Hoje é dia Mundial da Saúde

Dia Mundial da Saúde 2021 - Por um Mundo Mais Justo e Saudável

O Dia Mundial da Saúde é celebrado anualmente a 7 de abril. A data foi escolhida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 1948, aquando da organização da primeira assembleia da OMS. Desde 1950, que no dia 7 de abril se celebra o Dia Mundial da Saúde. A cada ano a organização escolhe um tema central para ser debatido no Dia Mundial da Saúde, o qual passa a ser uma prioridade na agenda internacional da OMS. Neste Dia Mundial da Saúde, em 2021, a OMS pede a todos que participem na construção de um mundo mais justo e saudável.

A pandemia de COVID-19, que ainda nos atormenta, de forma brutal, veio realçar as desigualdades existentes entre países e, muitas vezes, dentro do próprio país. Como exemplo, e num contexto de escassez de abastecimentos essenciais, os países africanos foram colocados no fim da fila em termos de acesso a kits de teste à COVID-19, a equipamento de protecção individual e, agora, a vacinas. Também existem desigualdades dentro dos países. Todos os dias vemos exemplos de discriminação em função do género, do local de residência, do rendimento, do nível de escolaridade, da idade, da etnicidade e da deficiência, prejudicando, assim, as populações mais vulneráveis.

Há, pois, muito a fazer e várias organizações internacionais têm procurado dar o seu contributo para diminuir a desigualdade, sendo a OMS um pilar fundamental neste processo. É também claro que para inverter esta tendência, é necessário agir em relação aos determinantes sociais e económicos da saúde, levando a cabo uma acção multissectorial para melhorar as condições de vida e de trabalho, e garantir o acesso à educação das populações, sobretudo dos grupos mais marginalizados. As comunidades devem ser envolvidas nesta iniciativa como parceiros, recorrendo nomeadamente às suas redes e associações para definir e implementar intervenções de saúde e de desenvolvimento.

Um dos principais desafios encontrados na luta contra as desigualdades é o facto de existirem dados limitados que permitam identificar as populações que não estão a ser abrangidas pelas iniciativas e os motivos por trás desta falha. Para colmatar estas lacunas, os sistemas nacionais de informação sanitária precisam de recolher dados estratificados por idade, sexo e equidade. Estas informações poderão, em seguida, ser usadas para orientar a tomada de decisões e a formulação de políticas. A OMS está a colaborar com os países de forma a reforçar as capacidades de recolha, gestão e exploração dos dados e para melhorar a monitorização e as acções levadas a cabo para combater as desigualdades evitáveis.

São também necessários investimentos de modo a acelerar os progressos realizados na implementação da cobertura universal de saúde, proteger as pessoas contra dificuldades financeiras que dificultam o acesso aos cuidados de que necessitam e melhorar a cobertura dos serviços.

Os líderes devem, num espírito de solidariedade internacional, trabalhar em conjunto no futuro para combater as desigualdades dentro e fora das suas fronteiras. Mais concretamente, no que diz respeito às vacinas contra a COVID-19, é fundamental que as empresas farmacêuticas reforcem as suas capacidades de produção para ultrapassar a actual escassez observada em termos de abastecimento. É também crítica a participação ativa dos países ricos, nomeadamente na partilha das suas doses de forma a proteger as populações mais em risco, salvar vidas e superar rapidamente esta crise mundial. Assim, neste Dia Mundial da Saúde, num ano de grande sofrimento para o Mundo, é ainda mais premente que todos se concentrem em torno da OMS para que seja possível atingir a cobertura universal de saúde, objectivo bem claro do atual Diretor Geral, sendo para isso necessário um forte  investimento numa abordagem focada nos determinantes sociais e económicos da saúde, para combater as desigualdades e construir um mundo mais justo e saudável.

Neste dia quero também deixar uma palavra especial para todos os profissionais de saúde, que têm tido um papel fundamental em assegurar saúde e bem-estar para as populações que servem. Este ano, ficou bem demonstrada a sua dedicação, sacrifício e compromisso extremos não só para vencer a pandemia da Covid-19, mas também para garantir a continuidade dos cuidados para todos. Com esse reconhecimento, os participantes da 73ª. Assembleia Mundial da Saúde, que ocorreu em Genebra, anunciaram 2021 como o Ano Internacional dos Trabalhadores de Saúde e Cuidadores.

Enquanto Faculdade de Medicina temos a obrigação e o dever de formar os médicos do futuro num ambiente que lhes permita estarem preparados para vencer os combates que virão a enfrentar. Num ano particularmente duro soubemos encontrar as soluções que permitiram minimizar o impacto da terrível pandemia que o Mundo ainda enfrenta. Estou imensamente orgulhoso da postura dos nossos alunos durante este período, estando certo que irão contribuir para reforçar o combate para construir um mundo que seja mais justo e saudável. FELIZ DIA MUNDIAL DA SAÚDE 2021.

Homem grisalho de óculos e fato

Fausto J. Pinto

Diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa

Nota: O autor deste texto optou por escrever com o antigo acordo ortográfico.