Entra no espírito !

 

Nova etapa, novas pessoas, novos desafios. Bem-vindos à FMUL. Sabemos que as mudanças podem apresentar vários contratempos, precisamente por isso assumimos o compromisso de estar ao vosso lado neste início de jornada, totalmente empenhados em receber-vos de forma calorosa, e prontos para vos orientar neste novo ciclo.

Ainda assim, temos um último pedido para te fazer: Entra no espírito e informa-te aqui sobre os próximos passos da tua matrícula.

1. O teu curso

Sabe mais sobre o teu curso

Parabéns estás oficialmente na FMUL !

Consulta as informações mais importantes relativamente ao curso em que entraste

livro aberto com uma lupa
2. A tua matrícula

A partir do dia 28 de setembro até dia 1 de outubro: 

 

formulário
3. O teu mentor

Escolhe o teu mentor

Criámos o Projeto Mentoring para garantir a tua integração, onde vais encontrar um colega mais velho que te guiará nesta aventura. Fica a conhecer os projetos do Gabinete de Apoio ao Estudante.

dedos
4. AEFML

Conhece a AEFML

 

Todos sabemos que o início da Faculdade é um processo complexo e confuso! Para poderes terminar a tua matrícula da melhor forma, marca o dia mais favorável para ti e vem falar connosco, de alunos para alunos, e fica mais preparado para enfrentares este novo desafio! Estamos à tua espera!

mãos a segurar chapéu de graduação
5. O início das aulas

O primeiro dia está quase a chegar...

 

Agora que já te matriculaste, fica a conhecer o que temos preparado para os teus primeiros dias na FMUL. Boa Sorte!

relógio e calendário

Tudo o que precisas saber

Tudo o que precisas conhecer

 

O CAML (Centro Académico de Medicina de Lisboa) é formado pela Faculdade de Medicina
da Universidade de Lisboa, Instituto de Medicina Molecular e Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte, que uniram esforços e recursos para qualificar o ensino e a prática clínica, promovendo também
a inovação nas áreas da investigação e Ciências da Saúde.

Mensagens de boas-vindas!

 Homem de fato e gravata com os braços cruzados Fausto J. Pinto | Diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa

Bem-vindos à Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL), instituição centenária do ensino médico em Portugal. A sua origem remonta à Real Escola de Cirurgia criada em 1825 no Hospital de S. José, posteriormente designada em 1836 por Escola Médico-Cirúrgica de Lisboa e, finalmente, em 1911 como Faculdade de Medicina de Lisboa, por decreto do Governo da República.

Localizada inicialmente no edifício do Campo de Sant’Ana, no qual existiam os Institutos das Ciências Básicas, incluía as Clínicas Universitárias no Hospital Escolar de Santa Marta e uma rede de Instituições hospitalares e de investigação que participavam no ensino médico.

Em 1956 a Faculdade de Medicina foi transferida para o edifício do Hospital de Santa Maria, o qual foi integrado na rede hospitalar do Ministério da Saúde.

As suas instalações foram ampliadas em 2004 com o Edifício Egas Moniz, que alberga vários institutos, incluindo o Instituto de Medicina Preventiva, o Instituto de Saúde Ambiental, Institutos de Ciências Básicas e o Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes. O Edifício Reynaldo dos Santos foi recentemente inaugurado, e reúne em si várias valências relacionadas com a investigação e ensino médico, incluindo um Centro de Simulação Avançada, BioImagem, Centro de Nutrição Avançada, Centro de Medicina Aeroespacial, Centro Cardiovascular da Universidade de Lisboa, bem como outras áreas de apoio.

A FMUL estende-se contudo, para além do seu campus, tendo estabelecido vários protocolos de cooperação com vários Hospitais e Centros de Saúde para o ensino pré-graduado.

A Missão fundamental da Faculdade de Medicina é o ensino das ciências médicas (Curso de Mestrado Integrado de Medicina) e os seus objetivos: “Formar Médicos, com sólida formação científica, capazes de auto-aprendizagem e capacidade para lifelong learning, com competências em Comunicação com os doentes, inter-pares e com a Sociedade, habilitados a trabalhar em equipas profissionais multi-disciplinares, atentos aos desafios de Saúde contemporâneos e à Ética na Medicina e Ciências da Vida, aptos para integração útil e criativa nos Sistemas de Saúde em vigor na Sociedade e capazes de uma escolha informada da sua carreira profissional”.

No ano letivo 2018/2019 iniciou-se a nova Licenciatura em Ciências da Nutrição, com a colaboração da Faculdade de Farmácia e da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa, ampliando a oferta formativa da FMUL.

Em cooperação com o Instituto de Medicina Molecular e com o Hospital Universitário de Santa Maria, a Faculdade integra o Centro Académico de Medicina de Lisboa (CAML), o qual representa um conceito inovador da organização dos centros de ensino, investigação e prática médica diferenciada.

Os seus objetivos são o incremento da atividade científica e o desenvolvimento da investigação de translação entre as Ciências Biomédicas e a Medicina Clínica, a diferenciação tecnológica e inovação nos serviços clínicos e o desenvolvimento dos programas de Formação Pós-Graduada, de Mestrado e Doutoramento para médicos e outros profissionais de Saúde.

No âmbito do Centro Académico de Medicina foi criado o Programa de Doutoramento Comum em Ciências Médicas, Biomédicas e de Saúde, desenvolvidas outras iniciativas de Formação Pós-Graduada e Educação Médica Continuada assim como programas de Mestrado

profissionalizante e em áreas de interdisciplinaridade. Através das atividades realizadas pelos Laboratórios dos Institutos de Ciência Biomédica e pelas Clínicas Universitárias localizadas no Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (CHULN), a Faculdade presta uma vasta gama de serviços à Comunidade.

A FMUL estabeleceu ainda uma bem sucedida parceria com o Instituto Superior Técnico para o Curso de Mestrado Integrado em Engenharia Biomédica, bem como outras iniciativas no âmbito do ensino e da investigação.

Simultaneamente, decorre um ambicioso programa de renovação institucional, pedagógica e administrativa, foram reforçadas as ligações científicas com as instituições académicas e de investigação biomédica mais prestigiadas internacionalmente, estimulada uma política de acolhimento e apoio aos seus estudantes com programas diversificados e student-centered de ensino baseado na investigação e estímulo à investigação científica, de modo a proporcionar uma visão alargada e objetiva dos grandes desafios da Medicina e da Saúde no século XXI.

A pandemia que nos assolou neste último ano, apesar de todos os inconvenientes que trouxe, também abriu algumas oportunidades, nomeadamente, na utilização de plataformas digitais e alargamento e renovação de metodologias de ensino, com recurso a novas tecnologias, incluindo o novo centro de simulação avançada.

A Educação Médica numa instituição universitária moderna deve preparar o estudante para enfrentar com sucesso as oportunidades e os desafios do futuro, independentemente de qual for a sua opção de carreira. O melhor treino para uma carreira em Medicina, quer na vertente atividade clínica, quer na investigação, deve encorajar o estudante a desenvolver uma abordagem independente, crítica e inquiridora dos problemas.

A Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa é uma Escola Superior que mergulha as suas raízes científicas na ação dos pioneiros da Medicina Científica em Portugal, incluindo o nosso Prémio Nobel Egas Moniz e muitos outros que ao longo dos anos contribuíram para o desenvolvimento das ciências médicas em Portugal e no Mundo.

Honrando o passado construímos o futuro!

Homem careca com óculos e bata Joaquim Ferreira | Presidente do Conselho Pedagógico

Prezados novos alunos da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa

Bem-vindos!

É com um misto de sentimentos que vos dou as boas-vindas a esta Vossa Nova Casa.

É um enorme prazer acolher-vos e assumir o compromisso de vos ajudar a atingirem todos os objectivos e sonhos que motivaram a vossa escolha em termos de área de formação e Escola Médica.

Em contraponto, confesso a frustração de não vos podermos receber num formato mais livre e despreocupado, fruto das limitações impostas pela pandemia. O momento crítico que atravessamos obriga a um comportamento exemplar para quem contacta com doentes e aprende e trabalha num ambiente hospitalar.

Contudo, apesar de todas as dificuldades, nunca foi tão óbvia a importância da actividade médica e dos princípios de humanidade e nobreza de comportamento a ela associados.

Até a daqui a muito breve nos corredores, laboratórios, consultas e enfermarias do nosso Campus.

Com um abraço,

 

Joaquim Ferreira

Presidente do Conselho Pedagógico da FMUL

Foto de homem de camisa Luís Pereira | Diretor Executivo

 

Bem-Vindos!

A Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, em que acabam de ingressar, é uma Escola de referência nacional e internacional, situada num hospital universitário, integrando com o Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte e o Instituto de Medicina Molecular o Centro Académico de Medicina de Lisboa, o 1.ª Centro Académico criado em Portugal, que promove um contexto multidisciplinar de ensino, a par da investigação e da prática clínica.

Quando se deslocarem às nossas instalações vão ter oportunidade de se começarem a familiarizar com o elenco de ilustres docentes que construíram a Escola que hoje somos e que dão o seu nome aos dois Edifícios da Faculdade, Edifício Egas Moniz, em homenagem ao Prémio Nobel da Medicina, e o Edifício Reynaldo dos Santos, em homenagem a dos nossos mais ilustres docentes médico, mas também historiador e crítico de arte, a par de tantos outros ilustres médicos, cientistas e cidadãos, cujos nomes foram atribuídos aos anfiteatros e salas onde irão decorrer as vossas aulas.

Parte importante do apoio que vos será proporcionado, no vosso dia a dia na nossa Escola, será assegurado por diversos serviços da Faculdade (os Académicos, os Polos, a Informática, a Biblioteca, a Tesouraria, os Laboratórios, Institutos e Clínicas) e também por um leque diversificado de estruturas de apoio ao estudante  (o Gabinete de Apoio ao Estudante-GAE, o Espaço S, o Gabinete de Apoio à Investigação Científica, Tecnológica e Inovação-GAPIC, o Gabinete de inovação e Empreendedorismo, entre outros). As informações mais relevantes sobre o nosso quotidiano estarão disponíveis no nosso portal, em www.medicina.ulisboa.pt, nas redes sociais e serão divulgadas pela nossa Newsletter https://www.medicina.ulisboa.pt/newsfmul.

Protagonizamos uma política de relacionamento direto com os estudantes, pelo que os nossos serviços e restantes estruturas de apoio estão ao vosso dispor, com atendimento presencial, em vários locais e setores da Faculdade. Contudo, privilegiamos as ferramentas eletrónicas disponíveis a partir do portal institucional www.medicina.ulisboa.pt que possibilitam que os serviços da Faculdade estejam disponíveis a qualquer hora e em qualquer lugar, como o Portal do Estudante, o e-learning, a Biblioteca on-line e a B-On, etc. Facultamos também sistemas de streaming, broadcastt, apoio audiovisual, Videoconferência, acesso Wireless e VPN, entre outros, possibilitando assim melhores condições de estudo.

Desejo-vos as maiores felicidades nesta nova etapa da vossa vida que agora se inicia, tendo sempre presente o nosso lema “Uma Escola que honra o passado e constrói o futuro”!

alunos de braços cruzados João Martins, Presidente da AEFML

 

Bem-vindo colega!


Se estás a ler esta mensagem, significa que o teu esforço, mérito, dedicação (e já agora bom gosto) te trouxeram até à Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.

Variados foram os motivos que te trouxeram até aqui, mas independentemente de quais tenham sido, começas agora uma jornada desafiante, trabalhosa, mas acima de tudo recompensadora que te irá formar enquanto médico, nutricionista, investigador, professor ou qualquer outra vocação que te motive!

Entrar no Ensino Superior nesta nova era que atravessamos parecerá muito confuso e difícil mas aqui na FMUL, podes sempre contar um ambiente em que a dúvida é estimulada e os novos estudantes são recebidos e acompanhados desde o primeiro minuto em que pisam o Campus Universitário. Entrar nesta faculdade é comprar bilhete direto para 4 ou 6 anos que marcarão a tua vida pelas vivências, experiências e memórias que são parte fundamental deste percurso.

Para te acompanhar nesta nova jornada poderás sempre contar com a Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa (AEFML), estrutura com 107 anos de história a representar e acompanhar a vida académica da comunidade estudantil da FMUL.

Connosco, poderás aprender uma nova língua, continuar a praticar o teu desporto de eleição, desenvolver competências práticas e clínicas em ambiente de workshop, intervir na comunidade, fazer intercâmbio no estrangeiro, prezar pela sustentabilidade do meio envolvente, desenvolver o teu gosto pela arte e até ter uma palavra a dizer na área da pedagogia.

Temos encontro marcado para a Semana de Introdução onde poderás colocar todas as tuas dúvidas e descobrir muito mais do esta curta mensagem pode desvendar, mas até lá explora o nosso site em www.aefml.pt e contacta-nos! Estamos sempre à tua espera e com vontade de te conhecer e de te ajudar!

Até breve!"

menina de óculos Catarina Fidalgo Dourado, Presidente da ANEM

 

Caro colega,

Antes de mais, sê muito bem-vindo!

Bem-vindo à casa que é a Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, e àqueles que serão os melhores 6 anos da tua vida! Estás de parabéns por todo o esforço e dedicação, por todo o trabalho que empenhaste para a concretização deste sonho, que é entrar em Medicina, e que te é agora reconhecido.

Dizem que a Medicina é a mais bela e humana das profissões, e embora tenhamos que percorrer um caminho tortuoso, está recheado de momentos muito bons. Temos diante de nós a oportunidade de nos desafiarmos, de nos superarmos a nós próprios e de crescermos a nível pessoal, de sermos gigantes no âmbito profissional e, acima de tudo, de nos tornarmos cidadãos exemplares. Será exigente, e haverá momentos desanimadores, mas todas as horas de esforço compensarão em prol desta paixão que nos une.

Os anos que irás passar na Faculdade são também a chance para não te fechares na tua bolha, para te lembrares do “outro”, encontrares quem és fora da esfera da Medicina e seres tão mais do que um mero estudante! Envolve-te, dedica-te às tuas paixões, àquele bichinho que está à espera de ser acordado, quer seja nas Associações de Estudantes, nas Tunas, nas atividades desportivas ou culturais ou até descobrir este mundo fora através das imensas oportunidades de mobilidade.

Acima de tudo, por muitas opções que existam, és tu quem escolhe e decide a experiência que irás viver nestes anos de Universidade. Por último, dou-te as boas vindas à Associação Nacional de Estudantes de Medicina, a casa de todos os estudantes de Medicina, na qual tu fazes agora parte! De estudantes para estudantes, irá acompanhar-te no decorrer de toda esta etapa.

Através das nossas atividades e campanhas, estamos prontos para te capacitar, desafiar e ambicionar ir mais além. Comprometemo-nos diariamente a defender os teus interesses e lutar pelo que acreditas ser o correto. Estamos desejosos para receber-te na Tua Federação!

Hoje vira-se uma página na história da tua vida, sê muito feliz!

menino de camisa branca Francisco Maria Pereira, Presidente da Federação Académica de Lisboa

 

Bem-vindo à FMUL, bem vindo à Universidade de Lisboa!

Todos quantos te acolhem e te dão as boas-vindas estiveram onde agora estás e têm saudades. Eu, lembro-me bem, estava algures entre a dúvida (Será que escolhi bem?) e o deslumbramento.

Nem sempre estamos certos das escolhas que fazemos (eu ainda tenho dúvidas…) mas o tempo de faculdade ensina-te que tão depressa te arrependes como estás 100% convicto da decisão que tomaste (ah e que só sabes se gostas de uma matéria depois de a estudares…).

Um conselho? Dir-te-ia para te dares a conhecer sem receios. Às vezes, as verdadeiras amizades demoram a chegar, mas quando chegam fazem a licenciatura – Não se fazem amigos na faculdade, faz-se a faculdade com amigos!

Talvez te dissesse também que te envolvas! Seja no desporto, nas artes, no associativismo ou no empreendedorismo, estes anos são uma extraordinária oportunidade para te expandires, para ires além da tua área de formação. Sobretudo numa faculdade como a FMUL onde tão depressas estás em palco para centenas como num voluntariado internacional!

Tens muito para dar à Academia de Lisboa. E não te esqueças de aproveitar ao máximo o que Lisboa tem para dar a um jovem adulto (estamos todos a torcer pelo regresso do arraial, da noite da medicina e das olimpíadas!!!).

Frequentar uma licenciatura é um enorme privilégio. Aqui chegado, depois destes anos difíceis, só podes estar orgulhoso.

E quando as coisas correrem mal, relax, já todos estivemos aí!