I Curso de Pós-Graduação em Sexualidade Humana (à distância)

Candidaturas encerradas.

Em breve novidades sobre nova edição!

Objetivos

O curso tem como objetivo familiarizar o/as formando/as com diversos temas da área da sexologia numa perspetiva integradora de várias áreas científicas e vários saberes acentuando a abordagem biopsicosociocultural e desenvolvimental da sexualidade humana em diversos contextos.

No final do Curso os estudantes devem:

• Contextualizar o estudo da sexualidade humana numa perspectiva biopsicosociocultural;
  • Identificar a natureza multidisciplinar do estudo da sexualidade humana identificando diferentes áreas disciplinares que estudam a expressão e determinantes da sexualidade humana;
  • Descrever os marcos do desenvolvimento psicossexual e da identidade de género;
  • Identificar os principais contextos de atuação formal na sexualidade humana (educação, saúde, forense);
  • Descrever os modelos que orientam a atuação nestas áreas (educação, saúde, forense);
  • Descrever a relevância da abordagem biopsicosociocultural da sexualidade humana no contexto da psicopatologia (incluindo as disfunções sexuais), psicofarmacologia e terapia sexual;
  • Identificar o impacto de diferentes situações clínicas na sexualidade humana (e.g., oncosexologia)
  • Descrever a associação entre o contexto sociopolíticos e os direitos sexuais e reprodutivos;
  • Identificar as especificidades da investigação em sexualidade humana
  • Experimentar planificar, de forma exploratória e com tutoria, uma investigação em sexualidade humana
Destinatários e Vagas

Profissionais das áreas da Medicina, Psicologia, Enfermagem, e outras áreas da saúde; Docentes; Profissionais da área das Ciências Sociais e Humanas e de outras áreas relevantes (artísticas e outras).

Habilitações de acesso: Licenciatura.

30 Vagas, com mínimo de 15 para funcionamento.

Propinas/ Valor da inscrição

Pagamento por Transferência Bancária

Santander Totta - IBAN PT50 0018 0000 3666 5472 0018 0

Valor da Propina/Inscrição: 850€ (ato da inscrição)

Valor da Propina/Inscrição Fracionado: 1.000€  (400€ - ato da inscrição) + (300€ até 15 Dezembro 2021) + (300€ até 15 Março 2022)

Nota: Deverá anexar no Formulário abaixo o Comprovativo de Pagamento e o Certificado de Habilitações.

Datas e Carga Letiva

09h00-13h00 | 14h00 – 18h00

09, 23 de Outubro, 06, 20 de Novembro, 04, 11, 18 de Dezembro de 2021, 08, 22 de Janeiro, 05, 19 de Fevereiro, 05, 19 de Março e 02 de Abril de 2022

Metodologia de Ensino

O ensino seguirá metodologias expositivas e interativas e também indicação e disponibilização de artigos e obras de referência para implementação de trabalho autónomo. Dependendo da situação pandémica, o curso far-se-á em regime não presencial ou misto (presencial e não presencial).

Avaliação e Certificação

Presidente do Conselho Pedagógico

Formulário de inscrição

Mensagem de estado

Lamentamos… Este formulário está fechado a novas submissões.