FMUL lança num só dia duas formações pioneiras

Divididos em dois momentos distintos, o Diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, Fausto J. Pinto, não podia estar mais orgulhoso das sessões inaugurais nas quais foi anfitrião.

pessoas sentadas

pessoas sentadas a mesa

Passavam poucos minutos depois das 8h30 e a Aula Magna iniciava assim o Curso de Especialização em Medicina Dentária Forense. Nesta cerimónia oficial estiveram presentes a Procuradora Geral da República, Lucília Gago, Francisco Corte Real, do Instituto de Medicina Legal e Forense, Miguel Pavão, da Ordem dos Médicos Dentistas, o Vice-Diretor da Faculdade de Medicina Dentária, Duarte Marques, assim como a Diretora da Faculdade de Medicina Dentária, Zrinka Tarle e Hrvoje Brkic, da Organização Forense de Zagreb. O Curso de Especialização em Medicina Dentária Forense conta com a coordenação de Cristiana Pereira, a Professora que encerrou a sessão e deu o ponto de partida para a primeira aula presencial. Nesta primeira sessão estiveram ainda presentes alguns elementos da Polícia judiciária e do Centro de Estudos Judiciários.

auditorio

Seguia-se da parte da tarde mais um encontro, desta vez para o Mestrado em Investigação Clínica, coordenado pelo Diretor da FMUL, Fausto J. Pinto, em dupla com o Presidente do Conselho Pedagógico, Joaquim Ferreira. Nesta sessão que dedicou um vídeo inspiracional aos novos estudantes do Mestrado, participou diretamente dos EUA a Professora da FMUL Cristina Sampaio, Chief Medical Officer na CHDI Foundation.

​​​​​​professores sentados

alunos sentados

Os paradigmas da investigação, as expetativas diante da “Ciência que nunca se fecha” e a nova adequação ao Real World Data, foram os principais focos de reflexão da Professora que lançou assim o mote para aquilo que promete ser uma formação de novos líderes.

grupo em pé

O Curso de Especialização em Medicina Dentária Forense é um curso de pós-graduação com um plano curricular constituído por 2 semestres, e cada semestre composto por 15 semanas. Engloba 17 disciplinas numa totalidade de 400 horas de novas aprendizagens.

Se a Medicina Forense ganha a partir de hoje em Portugal uma nova perspetiva, a Investigação Clínica não falha rumo a uma meta comum. Ambos planeiam o futuro e preparam as pessoas de hoje para chegar à frente do seu próprio tempo, em nome da saúde de todos.

Assista à abertura de cada formação:

Sessão Solene de abertura do Curso de Especialização em Medicina Dentária Forense 2021 - YouTube

Sessão de Abertura do Mestrado em Investigação Clínica - YouTube