Formação Pedagógica para Docentes

 

 

Potenciar a qualidade e excelência do ensino/aprendizagem e a formação dos docentes é atualmente um desafio para as Instituições de Ensino Superior, sendo a formação dos docentes um fator de grande importância neste contexto.

A Universidade de Lisboa (ULisboa), ciente da necessidade de proporcionar oportunidades de discussão e formação pedagógica para os seus docentes, promove um conjunto de ações de formação com o objetivo de desenvolver conhecimentos e competências pedagógicos.

Candidaturas abertas entre 1 e 15 de outubro, que deverão ser formalizadas no sistema Fénix da Reitoria, não tendo qualquer custo associado. A posterior inscrição em cada ação tem um custo associado de 30€.

Técnicas de Voz - Respirar o Texto e Projetá-lo (1º módulo)

Objetivos:
| Consciencializar os diferentes tipos de respiração e a relação estrita destes com o corpo e emissão vocal;
| Executar com destreza os diferentes tipos de respiração e âncoras de apoio físico-vocal, consciencializando as suas implicações físicas na fala e na projeção no espaço;
| Compreender e executar a estrutura dos pontos de foco da voz bem como dos pontos de articulação, integrados no corpo;
| Praticar os objetivos anteriores num texto em prosa com vista à sua aplicação na oralidade espontânea.

Sucesso e Qualidade da Aprendizagem no Ensino Superior

Esta ação inicia-se por uma análise do problema do (in)sucesso e da (reduzida) qualidade da aprendizagem no ensino superior. Prossegue para uma análise dos fatores conhecidos desse problema, com ênfase nas abordagens dos estudantes à aprendizagem e no que as influencia.
De seguida, e incidindo no tema principal, a ação possibilitará a exploração teórico-prática de como os docentes de ensino superior podem proporcionar um ambiente de aprendizagem que estimule, nos seus alunos, a utilização de uma abordagem para o sucesso e a qualidade da aprendizagem.

Avaliação: Conceitos e Práticas

A ação de formação “Avaliação: Conceitos e Práticas” tem como principal objetivo abordar estratégias facilitadoras da planificação, construção e correção de instrumentos de avaliação (testes, exames). A ação está estruturada em 4 módulos: Módulo I: Planificação da Avaliação – O que é avaliar? Como planificar a minha a minha avaliação? Módulo II: Construção de instrumentos avaliativos – Quais as vantagens e desvantagens de cada tipo de questão? Como construir questões eficazes? Módulo III: Correção – Quais as melhores práticas para corrigir? Como diminuir a subjetividade avaliativa? Módulo IV: Oficina Prática – Aplicação dos conhecimentos na construção de um exame/frequência?

Estratégias de Comunicação para Docentes

A comunicação é uma ferramenta essencial no Ensino e na relação Docente-Estudante. As estratégias comunicacionais inerentes são várias e compõem um leque variado e indispensável para qualquer interveniente do Sistema Educativo. Com esta ação de formação, pretende-se que os/as participantes adquiram e/ou aprofundem estratégias que potenciem a sua eficácia educativa.

120 Minutos Pedagógicos - Active learning & Aulas teóricas: Uma díade transformadora no Ensino Superior

A utilização de momentos ativos em sala de aula é referida como uma boa prática inegável no Ensino Superior, constando inclusive da lista dos Seven Principles For Good Practice in Undergraduate Education (Chickering & Gamson). Os efeitos da sua aplicação em sala na aprendizagem dos alunos e numa nova dinâmica de sala de aula são amplamente referidos na investigação da área como determinantes. Neste workshop, iremos distinguir Active de Passive Learning e conhecer formas de aplicar este método em aulas teóricas.

120 Minutos Pedagógicos – Mindmaps: Ferramenta de consolidação de conteúdos
A implementação de MindMaps, tanto da parte dos/as docentes como da parte dos/as estudantes potencia um novo olhar para os conteúdos, ao mesmo tempo que representa uma atividade indispensável em sala de aula. Existindo várias formas de implementar esta prática, abordaremos diversas ferramentas que facilitam a sua implementação.

Design Thinking (sessão de esclarecimentos)

A sessão tem como objetivo sensibilizar os docentes e estudantes de doutoramento para a existência de um conjunto de ferramentas e técnicas para pensar diferente, para ver novas oportunidades e para criar soluções inovadoras com impacto. Centrar-nos-emos na exploração dos princípios, conceitos e etapas do Design Thinking enquanto metodologia colaborativa e criativa de resolução de problemas. Serão igualmente dados exemplos de possibilidades de aplicação desta metodologia em contexto universitário.

O Design Thinking desenvolve um processo intencional, de modo a chegar a soluções novas, relevantes e com um impacto positivo, contribuindo para aumentar a confiança nas capacidades criativas, mostrando como transformar desafios difíceis em oportunidades.

O Design Thinking centra-se na pessoa (começa com uma profunda empatia e conhecimento das necessidades e motivações das pessoas), é colaborativo (beneficia, assim, de diversos pontos de vista e perspetivas e é um processo em que a criatividade de um reforça a criatividade de todos) e é otimista (acredita que todos podemos criar mudança – não importa quão grande é o problema, quão curto é o tempo ou quão baixo é o orçamento). 

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Contactos
Núcleo de Formação ao Longo da Vida
Reitoria da Universidade de Lisboa
Alameda da Universidade, 1649-004 Lisboa
Tel.: +351 210 170 117 | +351 217 967 624 (Ext.: 19118)
Email: formacao_docentes@reitoria.ulisboa.pt