Máscaras para todos: faça a sua em casa!  
Share

mascaras em teciso

 

É simples, sem custos associados e sim, pode ajudar a salvar vidas. A evidência científica é clara quanto aos benefícios da utilização de máscaras na prevenção de transmissão de doenças respiratórias, e não devemos ignorar este facto perante a pandemia de Covid-19. É já sabido, também, que qualquer barreira protetora que possamos erguer é uma mais-valia preciosa, acrescendo a todas as outras medidas que têm por objetivo conter a propagação do novo coronavírus. Neste caso, mais é, efetivamente, mais e está nas mãos de cada um fazer a diferença pelo bem de todos.

E não, não precisamos de gastar muito dinheiro, nem acorrer às farmácias para adquirir máscaras cirúrgicas e respiradores. Deixemos os melhores recursos para quem está na linha da frente deste combate.

A pensar nisso, o CDC, a agência governamental de saúde pública dos Estados Unidos responsável por coordenar as medidas de controlo e proteção de doenças infecciosas a nível federal, instruiu os cidadãos para a produção caseira de máscaras, a partir de tecidos de algodão.

O Expresso reúne essa informação num artigo que mostra, passo a passo, como pode fazer a sua própria máscara “e, assim, ajudar a reduzir a transmissão do coronavírus no caso de ter de ir a um local onde não é possível manter o distanciamento social”.

A notícia transforma-se num manual de instruções, que oferece três opções de máscaras, todas feitas em pano, e não, não precisa máquina de costura.

Neste artigo encontra ainda resposta a questões como esterilizar a máscara de pano ou removê-la com a devida segurança depois de usada.

 

Consulte a notícia e todas as instruções aqui