José Manuel Ferro destacado como cientista português em ranking internacional
Share

senhor de fato e olhos azuis

O Professor Catedrático José Manuel Ferro foi Diretor da Clínica Universitária de Neurologia e Presidente do Conselho de Escola, da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, o órgão máximo que elege o Diretor da Faculdade e, apesar de já estar jubilado, o seu contributo para a neurologia é inquestionável. Os trabalhos publicados continuam a ser pesquisados, lidos e consultados, o que fez com que recentemente o Professor se destacasse na research.com. Esta é uma importante plataforma académica onde constam vários artigos publicados de proeminentes cientistas. Anualmente é feito um apanhado dos autores mais pesquisados e nesse ranking o Prof. ocupa o primeiro lugar no top dos investigadores portugueses, com 41.796 citações e 376 publicações, e o 4783º lugar a nível mundial. 

Esta base utiliza alguns critérios na escolha dos nomes, nomeadamente ‘o de apenas incluir cientistas proeminentes com pelo menos 70 artigos publicados em revistas e jornais na área da medicina.’

José Manuel Ferro cruzou a psiquiatria com a neurologia e isso foi certamente uma mais valia. Foi pioneiro no acompanhamento de doentes de acidente vascular, a primeira equipa para tratar estes pacientes nasceu pelas suas mãos em 1985 e que deu origem à Unidade de AVC´s criada em 2001.

Pragmático, admitia, numa entrevista que nos deu em 2018, que gostava das coisas difíceis, e que ‘é importante a pessoa não desistir.’ Talvez esta seja parte da fórmula que torna algumas pessoas brilhantes.