Em Outubro de 2022 arranca o I Curso de Pós-Graduação de Nutrição Básica em Medicina Geral e Familiar, um curso organizado pelo Laboratório de Nutrição da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL), de carácter presencial, com a duração de 112 horas e 4 ECTS.
A alimentação e a nutrição assumem nos dias de hoje um papel primordial na prevenção das doenças crónicas, nomeadamente a diabetes, a hipertensão arterial e a obesidade. Neste contexto, o aconselhamento para a alimentação saudável deve ser prioritário e todos os contactos com os utentes, em particular as consultas realizadas no contexto dos cuidados de saúde primários, devem ser considerados como momentos de oportunidade única para a promoção de uma alimentação saudável. Saber fazer recomendações alimentares e nutricionais concretas e adequadas a diferentes doenças crónicas é prioritário. Contudo, ao longo dos anos, o Laboratório de Nutrição tem verificado que existe uma lacuna enorme nesta área. Não pela falta de interesse, uma vez que maioria dos médicos tem interesse em abordar o tema da alimentação com os seus utentes e encara esta atividade como componente importante da sua prática clínica, mas sim pela falta de formação específica nesta área. Atualmente, a maior parte das faculdades de medicina em Portugal não têm uma disciplina sobre alimentação e nutrição no seu currículo académico, sendo por isso fundamental dotar os médicos em matéria de alimentação e nutrição saudável essenciais à prevenção das doenças crónicas e à melhoria da qualidade de vida dos doentes.
Surgiu assim a ideia de criar o I Curso de Pós-Gradução de Nutrição básica em Medicina Geral e Familiar, para que quando os utentes perguntem ao seu médico assistente “Dr. o que devo/posso comer?”, não caiamos na tentação de dizer “deve comer mais fruta, mais hortícolas, mais cozidos e grelhados” ou “deve evitar os fritos, os folhados e os açúcares”. Isto é muito vago para os utentes e tem muito pouca aplicabilidade no seu dia-a-dia. Para além disso, é fundamental desmistificar a ideia de que “dieta” é sinónimo de cozidos e grelhados e que uma alimentação saudável pode e deve incluir outros métodos de confeção como os ensopados e as caldeiradas, tão característicos da dieta mediterrânica.
O I Curso de Pós-Gradução de Nutrição básica em Medicina Geral e Familiar tem como principal objetivo dotar os médicos, em particular os médicos de família, de conhecimentos e ferramentas chave em matéria de alimentação e nutrição saudável. Inclui uma componente prática com aulas de culinária clínica saudável no laboratório técnico-alimentar do Centro de Nutrição Avançada da FMUL, bem como aulas de avaliação do estado nutricional com recurso a métodos de referência para avaliação da composição corporal. Será dado particular enfoque às recomendações alimentares e nutricionais ao longo do ciclo de vida desde a grávida até ao idoso, bem como nas doenças crónicas como a diabetes, hipertensão arterial e obesidade.
As inscrições estão abertas e terminam no dia 15 de Julho de 2022. Para mais informações consulte a página do curso: https://www.medicina.ulisboa.pt/i-curso-de-pos-graduacao-de-nutricao-basica-em-medicina-geral-e-familiar
Maria Ana Kadosh