Hoje é dia mundial da atividade física
Share

grupo de pessoas a correr na praia

Quando pensávamos que nada existiria de mais grave que uma pandemia provocada por uma doença do foro respiratório, quando para nos salvarmos a nós próprios e aos outros nos fechámos em casa, falhámos em entender algo fulcral: na tentativa de retirar fôlego ao vírus, demo-lo a outra pandemia - o sedentarismo. 

A quarentena e a vida pós-COVID, maioritariamente digital, empurraram o desporto porta fora e deixaram, sem que o desejássemos, a nossa saúde física e psicológica a desesperar por atividade física. 

Todos os dias vemos surgir mais uma notícia sobre a perda de saúde mental da população durante a pandemia, mais uma notícia sobre o aumento do número de mortes não associadas a COVID. A falta de atividade física não será, certamente, o único fator, mas seria (no mínimo) imprudente não a incluir no leque de possibilidades. 

Baseado nesta realidade, alicerçado numa vontade extrema de melhorar a qualidade de vida dos nossos estudantes e, mais que isso, de os formar, o MedFit abraçou o desafio de se reinventar e de, no seio digital do sedentarismo, alertar para a urgência de o parar. Mais que nunca, precisamos de médicos com uma visão holística do que é o desporto, a nutrição e de como utilizar essas ferramentas para complementar a medicina e, assim, tratar verdadeiramente os doentes. 

Para nos auxiliar neste empreendimento ambicioso temos, este ano, a felicidade de contar com um painel recheado de especialistas internacionais que se contam entre os melhores na sua área de atuação e que dotarão os alunos da FMUL (e extra-FMUL, que são felizmente cada vez mais) de competências e conhecimento, que lhes permitirão não só conhecer melhor uma especialidade ainda pouco explorada, a medicina desportiva, como também complementar a sua formação em nutrição, área de crescente importância, como retratado pela aposta crescente da FMUL na mesma.

O dia de hoje, 6 de abril, dia da atividade física, não pode ser único. A atividade física celebra-se todos os dias. Celebra-se quando saímos à rua para correr, para ir ao ginásio, ou quando fazemos mais uma série de abdominais no tapete de casa. 

Na FMUL, teremos a felicidade de a festejar também nos dias 10 a 16 de abril, com o MedFit. Aproveitemos a oportunidade porque, tal como a pandemia o empurrou porta fora, talvez hoje seja o dia de deixarmos o desporto entrar.

A Comissão Organizadora do III MedFit

Logotipo do evento MedFit