Hoje é dia Mundial do Dador de Sangue

É devido a generosidade de milhares de dadores de sangue que em Portugal temos mais de 300.000 colheitas de sangue por ano, que são por sua vez processados em componentes, concentrados Eritrócitos, Plasma e Plaquetas e posteriormente do Plasma também se obtém hemoderivados como albumina, imunoglobulinas e concentrados de fatores de coagulação específicos.

No nosso Hospital de Santa Maria temos milhares de jovens dadores, em especial alunos de Medicina que ao longo dos anos colaboram nesse esforço, a quem agradeço aqui e destaco a sua atitude cívica de solidariedade e humanismo.

O nosso hospital efetua aos nossos doentes cerca de 30.000 transfusões ano de componentes do sangue que são vitais nomeadamente nas áreas cirúrgicas e oncológicas.

Obrigado aos dadores benévolos de sangue.

Estou confiante que cada vez mais teremos jovens dadores estudantes de Medicina que com este ato solidário seguem os princípios humanistas que caraterizam e enobrecem a arte médica!

Homem de cabelo branco e bata branca

Álvaro Beleza

Diretor do Serviço de Imuno-hemoterapia CHLN/ HS Maria / HPV