Especialistas estiveram reunidos em Lisboa para discutir estratégias multidisciplinares com vista a uma melhoria nos cuidados de saúde dos doentes de Parkinson. Foi também convidado um chef para confecionar pratos específicos para estes doentes com dificuldade de deglutição.
Foi no dia 23 em Montes Claros que decorreu a Moving´on series subordinada ao tema Educação Médica na Doença de Parkinson, DP. Entre vários profissionais estiveram o Prof. Doutor Joaquim Ferreira que deu início aos trabalhos fazendo a mediação de um grupo de profissionais dedicada ao tema dos cuidados interdisciplinares na Doença de Parkinson. Na mesma mesa, a Professora Doutora Leonor Correia Guedes apresentou um modelo de cuidados interdisciplinares em doenças do movimento e enfatizou o papel relevante dos diferentes profissionais de saúde nos cuidados de saúde prestados ao doente com Doença de Parkinson.
O tema “sintomas motores e não motores da doença” também mereceu destaque durante a segunda parte da manhã, numa mesa mediada pelo Professor Doutor Joaquim Ferreira. Foi dado particular enfoque à forma como o desenvolvimento de novas terapêuticas farmacológicas para o tratamento da doença de Parkinson deve ser aplicado na prática clínica junto desta população.
O evento contou ainda com uma componente prática dedicada ao tema da disfagia. As alterações da deglutição assumem uma relevância crescente na DP, uma vez que a evidência mais atual tem demonstrado o seu papel determinante no estado nutricional e qualidade de vida do doente ao longo da evolução da doença.
O diagnóstico e o tratamento precoces da disfagia previnem a instalação de complicações respiratórias, um dos principais fatores de mau prognóstico nesta doença. Neste sentido, foram demonstradas técnicas de preparação de refeições adequadas para pessoas que se deparam diariamente com dificuldades de deglutição, tendo inclusive havido oportunidade para a sua degustação. Foram discutidas estratégias que evitam os engasgamentos com diferentes alimentos e também com a medicação, fundamental no tratamento da doença. A atividade foi da responsabilidade do chef Fábio Bernardino e da terapeuta da fala Rita Cardoso.
Esta iniciativa foi uma ação conjunta entre a Sociedade Portuguesa de Neurologia, SPN, Sociedade Portuguesa das Doenças do Movimento, SPDMov e BIAL.
Dora Estevens Guerreiro
Equipa Editorial
news@medicina.ulisboa.pt