Matrículas e Inscrições 2021/2022 – 1º Ano, 1ª Vez
Mestrado Integrado em Medicina e Licenciatura em Ciências da Nutrição

1. As matrículas para a 2.ª fase do CNA são realizadas em formato online, com início no dia 14 de outubro, a partir das 14h e encerram no dia 18 de outubro.

  • O SMS é enviado no dia 14 de outubro após as 14h.

 

2. Após receberes a SMS acede a https://utilizador.ulisboa.pt/

Coloca as credenciais provisórias que recebeste por SMS, depois coloca o UTILIZADOR e SENHA e pressiona LOGIN.

 

3. Agora vais criar o teu “utilizador” e “senha” campus definitivos

Cria o teu “Nome de utilizador” > Caso já exista um utilizador com a designação que pretendias criar, o interface indica outras possibilidades de escolha. Tens de selecionar uma dessas opções (é obrigatório selecionar uma das opções que o sistema te indica).

 

Cria a tua “Senha” > Existem algumas regras que deves observar para a criar:

- Deverá conter pelo menos 6 caracteres, e no máximo 12;

- Deverá conter pelo menos um caracter de 3 das 4 seguintes categorias:

     Um caracter maiúsculo: (A até Z )

     Um caracter minúsculo: (a até z )

     Um caracter numérico: (0 até 9)

     Um caracter especial: ( ~ ! @ # $ % ^ & * _ - + = ` | ( ) { } { } : ; " ' < > , . ? /

- Não poderá fazer referência ao nome de utilizador escolhido nem ao teu nome;

- Não poderá ser igual a nenhuma das 3 últimas senhas escolhidas (no caso de renovação da conta).

 

(!) Alguns alunos já possuem conta campus pois já frequentaram um curso na Universidade de Lisboa. Neste caso não necessitam de fazer o registo da conta campus, podem logo avançar para o Fénix

Caso já tenhas uma conta campus mas não te recordas da password, deves solicitar a recuperação de password em https://utilizador.ulisboa.pt/ colocando o e-mail facultado no ato da inscrição (gmail, hotmail, etc). De seguida recebes o procedimento nesse mesmo e-mail.

 

4. Preenchimento do formulário online de inscrição [APENAS POSSÍVEL DEPOIS DAS 14H DE DIA 14 de outubro].

Após criares o teu utilizador, acede a https://fenix.medicina.ulisboa.pt/

Utiliza as tuas credenciais na plataforma FénixEdu como aluno da FMUL - Utilizador campus e senha (password), que escolheste no passo anterior, e inicia o preenchimento do formulário de inscrição.

(!) DICA: Regista/memoriza o teu “utilizador” e “password”, estes elementos serão sempre necessários para a tua vida académica na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.

 

Dois documentos obrigatórios, para os alunos do Mestrado Integrado em Medicina e da Licenciatura em Ciências da Nutrição, que terão de ser submetidos no preenchimento do formulário de inscrição online:

 

1. Pré-Requisito (acede aqui ao documento)

Este é um documento obrigatório, sem o qual a tua matrícula não será válida.

Deves digitalizar, ou tirar foto, deste documento e fazer upload no formulário de inscrição. Deves identificar o documento com o teu nome.

 

2. Fotografia de aluno

Deves fazer o upload de uma foto tua (tipo passe) no formulário de inscrição.

 

Documento de identificação (não obrigatório) No âmbito da tua matrícula, e exclusivamente para a validação dos teus dados pessoais, podes fazer upload de uma cópia do teu Documento de Identificação.

 

Após realizares a matrícula, tens de enviar o original do Pré-requisito e uma foto original (tipo passe) por correio para:

Área Académica
Avenida Professor Egas Moniz
(Edifício comum ao Hospital de Santa Maria)
1649-028 Lisboa

Em alternativa podes deixar esta documentação num envelope na caixa de correio da Área Académica, disponível no piso 3, na entrada dos Serviços Técnico-administrativos.

IMPORTANTE:  Para que a tua matrícula/inscrição seja considerada válida deves entregar esta documentação e efetuar o pagamento da 1ª prestação da propina e taxa de matrícula até 18 de outubro.

Deves dirigir-te ao Núcleo Académico – Gestão do Percurso Académico (Piso 01 – junto ao bar dos alunos) para procederes à validação do passe Sub23 (aceda AQUI ao formulário), declarações para efeitos de Segurança Social e ADSE, entre outras.

 

Cartão de Aluno ULisboa (CGD) e Chave Móvel Digital

No final do formulário de inscrição, os alunos são reencaminhados para o processo de adesão ao cartão de aluno.

 

O cartão de Aluno da ULisboa é de carácter obrigatório, na sua vertente não bancária.

 

O Cartão de Aluno da Ulisboa é essencial para o teu dia-a-dia dentro da Universidade de Lisboa.

 

Para solicitares o teu cartão on-line terás de ter a Chave Móvel Digital.

 

A ativação da chave móvel digital está disponível AQUI.

 

É através deste cartão que funciona o sistema de pagamento de refeições dos SASULisboa (Serviços de Ação Social da Universidade de Lisboa). Consulta aqui as informações sobre o sistema de pagamento de refeições

 

De modo a acautelar a segurança das instalações da Faculdade, em situação de perda ou furto do cartão de identificação deverás entrar imediatamente em contacto com a Gestão do Percurso Académico (academica@medicina.ulisboa.pt) e reportar a situação de modo a que as permissões de acesso atribuídas ao cartão possam ser retiradas.

 

Os alunos colocados por Regimes Especiais devem enviar e-mail para matriculas.fmul@medicina.ulisboa.pt para que possam ser contactados e iniciar o processo de matrícula.

O período de matrículas decorre entre 30 de setembro a 8 de outubro.

INÍCIO DAS AULAS – 4 OUTUBRO

Nos dias 4, 6,7 e 8 de outubro decorrem as “Jornadas de introdução” realizadas de forma presencial (Programa brevemente disponível AQUI).

Os horários e as turmas serão disponibilizados entre 30 de setembro e 1 de outubro.

Consulta os Despachos 83-2021 (Re) Início de atividades Ano letivo 2021/2022 e 82-2021 Funcionamento das atividades letivas e não letivas da FMUL Ano letivo 2021/2022, onde podes aceder a um conjunto de informações relativas ao ano letivo de 20202/2021.

Pagamento da 1.ª prestação da propina e da taxa de matrícula

Tens de liquidar a 1.ª prestação da propina e da taxa de matricula até dia 1 de outubro de 2021. Consulta mais informação AQUI.

 

Comprovativo de Inscrição

Este comprovativo é multiuso, nos termos do artº 28 do D.L. 135/99 de 22 de Abril (a sua cópia serve para efeitos de ADSE, Abono de Família, Fins Militares, etc.).

Só após a validação da tua matrícula, com entrega dos documentos obrigatórios e pagamento da 1.ª prestação da propina e taxa de matrícula, podes obter o documento original.

Para acederes a este documento deves dirigir-te à Área Académica (junto ao bar dos alunos), na semana de 4 a 8 de outubro, no seguinte horário: 2.ª, 4.ª e 6.ª das 10h às 13 e à 3.ª e 5.ª das 10h às 13h e das 14h às 16h.

 

Passe Sub-23

Podes aceder ao documento pré-preenchido AQUI Deves preencher os teus dados e entregar o documento para ser validado na Área Académica, na semana de 4 a 8 de outubro, no seguinte horário: 2.ª, 4.ª e 6.ª das 10h às 13 e à 3.ª e 5.ª das 10h às 13h e das 14h às 16h.

 

Alteração de Horários

Consultar informação sobre procedimentos e alunos abrangidos aqui.

Dado o elevado número de estudantes deslocados que frequentam a FMUL, não serão autorizadas alterações de horário com base neste fundamento.

 

Informações Adicionais

Para informações adicionais podes utilizar o endereço de correio eletrónico matriculas.fmul@medicina.ulisboa.pt

Na sequência do Despacho 83/2021 de 9 de setembro, e de modo a garantir a eficácia e eficiência que o processo exige, serve o presente para solicitar a melhor atenção em termos de atuação:

1. Foi determinada a realização de teste rápido de antigénio (TRAg), com periocidade quinzenal, na FMUL ou, nos casos em que não tal seja possível, na presença de um profissional de saúde ou da área farmacêutica que certifique a realização do mesmo e o respetivo resultado, devendo o titular do teste submeter o relatório para o endereço de correio eletrónico covid19@medicina.ulisboa.pt [Mencionando no campo “assunto” Relatório TRAg Externo e no “corpo do texto” informar o nome completo, ano em que está inscrito, curso e nº de aluno.

2. A Faculdade de Medicina continuará a assegurar um Programa diário de teste rápido de antigénio (TRAg), no Edifício Reynaldo dos Santos, devendo os alunos inscreverem-se na plataforma MasterInSoft no dia e horário disponível, através do link

 

3. Os discentes do 1º ao 3º ano do Mestrado Integrado em Medicina e do 1º ao 4º ano da Licenciatura em Ciências da Nutrição, e desde que não estejam envolvidos em atividades letivas realizadas em ambiente clínico, ficam dispensados da realização de TRAg conforme previsto no ponto i. Estão, no entanto, obrigados à realização de teste rápido de antigénio (TRAg), com a periodicidade quinzenal, na modalidade de autoteste a fornecer pela FMUL com o Kit de EPI de aluno. O resultado do mesmo deve ser comunicado através de formulário criado para o efeito - https://forms.gle/C6i1irkGcXkgEg747- , que deverá ser submetido até ao ultimo dia útil de cada mês.

 

4. Na situação de envolvimento em atividades letivas realizadas em ambiente clínico: foi determinada a realização de testes rápidos antigénio (TRAg), duas vezes por semana, aos discentes que desenvolvam atividades/funções em ambiente clínico e/ou que, em virtude das mesmas, tenham de aceder, circular ou permanecer em serviços hospitalares ou contactar pessoalmente com doentes. Estes testes rápidos podem ser dispensados mediante a exibição do Certificado digital COVID da UE válido.

5. O Certificado digital deverá ser apresentado em momento prévio à frequência da atividade em ambiente clínico, ou submetido de imediato para o endereço de correio eletrónico covid19@medicina.ulisboa.pt [Mencionando no campo “assunto” Certificado Digital COVID e no “corpo do texto” informar o nome completo, ano em que está inscrito, curso e nº de aluno.

6. Os EPI´s (máscara cirúrgica e autoteste) farão parte do “Kit de Boas Vindas” e serão em numero suficiente para o mês de outubro. Os materiais para os meses seguintes, serão disponibilizados conforme prática seguida no ano letivo 2021/2022 às Comissões de Curso através da seguinte via:

  • Mestrado Integrado em Medicina – através da Direção da AEFML
  • Licenciatura em Ciências da Nutrição - na Portaria do Edifício Reynaldo dos Santos, para posterior distribuição pelos colegas, a partir da data do envio desta mensagem.