Dia 2 do encontro de alunos de PHD
Share

auditorio

No segundo dia do encontro dos alunos de PHD, foi a vez dos ‘beginners’. As apresentações começaram pelas 9 horas com um ciclo de 14 intervenções. De entre elas estava Deepanwita Ghosh, natural da Índia, que aproveitou a boleia do marido, também ele estudante em Portugal, e veio fazer um PHD. Faz parte do grupo do Prof. Graça Luís e está particularmente interessada em estudar imunologia associada ao estudo de nano partículas para criar vacinas mais eficientes no futuro.

Nuno De Sousa Santos, outros dos ‘beginners’ a partilhar a sua área de estudo, vem do Instituto de Saúde Ambiental. O seu PHD recai sobre a relação entre a nutrição e a depressão e os benefícios da dieta mediterrânica.

Por falar em depressão, o convidado da manhã foi o Prof. Albino Oliveira Maia, Médico psiquiatra na Fundação Champalimaud, doutorado em Medicina e mestre em Saúde Pública, formado nas Universidades do Porto, Duke e Harvard. Professor de Psiquiatria e Neurociências na NMS, veio falar do uso da substância psilocibina como possível tratamento em casos de depressão resistente. Uma matéria que causa alguns receios por tratar-se de uma substância psicadélica, existente, por exemplo, nos cogumelos e que cujas possibilidades estão ainda a ser avaliadas.  

Cláudia Lobato da Silva segunda oradora convidada é docente no Instituto Superior Técnico e trouxe o tema ‘innovating the manufacturing of stem cell-based therapies’, para a discussão.

O dia acabou com mais apresentações de alunos ‘expertes’, e plateias muito atentas, sempre com perguntas pertinentes sobre os temas apresentados. Amanhã, sexta feira, é ultimo dia.