Há um Laboratório de Estudos da Linguagem pronto a recebê-lo

imagens de cérebros

CENTRO DE ESTUDOS EGAS MONIZ DA FACULDADE DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE LISBOA

Uma das funções do Centro de Estudos Egas Moniz é garantir os serviços de avaliação neuropsicológica e de avaliação de linguagem, que se realizam no Laboratório de Estudos de Linguagem.

Ao longo de vários anos, este Laboratório constituiu-se numa referência para o encaminhamento a partir de várias instituições hospitalares de doentes com lesão cerebral e/ou suspeita de declínio cognitivo de forma a documentar as sequelas cognitivas e comportamentais decorrentes destas situações. O encaminhamento de doentes diretamente para um laboratório da FMUL tem impacto direto na produtividade e encaixa num dos pilares desta Escola Médica, o serviço de apoio à comunidade.

Mas o que sabe sobre este Laboratório?

Estas são algumas das informações que lhe podem vir a ser úteis.

sala com livros

O que é o exame neurocomportamental e do estado mental/linguagem e a quem se destina?

O exame neurocomportamental e do estado mental consiste num exame complementar de diagnóstico, solicitado pelo médico assistente (neurologista, psiquiatra ou outro) para auxiliar o diagnóstico e na caracterização das alterações cognitivas e comportamentais pós lesão cerebral ou em casos de suspeita de deterioração cognitiva progressiva, de etiologia desconhecida.

Envolve a realização de uma entrevista clínica, observação direta, aplicação de testes neuropsicológicos padronizados para a avaliação precisa e detalhada das Funções Nervosas Superiores (atenção, memória, funções executivas, praxias, gnosias), escalas e questionários para avaliação da autonomia e funcionalidade, comportamento e outras dimensões neuropsiquiátricas (ex. depressão e ansiedade).

A avaliação de linguagem destina-se a diagnosticar e a caracterizar uma alteração da linguagem secundária a um compromisso neurológico. Na sequência da avaliação pode, se solicitado, ser feito ensino de estratégias de comunicação.

O que precisa de fazer para agendar este exame?

O exame pode ser marcado mediante a apresentação de um termo de responsabilidade, emitido pela instituição de saúde de proveniência, ou a título particular, aplicando-se a seguinte tabela de preços:

Valor Unitário

Com termo de responsabilidade

79,70 euros1

“Avaliação de linguagem (implica entrevista e aplicação de instrumentos específicos para a avaliação da linguagem)” – código: 63802

42,40 euros (1)

A título particular

100 euros (2)

1 - de acordo com a Tabela de Preços das Instituições e Serviços Integrados no Serviço Nacional de saúde, definida pela portaria nº207/2017

2 - no caso do doente vir a título privado mas, ainda assim, ser beneficiário de subsistema ou seguro de saúde, poderá solicitar reembolso com a prescrição médica do exame e respetivo recibo da FMUL

Como marcar o exame?

A marcação do exame neuropsicológico/linguagem pode ser feita diretamente com o Laboratório de Estudos de Linguagem, na pessoa da Sr.ª D. Elisabete Lopes, secretária administrativa, pelo nº de telefone 217934480 ou pelo email labling@medicina.ulisboa.pt

O que o doente deve trazer?

No dia do exame, o doente deve comparecer no Laboratório de Estudos de Linguagem à hora marcada e fazer-se acompanhar pelo termo de responsabilidade emitido pela Instituição de Saúde de proveniência com a informação “Avaliação neurocomportamental aprofundada (implica entrevista e aplicação de instrumentos específicos para a avaliação da atenção, da memória, da perceção, da praxis e das funções executivas)” – código: 63801 e/ou “Avaliação de linguagem (implica entrevista e aplicação de instrumentos específicos para a avaliação da linguagem)”. No caso da avaliação ter sido marcada a título particular, deve trazer a prescrição médica onde conste o motivo do pedido de exame.

Deve, ainda, trazer quaisquer outros exames e relatórios médicos, incluindo notas de alta de internamento hospitalar (se aplicável), relatórios de exames neuropsicológicos/linguagem anteriores, TAC e/ou Ressonância Magnética.

Quando é que o relatório ficará disponível?

O relatório fica disponível no prazo máximo de uma semana a contar da data do exame, sendo enviado por email para o próprio doente ou familiar por ele designado, após respetiva autorização escrita.

Em casos excecionais, uma cópia do mesmo poderá ser enviado diretamente para o médico assistente.