"Espero mesmo que a sociedade passe a acreditar mais na Ciência e naquilo que esta pode oferecer"
Share

 

Em entrevista à revista Visão, a Professora da FMUL e Diretora do Instituto de Medicina Molecular, Maria Mota, mostra-se confiante no futuro com uma sociedade que credibilize mais a Ciência.

Quando questionada sobre a eventualidade de uma “fama”duradoura dos cientistas que, devido ao surto do novo coronavírus estão na agenda dos vários órgãos de comunicação social, Maria Mota manifestou o desejo de uma sociedade que “passe a acreditar mais na Ciência e naquilo que esta pode oferecer"”, adiantando que mais do que descobrir a solução para um problema concreto, o papel da Ciência é “encontrar soluções para problemas a longo prazo".

Maria Mota falou, também, da inevitabilidade da incerteza, palavra tantas vezes empregue na abordagem à Covid-19. "Lidar com a dúvida faz parte do dia a dia de um cientista. Estamos confortáveis com isso e pertence ao processo de investigação. Em geral, as pessoas sentem-se inseguras perante o desconhecido, têm medo. Mas a incerteza é um caminho para se encontrar a solução para um novo problema", afiança na entrevista que pode ler aqui.