cadeiras
X Workshop de Métodos Qualitativos em Epidemiologia (à distância)
Objetivos

As abordagens quantitativas e qualitativas são processos científicos complementares que, por diferentes vias, promovem o conhecimento mais integrado de diversos fenómenos, nomeadamente, no campo da epidemiologia.

Exemplos da articulação desejável entre métodos qualitativos e quantitativos surgem em diversas áreas de investigação epidemiológica como: satisfação com cuidados de saúde, adesão terapêutica, processos de tomada de decisão (nomeadamente em cenários de crise), gestão de sistemas de informação em saúde, desenvolvimento de instrumentos de avaliação de resultados clínicos (patient-reported outcomes), entre outros.

O workshop visa a promoção de competências necessárias à leitura crítica de artigos científicos com abordagem qualitativa bem como à escolha criteriosa e à execução de métodos e técnicas qualitativas

Destinatários e Vagas

Este workshop destina-se a licenciados em Medicina, Enfermagem, Biologia, Medicina Veterinária, Ciências da Saúde, Ciências Biomédicas, Ciências Farmacêuticas, Psicologia, Sociologia, Antropologia e demais profissionais da saúde envolvidos ou interessados em envolverem-se em investigação qualitativa em saúde.

Propinas/Valor da inscrição

Pagamento por Transferência Bancária

Santander Totta - IBAN PT50 0018 0000 3666 5472 0018 0

Valor da inscrição (propina reduzida): 135€ se a inscrição for efetuada até 17 JAN’23
Valor da inscrição: 150€, se a inscrição for efetuada após 17 JAN’23

Nota: Anexar ao formulário abaixo, carta de motivação, CV resumido, certificado de licenciatura e o comprovativo de pagamento.

Datas e Carga Letiva

Datas: 23, 26 de janeiro, 02, 06 e 09 de fevereiro de 2023

Horário: Segundas-feiras, das 14h30 às 18h00 e às Quintas-feiras, das 17h30 às 20h50 (hora de Lisboa).

A entrega do trabalho final deverá ser realizada até o dia 16 de fevereiro.

Metodologia de Ensino

Dada a sua natureza de curso com ensino à distância, são estabelecidos métodos pedagógicos adequados, que potenciam os recursos tecnológicos com estratégias pedagógicas que resultem num aproveitamento prático e proficiente.

O Workshop irá decorrer integralmente à distância (em tempo real). Os alunos deverão participar de forma síncrona nos momentos de avaliação, discussão de trabalhos e, pelo menos, em 50% das aulas. Na participação nas aulas, é esperado que todos os alunos possam colocar questões e entrar na discussão, usando o microfone e que a câmara permaneça ligada durante a aula. Todas as aulas serão videogravadas e disponibilizadas aos participantes.

Bolsas de Formação

A Unidade de Epidemiologia do Instituto de Medicina Preventiva e Saúde Pública, Faculdade de Medicina de Lisboa, irá atribuir uma Bolsa UEPID, no âmbito do X Workshop Métodos Qualitativos em Epidemiologia. Esta Bolsa tem o valor de 101,25 Euros, correspondentes a 75% da propina do curso e concretiza-se através de um estágio na Unidade de Epidemiologia, com uma carga total de 30 horas. A candidatura a Bolsa faz-se através da indicação na Carta de Motivação sobre a forma como o estágio e o curso poderão contribuir para o envolvimento do candidato em projetos de investigação clínica (carta de motivação) e a indicação da candidatura a Bolsa neste formulário.

O regulamento da bolsa pode ser consultado aqui.

Certificação

Os participantes que concluírem o curso com assiduidade poderão requerer um certificado de participação. Os participantes que concluírem o Workshop com aproveitamento e assiduidade poderão requerer um certificado de aproveitamento.

Diretora do Curso
Professora Doutora Ana Abreu (IMP&SP-FMUL)

Docente Responsável
Mestre Osvaldo Santos (IMP&SP-FMUL)

Unidade de Epidemiologia
Instituto de Medicina Preventiva e Saúde Pública
Diretora: Prof.ª Doutora Ana Abreu

logo do instituto de medicina preventiva e saúde pública
@: mepidemiologia@medicina.ulisboa.pt
T: 217 999 422 // E: 47091

Mensagem de estado

Lamentamos… Este formulário está fechado a novas submissões.