Helena Cortez-Pinto nomeada Presidente da United European Gastroenterology

mulher vestida de branco em fundo cinzento

A Professora Helena Cortez-Pinto, Diretora do Laboratório de Nutrição e Diretora da Clínica Universitária de Gastrenterologia da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL), é a nova Presidente da United European Gastroenterology (UEG). Esta federação conta já com 30 anos de existência e a Professora é a primeira mulher assumir a presidência da UEG.

Deixamos aqui uma declaração, na primeira pessoa, sobre o cargo que assumiu:

"Fiquei muito feliz e orgulhosa por esta nomeação. É para mim muito gratificante pertencer a uma extraordinária organização internacional de Saúde Digestiva, que agrega as principais sociedades europeias nesta área. Como Federação (UEG), temos uma grande capacidade de intervir/influenciar as políticas da União Europeia e dos Estados Membros, que dizem respeito à prevenção de doenças do aparelho digestivo, quer seja em relação com políticas de impostos ou de intervenção a nível de tratamento das doenças. Também temos uma excelente oferta educacional nesta área e de suporte e implementação da investigação. Além disso, a UEG está particularmente atenta aos mais jovens e às questões relacionadas com a diversidade e igualdade na Gastrenterologia, tendo "task forces" específicas lidar com as questões que lhe estão relacionadas.

Por todas estas razões, penso que como Presidente da UEG posso ser útil no sentido de melhorar a Saúde Digestiva na Europa, e estender esta influência aos outros continentes."