Hoje é dia Mundial da Saúde das Mulheres
Share

O dia 28 de maio é marcado pelo Dia Mundial da Saúde das Mulheres. Para assinalar esta data partilhamos um artigo do  Observador.

Em 2020, o número de doenças profissionais certificadas das mulheres, aumentou quase para o dobro, chegando aos 10.240 casos, dos quais 8.518 são lesões músculo-esqueléticas.

O artigo revela que, de acordo com dados atualizados da Segurança Social, só no ano passado estavam certificadas  2.476 doenças profissionais sem incapacidade e outras 7.764 doenças profissionais com incapacidade.

Em 2019 estavam certificadas 1.198 doenças profissionais sem incapacidade e 4.447 com incapacidade, o que totalizava 5.645 casos. Assim, em 2020, o número de doenças profissionais com incapacidade de trabalhadoras aumentou 74,5% comparativamente com o ano anterior.

É entre os 50 e os 54 anos que se registam o maior número de casos, com 521 doenças profissionais sem incapacidade e 1.954 com incapacidade.

A propósito do Dia Mundial da Saúde da Mulher, que se comemora esta sexta-feira, a coordenadora da Conferência Nacional da Comissão para a Igualdade entre Mulheres e Homens (CIMH), Fátima Messias, salientou à Lusa que, ao contrário do que acontece em relação aos acidentes de trabalho, a existência de problemas de saúde relacionados com o trabalho é mais frequente entre as mulheres do que entre os homens, sobretudo a partir dos 50 anos de idade, “devido a pressão e à intensidade dos ritmos de trabalho”.

Estes dados, a que a agência Lusa teve acesso, foram facultados com o intuito de serem debatidos na 8.ª Conferência Nacional da Comissão para a Igualdade entre Mulheres e Homens (CIMH), que decorre em 02 de junho em Lisboa.

Leia o artigo na íntegra, aqui.