ISAMB integra iniciativa europeia de avaliação do risco químico

O Instituto de Saúde Ambiental da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa integra a Parceria Europeia para a Avaliação do Risco Químico (PARC), uma iniciativa que reúne instituições de 28 países europeus, com um financiamento total da Comissão Europeia de 400 milhões de euros

Apresentada em Paris nos dias 12 e 13 de maio, a PARC mobiliza mais de 200 instituições de investigação de 28 países europeus, em colaboração com a Agência Europeia do Ambiente, a Agência Europeia dos Produtos Químicos e a Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos. O projeto tem como finalidade o desenvolvimento de uma nova geração de avaliação do risco químico no âmbito de uma abordagem «One Health». Os resultados obtidos irão apoiar a concretização dos objetivos estratégicos da União Europeia para os produtos químicos num contexto de sustentabilidade, em consonância com o Pacto Ecológico Europeu.

Com uma forte aposta na investigação e na inovação, a PARC tem como ambição produzir e disponibilizar dados que sejam facilmente acedidos e utilizados, bem como novos métodos e novas ferramentas de avaliação do risco químico. Será ainda dada especial atenção ao desenvolvimento de ferramentas que sejam capazes de identificar novas substâncias, menos perigosas, que cumpram as atuais exigências de sustentabilidade.

Esta parceria dá continuidade a projetos anteriores no mesmo âmbito, como é o caso da Iniciativa Europeia de Biomonitorização Humana (HBM4EU), a qual o ISAMB-FMUL também integrou. Reunindo diferentes atores da avaliação do risco químico, quer ao nível nacional quer ao nível europeu, a PARC constituirá uma oportunidade única para um trabalho colaborativo, permitindo uma otimização dos recursos dedicados à monitorização e à avaliação do risco químico.