Hoje é Dia Mundial da Surdez
Share

A Audição e a Surdez

A Audição é fundamental na Comunicação e no Bem Estar da Sociedade. A perda auditiva assume diferentes aspectos consoante o grupo etário e actualmente o maior grupo com surdez está associado com o envelhecimento.  A surdez na idade avançada contribui para o isolamento social e tem um grande impacto na saúde mental.

O traumatismo sonoro danifica definitivamente as células ciliadas do ouvido interno. Muito se tem feito a nível industrial e nos locais de trabalho, havendo regulamentação específica. No entanto nas actividades de lazer por vezes subestima-se os danos provocados pelo ruído.

É frequente a instalação progressiva de uma dificuldade auditiva com a idade. A exposição ao ruido exagerado de uma vida de trabalho acelera esta perda de audição. Por isso temos que sensibilizar os mais novos para preservarem os ouvidos, evitando o traumatismo sonoro. Este cuidado é ainda mais importante pois vão viver cada vez mais anos e se não ouvirem a sua qualidade de vida vai ficar comprometida.

É raro ficar completamente surdo. Na maior parte dos casos consegue-se efectuar a reabilitação da audição com próteses auditivas. Em casos muito excepcionais podem ser utilizados implantes cocleares. Todos temos de compreender as dificuldades de quem ouve mal

Os ouvidos são preciosos, temos de os estimar se quisermos ter audição ao longo da vida. Não chega termos mais anos de vida, todos queremos dar mais vida aos anos e para isso a audição é fundamental pois é a base da comunicação e da sociabilização.

Neste Dia Internacional da pessoa surda devemos reflectir sobre o que a Sociedade pode fazer para melhorar a situação.

homem com cabelo grisalho e bata branca

Óscar Dias | Professor da FMUL e Médico Otorrinolaringologista

 

Nota: O autor optou por escrever o texto com o antigo acordo ortográfico