IX Workshop de Métodos Qualitativos em Epidemiologia (à distância)
Plano de Estudos

Consulte o Programa Preliminar

Lista de Assuntos / Matérias / Conteúdos Programáticos:

1. Reconhecer problemas epidemiológicos cuja abordagem de investigação implica ou beneficia do recurso a abordagens metodológicas qualitativas
  2. Avaliar a pertinência e a qualidade de artigos científicos que façam recurso a métodos qualitativos
  3. Elaborar questões de investigação qualitativa, na área da epidemiologia
  4. Escolher desenhos, métodos e técnicas qualitativos mais adequados para responder à questão de investigação
  5. Executar a recolha de dados qualitativos (através da observação, da entrevista não estruturada e de focus groups)
  6. Preparar os dados recolhidos para a análise de conteúdo e escolher o tipo de análise mais pertinente
  7. Analisar e interpretar dados qualitativos (análise de conteúdo)
  8. Conhecer e aplicar os critérios de qualidade implicados nos processos de recolha e de análise de dados qualitativos (entrevista, observação, focus groups, etc.)
Objetivos

As abordagens quantitativas e qualitativas são processos científicos complementares que, por diferentes vias, promovem o conhecimento mais integrado de diversos fenómenos, nomeadamente, no campo da epidemiologia.

Exemplos da articulação desejável entre métodos qualitativos e quantitativos surgem em diversas áreas de investigação epidemiológica como: satisfação com cuidados de saúde, adesão terapêutica, processos de tomada de decisão (nomeadamente em cenários de crise), gestão de sistemas de informação em saúde, desenvolvimento de instrumentos de avaliação de resultados clínicos (patient-reported outcomes), entre outros.

O workshop visa a promoção de competências necessárias à leitura crítica de artigos científicos com abordagem qualitativa bem como à escolha criteriosa e à execução de métodos e técnicas qualitativas, em função do problema e objetivos de investigação epidemiológica.

Destinatários e Vagas

Este workshop destina-se a licenciados em Medicina, Enfermagem, Biologia, Medicina Veterinária, Ciências da Saúde, Ciências Biomédicas, Ciências Farmacêuticas, Psicologia, Sociologia, Antropologia e demais profissionais da saúde envolvidos ou interessados em envolverem-se em investigação qualitativa em saúde.

Propinas/ Valor da inscrição

Pagamento por Transferência Bancária

Santander Totta - IBAN PT50 0018 0000 3666 5472 0018 0

135 Euros (pré-inscritos, até 22 de fevereiro de 2021) 150 Euros (depois de 22 de fevereiro de 2021)

Nota: Deverá anexar no formulário abaixo o comprovativo de pagamento, acompanhado pela carta de motivação, CV resumido e certificado de licenciatura.

Datas e Carga Letiva

4 sessões: 1, 8, 15 e 22 de março 2021. Entrega do trabalho de grupo a 5 de abril.

Metodologia de Ensino

Dada a sua natureza de curso com ensino à distância, são estabelecidos métodos pedagógicos adequados, que potenciam os recursos tecnológicos com estratégias pedagógicas que resultem num aproveitamento prático e proficiente.

O curso irá decorrer integralmente à distância (em tempo real). Os alunos deverão participar de forma síncrona nos momentos de avaliação, discussão de trabalhos e, pelo menos, em 50% das aulas. Na participação nas aulas, é esperado que todos os alunos possam colocar questões e entrar na discussão, usando o microfone e que a câmara permaneça ligada durante a aula. Todas as aulas serão videogravadas e disponibilizadas aos participantes.

Certificação

Os participantes que concluírem o curso com assiduidade poderão requerer um certificado de participação. Os participantes que concluírem o curso com aproveitamento e assiduidade poderão requerer um certificado de aproveitamento.

Diretor do Curso
Professor Doutor António Vaz Carneiro (IMP&SP-FMUL)

Docente Responsável
Mestre Osvaldo Santos (IMP&SP-FMUL)

Unidade de Epidemiologia
Instituto de Medicina Preventiva e Saúde Pública
Diretor: Prof. Doutor António Vaz Carneiro

Comissão Científica

Prof. Doutor Fausto J. Pinto
Diretor

Prof. Doutor J. Melo Cristino
Presidente do Conselho Científico

Prof. Doutor Joaquim Ferreira
Presidente do Conselho Pedagógico

Formulário de inscrição

Opções
(comprovativo de pagamento, CV, carta de recomendação, ...)
Upload requirements
*Para os efeitos previstos no disposto do artº 13 do RGPD (EU) 2016/679 presto, por este meio, o meu consentimento para o tratamento dos dados pessoais acima indicados à FMUL, exclusivamente para os efeitos previstos neste curso durante o tempo que este durar, salvo no caso de, por minha vontade ou por motivo de força maior, deixarem de estar reunidas as condições para a minha participação no mesmo. Sendo que os mesmos dados pessoais poderão ser conservados para fins estatísticos desde que anonimizados, pseudonomizados ou cifrados por forma a deixarem de revestir a natureza de dados pessoais para efeitos de lei.

E: 47091