Homem a olhar para papéis afixados
II Workshop Escrita Científica e Comunicações em Conferências (à distância)
Plano de Estudos
Objetivos

A publicação de artigos em revistas científicas com revisão pelos pares é o meio primordial para a validação e partilha dos resultados científicos e/ou tecnológicos que se obtêm numa determinada área do saber. Mas não é o único. Igualmente relevante é o papel das conferências, nacionais e internacionais, como espaço de comunicação interpares, mas também de discussão e de estabelecimento de sinergias entre investigadores com interesses comuns. Em qualquer dos casos, é um imperativo ético que os investigadores comuniquem, de forma escrita ou verbal, os resultados da sua investigação e que é, em grande parte dos casos, financiado por dinheiros públicos. Em última análise, estes são os principais produtos que permitem aos investigadores obterem financiamento para desenvolverem ou prosseguirem os seus projetos de investigação, para constituírem equipas, para conseguirem bolsas de investigação ou contratos de trabalho científico e para progredirem nas suas carreiras.

A necessidade de publicar e, sobretudo, de publicar cada vez mais e de forma rápida, parece estar na origem de revistas e conferências pouco fidedignas – as chamadas publicações e conferências predatórias, respetivamente. Assim, importa não apenas saber transmitir de forma clara e eficaz e de acordo com as normas vigentes a investigação produzida e os resultados obtidos, mas também avaliar, de forma crítica e à luz de princípios éticos, as fontes de informação, as revistas onde se quer publicar e os fóruns para a sua discussão.

Com este workshop pretende-se ir além dos assuntos que são vulgarmente abordados nos cursos/workshops de escrita científica e focar também o papel desempenhado pela imagem na comunicação, o que implica não só o conhecimento das várias opções disponíveis para apresentar os dados consoante a sua natureza, mas também as ferramentas que podem ser usadas para este efeito. Refira-se também a necessidade cada vez mais premente da produção de graphical abstracts. Também será dado destaque aos princípios éticos em publicação e ao desafio atual que as conferências e publicações predatórias colocam à academia. Por fim, o processo de submissão e publicação será “dissecado”, através de uma conversa, em sala virtual, entre dois editores de revistas científicas, que partilharão a sua experiência, nomeadamente os desafios inerentes à função de editor de revistas científicas indexadas e com fator de impacto. De forma a consolidar e pôr em prática os conhecimentos transmitidos durante os três dias de formação, o workshop termina com um atelier de escrita, no qual serão abordadas as necessidades individuais de escrita de cada participante.

Este workshop é organizado pelo Instituto de Saúde Ambiental (ISAMB) da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e conta com a colaboração da Biblioteca da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.

No final deste workshop, os formandos deverão ser capazes de: a) Escrever um artigo científico, de acordo com as melhores práticas e com os melhores princípios éticos; b) Identificar e produzir os elementos gráficos mais adequados ao tipo de dados que dispõem; c) Identificar as revistas científicas que mais se adequam à publicação dos seus trabalhos científicos; d) Sensibilizar para critérios de qualidade de revistas científicas, prevenindo a publicação em revistas predatórias; e) Reconhecer os vários passos no processo de submissão de um artigo até à sua publicação e como ultrapassar impasses; f) Produzir e comunicar os resultados sob a forma de posters e apresentações científicas.

Destinatários e Vagas

Este workshop é dirigido a estudantes de mestrado e doutoramento, assim como investigadores, nas áreas das Ciências Médicas, Biológicas e Sociais.

Propinas/Valor da inscrição

100,00€ - Inscrições até 18 de Maio de 2022
Pagamento por Transferência Bancária
Associação para a Investigação e Desenvolvimento da Faculdade de Medicina - AIDFM
Santander Totta - IBAN PT50 0018 0000 3666 5472 0018 0

Nota: Deverá anexar no formulário abaixo o comprovativo de pagamento e Certificado de Licenciatura

Datas e Carga Letiva

Horário: 09h00 - 18h00

Datas: 23, 24, 30 e 31 de Maio de 2022

Metodologia de Ensino

Este workshop assenta na combinação de diferentes instrumentos formativos:

• exposição teórica sobre estratégias e métodos de escrita de artigos científicos, de protocolos de investigação, de produção de elementos gráficos e posters e de estruturação de comunicações orais;

• discussão de casos e exercícios teórico-práticos para produção de elementos gráficos;

• atelier de escrita;

• discussão crítica, em grupo, dos elementos científicos produzidos durante o workshop

(Algumas aulas serão lecionadas em inglês)

Avaliação e Certificação

Métodos de avaliação:

a) Participação nas aulas, nomeadamente através da realização de tarefas entre aulas (25% da nota final)

b) Trabalho individual (75% da nota final)

Frequência mínima nas aulas: 80% das horas letivas.

Diretores do Workshop
Prof.ª Doutora Ana Abreu
Mestre Osvaldo Santos

Responsável do Workshop
Mestre Osvaldo Santos

Instituto de Saúde Ambiental
Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa
​T:   +351 21 799 9422
@: isamb-coord@medicina.ulisboa.pt
Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa
Av. Prof. Egas Moniz | 1649-028 Lisboa

Mensagem de estado

Lamentamos… Este formulário está fechado a novas submissões.