Skip to main content
Menu
Home

logos ULisboa FMUL CAML

  • PT
  • EN

Menu Topo Acesso Rápido

  • Quick Access
    • Integrated Master Degree in Medicine
    • Access for Graduates
    • Student Support Office
    • Equivalence of External Qualifications
    • Degree in Nutrition Sciences
    • Institutes
    • University Clinics
    • Erasmus +
    • Other Mobilities
    • Laboratories
    • Autonomous Research Units
    • Life-long Learning
    • Brand identity
    • EU Funding Projets
    • Institutional documents
    • Internal area
    • Digital Configurations
    • Staff admission
    • Newsletter
    • RADD 2004-2018
    • Library
    • Serões de Literatura
  • Students
    • Academic Services online
      • Matrículas e Inscrições 2023/2024 – Outros Anos
      • Academic Calendar and Exam Procedures
      • Horários e Salas de Aula
      • Dual afilliation
      • Tuition and Fees
      • Lockers
      • Schoolar insurance
      • Forms
      • Discipline equivalence
      • Discipline precedences
      • Optional disciplines
      • 6th Year Clinical Training | Medicine
      • Thesis of Integrated Master Degree in Medicine
      • Regulations
      • Code of Honor
    • Apps
      • myFenix | vídeo
      • FenixEdu
      • Moodle (eLearning)
      • Webmail
    • Continuing Training
    • Advanced Training
      • Provas Académicas
    • Gabinete de Apoio ao Estudante
      • Pausa para a Saúde Mental
    • Student Ombudsman
    • Mobility
    • Research Support
    • Library
    • AEFML
    • Estudantes com Necessidades Educativas Especiais

Main navigation

  • Study at FMUL
    • Integrated Master Degree in Medicine
    • Degree in Nutrition Sciences
      • Degree in Nutrition Sciences (1st Cycle)
    • Master, Doctoral and Non-degree Grantig Courses
    • Continuing Training
    • Masterclass Online Courses
      • Operating Theatres Leadership and Perioperative Practice Management
      • Emergências Cardiovasculares
      • Emergências Cerebrovasculares
    • Partnerships
      • Institutional Partnerships
      • Affiliated Institutions
      • National Collaboration Protocols
      • FMUL Agreements and Protocols
      • Teaching Partnerships
      • Erasmus+ Partner Institutions
    • Study Cycles Accreditation and Registration
    • Mobility
      • Erasmus +
        • Outgoing
      • Other Mobilities
    • Library
  • Research
    • Research at FMUL
    • Scientific Output
    • CAML Ethics Committee
    • Inovação e Empreendedorismo
      • Laboratório de Inovação
      • SynerGIEs
      • Workshops Tools for Innovation
    • Research Support
  • Living
    • The City
    • Accessing places
    • Accommodation
    • Cost of living
    • Welfare
    • Sport and well-being
  • International
    • Mobility
      • Erasmus +
        • Incoming
        • Outgoing
      • Other Mobilities
    • Equivalence of External Qualifications
    • ULisboa Agreements and Protocols
    • International Visits and Initiatives
  • FMUL
    • Dean's message
    • Enquadramento Estratégico
    • History
      • Historical Landmarks
        • Porquê reformar o ensino clínico?
      • Breve História da Reforma do Ensino Clínico de 2021 na FMUL
    • Organization
      • Organizational Chart
      • Governing Bodies
        • Director
          • Despachos do Diretor
        • School Council
        • Scientific Council
        • Pedagogical Council
        • Management Board
      • Structural Units
        • Autonomous Disciplinary Areas
          • Área Disciplinar Autónoma de Imuno-Oncologia
        • Autonomous Research Units
        • University Clinics
        • Institutes
        • Laboratories
        • Department of Medical Education
        • Departamentos
      • Technical and Administrative Services
        • Gabinete de Apoio à Investigação Científica, Tecnológica e Inovação
          • David-Ferreira GAPIC Award
          • Dia da Investigação
          • “Education through Science” Programme
          • Astrazeneca Foundation/FMUL Scholarship
          • Cursos GAPIC
          • GAPIC Alumni
          • Observar a actividade científica
        • Diretor Executivo
        • Administrative Services Management
        • Gabinete de Inovação e Empreendedorismo
          • SynerGIEs
          • Workshops Tools for Innovation
        • Gabinete de Planeamento Estratégico e Qualidade
        • Instituto de Formação Avançada
        • Academic Area
          • Matrículas e Inscrições 2022/2023 – 1º Ano, 1ª Vez
        • Área de Gestão Financeira e Patrimonial
        • Área de Instalações, Equipamentos, Aprovisionamento e de Tecnologias de Informação
        • Área de Recursos Humanos e Vencimentos
          • SIADAP 3 - Avaliação Desempenho Trabalhadores Não Docentes
          • Procedimentos Concursais
          • Legislação e Bibliografia
          • Formação Profissional
          • Programa de Apoio Financeiro à Formação Académica
        • Área dos Polos Administrativos
        • Gabinete de Apoio ao Estudante
          • Embaixador Mentoring
          • Espaço S
            • Moving in
            • Onde posso obter ajuda?
          • simplesMENTE
          • Mentoring 2.0
          • Projeto Mentoring
          • Solvin’ It
          • Workshops de Iniciação Pedagógica – WIP
          • Mapping your way
          • Take On
          • Transforma Portugal
          • iNerd
        • Gabinete de Comunicação
        • Unidade de Segurança, Saúde e Sustentabilidade
      • Museu Egas Moniz
    • Internal System of Quality Policy
    • FMUL in numbers
    • Official documents
    • Pedagogical Spaces
    • Partnerships
      • Institutional Partnerships
      • Affiliated Institutions
      • National Collaboration Protocols
      • International Collaboration Protocols
      • Teaching Partnerships
      • Partner institutions in the scope of the Erasmus+ Programme
    • AAAFML
    • FMUL's Social Activity
      • Citizens Council
      • Conselho Consultivo
      • Responsabilidade Social
      • Body Donation to Science
    • Brand identity
    • Internal Area
      • Formulários e Documentos
    • Centro de Simulação - CTMA
    • Inclusão e Não Discriminação na FMUL

Menu Lateral Icons

Menu Lateral

  • Events
  • Newsletter
  • News
  • Science Spot

Voltar ao topo

News nº
130
January 2023
(Visite a edição completa)
A conquista da graduação
Mérito e Distinção - História de uma tese de Doutoramento

Era meio dia e meio, quando pontualmente e rigorosamente os seis jurados com vestes pretas como manda a tradição, deram entrada na sala da Aula Magna da Reitora da FMUL. Uma sessão solene estava prestes a começar.

Aos poucos alguns lugares na plateia iam ficando ocupados. De cada lado da entrada, duas mesas quadradas. Uma delas iria ser ocupada pela figura central deste rol, a Mestre Maria Inês Chendo. Médica Psiquiatra, preparou e desenvolveu estudos com 92 pacientes de Parkinson. O objetivo era o de perceber os sintomas e as síndromes psiquiátricas nos vários estádios de manifestação da doença. Com a supervisão do Prof. Doutor Joaquim Ferreira e da Prof. Doutora Valerie Voon e os olhares e ouvidos atentos dos restantes membros do júri, um deles via remoto, Maria Inês Chendo começou a sua apresentação. Tinha 20 minutos para expor a sua tese. De forma aparentemente tranquila, apresentou os dados, o percurso e as conclusões. Foi certinha, sistemática e coordenada como um relógio. Exatamente 20 minutos. Devem ter sido os mais longos da sua vida, mas cá para fora não deixou transparecer nenhuma emoção que revelasse algum temor. O semblante estava carregado, mas o peso da situação assim o exigia, era normal!

mulher a falar
Doutoranda
mesa de jurados
Mesa do júri

 “The Neuropsychiatric Symptoms and Syndromes in Late-Stage Parkinson´s Disease Study”- foi o tema da tese que esteve a ser avaliado no dia 10 de janeiro, mas a verdade é que este trabalho - que demorou 7 anos a estar concluído-  e as suas conclusões, já tinham sido “validades” pela publicação de dois artigos em revistas cientificas. É um prestígio enorme ter trabalhos publicados, não só para o autor, mas também para a instituição a que está ligado. É uma espécie de relação de simbiose que se gera entre investigador e instituição.

Mais tarde, já quando a apresentação tinha terminado ainda se sentia a adrenalina no ar e numa conversa informal, explicou “demorei todo este tempo a fazer a tese porque a minha vida não parou. Continuei a trabalhar a ter uma série de tarefas para fazer e acrescentei mais esta”. Uma amiga que assistia ao momento, acrescentou “foi mãe de dois filhos pelo meio,”.

três mulheres sorriem

Esta conversa decorreu ainda quando aguardava a decisão dos jurados e apesar de ainda haver muitos nervos, ou melhor “medo” como a própria fez questão de frisar, sabia que tinha corrido bem!  Raquel Bouça e Catarina Sousa amigas e companheiras no trabalho, estiveram sempre na plateia e estavam muito orgulhosas. Não se cansavam de dizer que a apresentação tinha sido muito clara e objetiva e já falavam na possibilidade de um jantar, “para festejar”. Mas Maria Inês Chendo ainda estava lá atrás, no momento da apresentação da sua tese. “Ainda não descontraí”, dizia fazendo o gesto com as mãos e respirando um pouco mais profundamente, como fazemos quando queremos desacelerar. Foi muita tensão! É um momento de grande responsabilidade e é impossível não refletir isso de forma emocional e até corporal. Durante a apresentação da tese, tinha na mão um objeto que manuseava vigorosamente, ainda que discretamente. Uma forma de escape, talvez!

Os seis jurados presentes na sala, sentados numa mesa corrida da Reitoria, e o sétimo elemento online diretamente da cidade do Porto, tinham tido acesso prévio à tese, obviamente, e traziam algumas dúvidas, mas Maria Inês Chendo tinha as respostas “na ponta da língua” e uma a uma foi dissipando as dúvidas, esclarecendo detalhes.

No final, as avaliações foram muito positivas. O Professor Manuel Gonçalves Pereira, da Nova Medical School começou por enaltecer a atitude “muito corajosa em ter escolhido este grupo de doentes porque, em estados avançados, requer critérios muito específicos,” revelando ainda ser uma tese “original que trás conhecimento científico” que “gostei muito de ler e está muito bem escrita.”  A Neurologista e Professora Associada da FMUL, Isabel Pavão Martins destacou a audácia dando os parabéns por ter avaliado doentes tão incapacitados. Carlos Góis, Psiquiatra no Serviço de Psiquiatria e Saúde Mental do Departamento de Neurociências e Saúde mental do CHULN e Professor Auxiliar com agregação convidado na FMUL, destacou o investimento feito ao ter de avaliar 92 pessoas em contexto domiciliário, “o que isto implica” em termos de deslocações e investimento de tempo pessoal.

Joaquim Ferreira, Diretor do Laboratório de Farmacologia Clínica e Terapêutica, Professor Associado da FMUL, agregou a tarefa de supervisionar esta tese e no seu breve discurso denotou-se orgulho e partilhou com os presentes um sentimento muito honesto: “eu também estou a ser avaliado”, justificando assim, porque o caminho percorrido até à última das 277 páginas que compunham a dita tese, tinha sido muitas vezes feito pela sua mão, pela sua opinião, pela sua experiência e rigor científico.

mesa de jurados, estando um de pé a falar para a plateia

O Neurologista especialista em Doenças do Movimento, Nuno vila Chã, e a Prof. Doutora Leonor Correia-Guedes, Neurologista e investigadora no iMM, fizeram parte do grupo de jurados presididos pela Professora Helena Cortês Pinto.

No final, levantaram-se, abandonaram a sala e aqueles minutos de espera pela deliberação foram eternos. Na apresentação de uma tese de Doutoramento, o tempo divide-se em 40 minutos entre os dois jurados e a argumentação da futura doutorada, 5 minutos para cada um dos restantes jurados, 20 minutos de apresentação inicial e no total a prova não pode ultrapassar a duração máxima de 2h30.

Não sei exatamente o tempo que o júri demorou a chegar a uma conclusão, mas passando alguns minutos Maria Inês Chendo foi chamada. Saiu e quando voltou vinha feliz ainda que extravase essa felicidade de forma contida, comedida. As amigas festejaram por ela, “foi avaliada com o grau mais alto”, diziam enquanto Maria Inês desvalorizava.

Este é um dia que vai ficar gravado na memória da agora Professora Doutora Maria Inês Chendo e também na retina de mais algumas pessoas.

Para a história vão ficar as atas lavradas com os votos e respetiva fundamentação dos jurados.

 

Dora Estevens Guerreiro

Equipa Editorial

Share

news@fmul

Subscribe
Lista de contactos

Contacts and Location

Lisbon School of Medicine is located in Hospital de Santa Maria’s building, within Universidade de Lisboa Campus.

Avenida Professor Egas Moniz, 1649-028 Lisboa - Portugal

Phone +351 21 798 5100

Email fmul@medicina.ulisboa.pt

Access and all Contacts

Logotipos  ULisboa, FMUL, CAML, CHULN, HPV e IMM

     

Footer menu

  • Terms of use
  • Data protection
  • Technical information
  • Site map

Lisbon School of Medicine © 2019

Este site utiliza cookies para melhorar a experiência de navegação.

Ao carregar em Aceitar estará a consentir a utilização de cookies.

  • Study at FMUL
    • Integrated Master Degree in Medicine
    • Degree in Nutrition Sciences
      • Degree in Nutrition Sciences (1st Cycle)
    • Master, Doctoral and Non-degree Grantig Courses
    • Continuing Training
    • Masterclass Online Courses
      • Operating Theatres Leadership and Perioperative Practice Management
      • Emergências Cardiovasculares
      • Emergências Cerebrovasculares
    • Partnerships
      • Institutional Partnerships
      • Affiliated Institutions
      • National Collaboration Protocols
      • FMUL Agreements and Protocols
      • Teaching Partnerships
      • Erasmus+ Partner Institutions
    • Study Cycles Accreditation and Registration
    • Mobility
      • Erasmus +
        • Outgoing
      • Other Mobilities
    • Library
  • Research
    • Research at FMUL
    • Scientific Output
    • CAML Ethics Committee
    • Inovação e Empreendedorismo
      • Laboratório de Inovação
      • SynerGIEs
      • Workshops Tools for Innovation
    • Research Support
  • Living
    • The City
    • Accessing places
    • Accommodation
    • Cost of living
    • Welfare
    • Sport and well-being
  • International
    • Mobility
      • Erasmus +
        • Incoming
        • Outgoing
      • Other Mobilities
    • Equivalence of External Qualifications
    • ULisboa Agreements and Protocols
    • International Visits and Initiatives
  • FMUL
    • Dean's message
    • Enquadramento Estratégico
    • History
      • Historical Landmarks
        • Porquê reformar o ensino clínico?
      • Breve História da Reforma do Ensino Clínico de 2021 na FMUL
    • Organization
      • Organizational Chart
      • Governing Bodies
        • Director
          • Despachos do Diretor
        • School Council
        • Scientific Council
        • Pedagogical Council
        • Management Board
      • Structural Units
        • Autonomous Disciplinary Areas
          • Área Disciplinar Autónoma de Imuno-Oncologia
        • Autonomous Research Units
        • University Clinics
        • Institutes
        • Laboratories
        • Department of Medical Education
        • Departamentos
      • Technical and Administrative Services
        • Gabinete de Apoio à Investigação Científica, Tecnológica e Inovação
          • David-Ferreira GAPIC Award
          • Dia da Investigação
          • “Education through Science” Programme
          • Astrazeneca Foundation/FMUL Scholarship
          • Cursos GAPIC
          • GAPIC Alumni
          • Observar a actividade científica
        • Diretor Executivo
        • Administrative Services Management
        • Gabinete de Inovação e Empreendedorismo
          • SynerGIEs
          • Workshops Tools for Innovation
        • Gabinete de Planeamento Estratégico e Qualidade
        • Instituto de Formação Avançada
        • Academic Area
          • Matrículas e Inscrições 2022/2023 – 1º Ano, 1ª Vez
        • Área de Gestão Financeira e Patrimonial
        • Área de Instalações, Equipamentos, Aprovisionamento e de Tecnologias de Informação
        • Área de Recursos Humanos e Vencimentos
          • SIADAP 3 - Avaliação Desempenho Trabalhadores Não Docentes
          • Procedimentos Concursais
          • Legislação e Bibliografia
          • Formação Profissional
          • Programa de Apoio Financeiro à Formação Académica
        • Área dos Polos Administrativos
        • Gabinete de Apoio ao Estudante
          • Embaixador Mentoring
          • Espaço S
            • Moving in
            • Onde posso obter ajuda?
          • simplesMENTE
          • Mentoring 2.0
          • Projeto Mentoring
          • Solvin’ It
          • Workshops de Iniciação Pedagógica – WIP
          • Mapping your way
          • Take On
          • Transforma Portugal
          • iNerd
        • Gabinete de Comunicação
        • Unidade de Segurança, Saúde e Sustentabilidade
      • Museu Egas Moniz
    • Internal System of Quality Policy
    • FMUL in numbers
    • Official documents
    • Pedagogical Spaces
    • Partnerships
      • Institutional Partnerships
      • Affiliated Institutions
      • National Collaboration Protocols
      • International Collaboration Protocols
      • Teaching Partnerships
      • Partner institutions in the scope of the Erasmus+ Programme
    • AAAFML
    • FMUL's Social Activity
      • Citizens Council
      • Conselho Consultivo
      • Responsabilidade Social
      • Body Donation to Science
    • Brand identity
    • Internal Area
      • Formulários e Documentos
    • Centro de Simulação - CTMA
    • Inclusão e Não Discriminação na FMUL
  • Quick Access
    • Integrated Master Degree in Medicine
    • Access for Graduates
    • Student Support Office
    • Equivalence of External Qualifications
    • Degree in Nutrition Sciences
    • Institutes
    • University Clinics
    • Erasmus +
    • Other Mobilities
    • Laboratories
    • Autonomous Research Units
    • Life-long Learning
    • Brand identity
    • EU Funding Projets
    • Institutional documents
    • Internal area
    • Digital Configurations
    • Staff admission
    • Newsletter
    • RADD 2004-2018
    • Library
    • Serões de Literatura
  • Students
    • Academic Services online
      • Matrículas e Inscrições 2023/2024 – Outros Anos
      • Academic Calendar and Exam Procedures
      • Horários e Salas de Aula
      • Dual afilliation
      • Tuition and Fees
      • Lockers
      • Schoolar insurance
      • Forms
      • Discipline equivalence
      • Discipline precedences
      • Optional disciplines
      • 6th Year Clinical Training | Medicine
      • Thesis of Integrated Master Degree in Medicine
      • Regulations
      • Code of Honor
    • Apps
      • myFenix | vídeo
      • FenixEdu
      • Moodle (eLearning)
      • Webmail
    • Continuing Training
    • Advanced Training
      • Provas Académicas
    • Gabinete de Apoio ao Estudante
      • Pausa para a Saúde Mental
    • Student Ombudsman
    • Mobility
    • Research Support
    • Library
    • AEFML
    • Estudantes com Necessidades Educativas Especiais