A Fundação para a Saúde lança o seu OBSERVATÓRIO na Faculdade Medicina da Universidade de Lisboa. Através desta iniciativa procura cumprir a sua missão de "contribuir para salvaguardar e transformar o Serviço Nacional de Saúde (SNS) no sentido de melhor corresponder às necessidades e aspirações das pessoas".
Entre 2023 e 2024, a Fundação organizou os “Estados Gerais Transformar o SNS”. Foram nove encontros de reflexão e debate sobre o presente e o futuro do SNS, que decorreram no Porto, Évora, Coimbra, Setúbal, Lisboa, Viseu, Aveiro, Braga e Faro. Estas iniciativas permitiram recolher elementos relevantes e atuais sobre o SNS e o sistema de saúde português.
A partir de agora a Fundação para a Saúde, através do seu Observatório, compromete-se a apresentar anualmente o “SNS em foco”. Uma nova abordagem analítica e comunicacional que se baseia em 3 pontos:
- Estabelecer e explicitar detalhadamente um quadro de expectativas em relação ao desenvolvimento do SNS e do sistema de saúde português.
- Comparar as expectativas com a realidade de implementação de políticas de saúde.
- Que aprendizagem – da comparação de expectativas com a realidade?
A participação é livre e sujeita a inscrição prévia