Hoje é dia Mundial das Hepatites
Share

cartaz com duas crianças

As hepatites víricas são um importante problema de saúde pública, estima-se que na Europa morram todos os anos cerca de 100.000 pessoas por hepatite B e C. As hepatites provocadas por vírus são cinco de A a E, mas as principais são a B e a C. A investigação destas hepatites levou a dois prémios Nobel.

O Serviço de Gastrenterologia e Hepatologia, um serviço pioneiro tem desde 1989, uma consulta Externa diferenciada, de hepatites víricas. Com os novos fármacos, já tratamos e curámos mais de 2500 doentes com hepatite C. Estes tratamentos eliminam o vírus da hepatite C de forma muito fácil em 2-3 meses.

Em 2019 ganhámos um prémio da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares pela equipa C-Free Team que se tem dirigido à Comunidade (Estabelecimento Prisional de Lisboa, Ares do Pinhal, AJPAS, Crescer, VITAR, entre outras).

A vacina da hepatite B, o controlo da hepatite B com antivíricos e o tratamento da hepatite C têm eficácia superior a 95%, evitando a cirrose, o cancro do fígado, salvando muitas vidas.

cartaz com uma senhora

 

cartaz com um homem

 

Faça os testes da hepatite B e C pelo menos uma vez na vida! 

Inclua a ALT (uma das transaminses) nas análises de rotina!

Vamos evitar sofrimento e mortes por doenças evitáveis!

 

Equipa:

Rui Tato Marinho

Professora Fátima Serejo

Dra. Paula Ferreira

Dra. Margarida Sobral Dias

Dra. Beatriz Rodrigues

Enfermeira Elza Alpalhão, Isabel Tavares

Célia Francisco