Atendimento no Instituto de Formação Avançada (IFA)
Face ao contexto atual de pandemia e no seguimento das recomendações da Direção Geral de Saúde (DGS) o IFA, no próximo ano letivo, vai funcionar com um horário de atendimento presencial de terça a quinta-feira das 10:00 às 12:30 e das 13:30 às 15:00 horas, limitado a situações excecionais e mediante marcação prévia, por forma a assegurar as condições preventivas adequadas e exigidas para proteção dos seus utilizadores e funcionários.
Nesse sentido, para solicitar agendamentos presenciais, deve proceder da seguinte forma:
Assuntos relacionados com a frequência de cursos de mestrados e cursos de especialização– avancada@medicina.ulisboa.pt;
Assuntos relacionados com a frequência de doutoramentos – camlphd@medicina.ulisboa.pt
Assuntos relacionados com provas académicas de mestrados e doutoramentos –provas.academicas@medicina.ulisboa.pt
Assuntos relacionados com reconhecimento de grau de mestre ou doutor - reconhgrau@medicina.ulisboa.pt
Informa-se ainda que o atendimento presencial vai ter lugar, mediante agendamento prévio, na sala 5 das salas pós-graduadas.
Horário de atendimento: presencial de terça a quinta-feira das 10:00 às 12:30 e das 13:30 às 15:00 horas
Atenção!
A Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) prorroga por um mês todos os contratos de bolsa que financia diretamente, no seguimento das medidas excecionais decretadas pelo Governo no âmbito da pandemia de Covid-19. Ver mais
No contexto da necessidade de incrementar medidas de prevenção face à evolução da pandemia do vírus Covid-19, o Conselho de Gestão da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, reunido no passado dia 13/03/2020, decidiu que no que diz respeito à área de pós-gradução:
- É suspenso o encontro anual dos estudantes de Doutoramento do Programa Doutoral do CAML e NeuruLisboa.
- São suspensas as Monday Lectures, bem como todas as outras reuniões e eventos.
O curso de Mestrado compreende:
a) A frequência e a aprovação num curso de especialização, constituído por um conjunto organizado de unidades curriculares, denominado “curso de mestrado”. A sua frequência e aprovação são certificadas.
b) A elaboração e discussão pública de uma dissertação de natureza científica ou de um trabalho de projeto, originais e especialmente realizados para este fim, ou um estágio de natureza profissional objeto de relatório final.
O grau de mestre é conferido após aprovação e defesa pública da dissertação ou relatório de estágio.
Submissão da proposta de Trabalho Final
Após a saída da nota final da componente curricular do Mestrado o estudante dispõe de 45 dias úteis para a entrega da proposta de trabalho final, a entrega da proposta de trabalho final só pode ser efetuada após a inscrição no ano letivo.
Documentos submetidos na secretaria academica fénix:
- Requerimento;
- Projeto de trabalho final;
- Declaração de aceitação do orientador (es)
A escolha do orientador deve obedecer aos seguintes requisitos:
a) A elaboração da dissertação, do trabalho de projeto ou a realização do estágio deve decorrer sob a orientação de um doutor ou de um detentor do título de especialista conferido nos termos do Decreto-lei n.º 206/2009, de 31 de agosto.
b) A orientação pode ser assegurada em regime de coorientação, quer por orientadores nacionais, quer por nacionais e estrangeiros, até um máximo de dois orientadores.
Os serviços do IFA encaminham a documentação para aprovação da comissão científica do curso.
Após esta aprovação a documentação é submetida à apreciação e registo do tema (projeto) pelo órgão competente da Faculdade de Medicina o Conselho Científico, que reúne uma vez por mês.
Os serviços do IFA comunicam os resultados desta aprovação aos estudantes, orientadores e Comissão Científica do Curso.
Sempre que haja lugar a recomendações ou reformulações as mesmas são comunicadas ao estudante, orientador (es), com a definição caso a caso do tempo para a submissão da reformulação.
Recomenda-se a submissão à Comissão de Ética do Centro Académico de Medicina de Lisboa, dos projetos aprovados, para mais informações sobre o processo deverá ser consultada a página oficial.
Recomendações para a elaboração do projeto do trabalho final do mestrado
Estas informações são indicativas e não dispensam a consulta da comissão científica do mestrado e dos orientadores escolhidos
O projeto trabalho final deverá mencionar na primeira folha que é um projeto original no âmbito do Curso de Mestrado (identificar), nome do estudante e nome(s) do(s) orientador(es).
O projeto de trabalho final deve conter os seguintes capítulos escritos de forma concisa e clara (máx. 5 folhas A4):
- Título – Deve ser curto, explicitando todavia o teor da investigação e revelando o carácter de pesquisa do trabalho. Pode ter subtítulo que clarifique melhor o tema.
- Introdução – Onde se deve situar e circunscrever o problema em estudo, indicando genericamente a importância e oportunidade da investigação, limitando as referências bibliográficas às tidas como essenciais.
- Objetivos – Identificar, com clareza e de forma sintética, os objetivos centrais do trabalho.
- Material ou população de estudo – No caso da investigação incluir trabalho de campo, descrever sucintamente o tipo de população visada e o local em que será selecionada e observada.
- Métodos – Descrever os principais aspetos metodológicos do trabalho, nomeadamente, seleção da amostra, observações, metodologia epidemiológica e/ou estatística, etc..
- Organização – Descrever os contactos, faseamento, cronograma, financiamento e/ou outros aspetos organizativos do trabalho.
- Exequibilidade do projeto (condições científicas e financeiras) – Condições de realização do projeto.
- Condições de acolhimento e orientação – Definir as unidades de investigação e ou acolhimento onde a investigação/recolha de dados se vai realizar e acompanhamento do orientador (es). Tempo de dedicação ao projeto (parcial (%), integral).
O estudante deverá requerer numa primeira a fase a aprovação da constituição do júri com a instrução do processo através do portal académico fénix em “Admissão a Provas”:
- Requerimento
- Parecer do orientador (es), devidamente fundamentado
- Dissertação
- Curriculum vitae
1. O pedido é objeto de apreciação científica pelos membros comissão científica do mestrado, que recomendam a submissão ao Conselho Cientifico da FMUL.
1.1. Admissão a provas
Após aprovação em conselho científico o estudante é informado, pelos serviços do IFA que dispõe de 30 dias, para apresentar os documentos nos serviços do Instituto de Formação Avançada (IFA) para formalização da marcação da prova:
- Requerimento
- Até seis exemplares do trabalho apresentado e curriculum vitae entregue em pen-drive (indicado de acordo com o n.º de vogais do júri)
- Registo Nacional de Teses e Dissertações (RENATES)
- Declaração de cedência de dados
- Pagamento do emolumento associado
Em cada fase do processo de apreciação cientifica podem ser solicitadas recomendações, a serem transmitidas pelos serviços sempre com o conhecimento do(s) Orientador(es). De acordo com as recomendações solicitadas é indicado o prazo para entrega das reformulações.
2. Composição, nomeação e funcionamento do júri
O júri profere um despacho liminar, no prazo de 30 dias úteis, a contar da data da sua nomeação, a aceitar o trabalho final ou, em alternativa, a recomendar, de forma fundamentada, a sua reformulação.
No caso da reformulação prevista no número anterior, o candidato tem o prazo de 30 dias úteis, improrrogável, para proceder em conformidade, salvo se declarar que não o pretende fazer.
O ato público de defesa do trabalho final tem lugar nas instalações da FMUL e deve ser marcado dentro de um prazo de 45 dias úteis após a nomeação do júri, ou após a entrega do trabalho final.
O edital das provas inclui a identificação do júri sendo divulgado em local público da Faculdade de Medicina.
A discussão do trabalho final deverá respeitar os seguintes aspetos:
- O estudante efetua a apresentação oral e defesa do seu trabalho perante o júri nomeado, que procede à sua apreciação;
- A duração da discussão pública não pode exceder 90 minutos, sendo recomendado que tenha a duração de 60 minutos, e nela podem intervir todos os membros do júri;
- O estudante inicia a sessão pela apresentação do seu trabalho com uma duração não superior a 20 minutos;
- Os restantes 70 minutos devem ser ocupados pela discussão do conteúdo científico/ técnico do trabalho, sendo divididos em partes iguais pelas intervenções dos membros do júri e pelo estudante;
- Compete ao presidente do júri gerir a ordem e duração das intervenções, bem como resolver quaisquer dúvidas, arbitrar eventuais contradições, zelar para que todos os direitos sejam respeitados e garantir a dignidade do ato.
Em conformidade com o Regulamento de Estudos de Pós- Graduação da Universidade de Lisboa, publicado em Diário da República, 2.ª série — N.º 155 — 11 de agosto de 2017, Graus académicos e Diplomas do Ensino Superior Público Decreto-Lei n.º 65/2018 de 16 de agosto, publicado em Diário da República, 1.ª série — N.º 157 — 16 de agosto de 2018 e o regulamento interno dos 2.º ciclos (.pdf)
O trabalho final deve respeitar as seguintes condições:
- A página de rosto deve ser cópia da capa, e incluir referência ao nome do orientador ou orientadores, abaixo do nome do estudante. As páginas seguintes devem incluir resumos (até 300 palavras) e palavras-chave (cinco Palavras-chave) em português e numa outra língua oficial da União Europeia, a que se seguem os índices.
- O órgão legal e estatutariamente competente da escola, mediante parecer favorável da comissão científica do ciclo de estudos, pode autorizar a apresentação do trabalho final numa língua estrangeira, sendo necessário, nestas condições, que o mesmo seja acompanhado de um resumo mais alargado em português com uma extensão compreendida entre 1200 e 1500 palavras.
- Quando as dimensões dos trabalhos assim o recomendarem, certas partes dos trabalhos finais, nomeadamente os anexos, podem ser apresentados exclusivamente em suporte informático.
- Para efeitos de depósito legal e arquivo no Repositório da Universidade de Lisboa, os trabalhos finais devem ser acompanhados de 1 (um) exemplar em suporte informático do tipo CD-ROM ou similar.
- O estudante deve solicitar a realização das provas públicas para apreciação e discussão pública do trabalho final em requerimento dirigido ao Presidente do Conselho Científico da Faculdade de Medicina, dentro do prazo fixado, 12 meses após a aprovação do projeto, ou após deferimento de pedido de prorrogação.
Regras para apresentação da Dissertação
A Dissertação deve incluir resumos em português e noutra língua oficial União Europeia, até 5 palavras-chave em português e noutra língua oficial da União Europeia, e índices.
Quando, de acordo com a regulamentação específica, a Dissertação seja redigida em língua estrangeira, deve ser acompanhada de um resumo mais desenvolvido em português, com uma extensão compreendida entre 1200 e 1500 palavras.
Quando tal se revele necessário, certas partes da Dissertação, designadamente os anexos, podem ser apresentados exclusivamente em suporte digital.
Sempre que a totalidade, ou parte significativa, esteja redigida em língua estrangeira, devem ser acompanhados de um resumo em português.
A entrega dos trabalhos finais é realizada exclusivamente em formato digital, excetuando-se a necessidade de entrega de um exemplar em papel para efeitos de depósito legal.
Regras de formatação da capa, folha de rosto e capa interna
Anexo I - Modelo capa
UNIVERSIDADE DE LISBOA
Escola
Logotipo(s)
Espaço reservado a imagens ou gráficos (caso existam/pretendam)
Título do trabalho
Nome completo do Autor
Orientador(es):
Prof. Doutor … (Nome completo)
Prof. Doutor … (Nome completo)
Dissertação especialmente elaborada para obtenção do grau de Mestre em … (ramo e especialidade, se aplicável)
Ano
Anexo II - Modelo Folha de Rosto
UNIVERSIDADE DE LISBOA
Escola
Logotipo(s)
Título do Trabalho
Nome completo do Autor
Orientador(es):
Prof. Doutor … (Nome completo)
Prof. Doutor … (Nome completo)
Dissertação especialmente elaborada para obtenção do grau de Mestre em … (ramo e especialidade, se aplicável)
Instituições Financiadoras e âmbito (se aplicável)
Ano
Capa Interna
Nos termos do Despacho do Diretor da FMUL (despacho 48/2004), na Capa Interna da Dissertação de Mestrado, deve constar a seguinte declaração, em negrito e corpo 14, no 1/4 interior daquela página:
“A impressão desta dissertação foi aprovada pelo Conselho Científico da Faculdade de Medicina de Lisboa em reunião de (data em que recaiu a aprovação).”
Declaração de cedência de Dados
Minutas
Requerimentos
Gerais
- Anulação de Inscrição
- Inscrição em Regime Parcial
- Melhoria de Nota
- Pedido de Creditação
- Pedido de Mobilidade Interna – OUT
- Pedido de Prorrogação
- Pedido de Reingresso 1º ano
- Pedido de Reingresso 2º ano
- Pedido de Reinscrição
- Pedido de Revisão de Prova
- Pedido de Suspensão de Contagem de Tempo
- Inscrição em Regime Livre
- Certidões de registo e carta de curso (Diploma): Requerer, após a discussão e aprovação da dissertação/tese, junto do Instituto de Formação Avançada.
Específicos
Doutoramentos
Mestrados
Instituto de Formação Avançada
Edifício Egas Moniz
Horário de funcionamento: presencial de terça a quinta-feira das 10:00 às 12:30 e das 13:30 às 15:00 horas