mais emocionante, não só pelo conteúdo o que de lá se trás, mas também por ser um espaço reservado a poucos.
A Prof. Mariana Alves e o Prof. Pedro Gouveia tiveram a oportunidade de visitar a Google em Londres e de trazerem uma série de ideias para serem aplicadas nas suas aulas, bem como de permitir a criação de conteúdos novos.
Fique atento às novas ofertas formativas da FMUL que serão lançadas brevemente e que te colocarão na vanguarda do conhecimento tecnológico em medicina.