O Projeto “Mapping your way” visa ajudar-te a pensar e orientar estrategicamente o teu percurso académico e profissional desde cedo, para que sejas bem-sucedido na transição para o mercado de trabalho, sobretudo face a uma envolvente altamente competitiva e incerta.
A quem se destina?
O “Mapping your way” destina-se a estudantes do Mestrado Integrado em Medicina, da Licenciatura em Ciências da Nutrição e de outros Mestrados da FMUL.
Why it matters… Pensar o Futuro e a Carreira?
“Quem não sabe o que procura, não reconhece quando o encontra!”, o mesmo se aplicando quem não sabe que recursos tem, não sabe até onde pode ir, e como alocar estes recursos e desenvolver outros que possam constituir uma vantagem competitiva na transição para o mercado de trabalho.
A construção de um plano de carreira é um projeto contínuo, feito ao longo de toda a tua vida, uma vez que tanto tu como a envolvente estão em contínua mudança e transformação. A construção deste projeto de carreira alinhado com quem és, com os teus interesses, valores… irá ajudar-te a atribuíres significado ao que fazes, o que contribui para o teu bem-estar e para seres bem-sucedido no mercado de trabalho.
No “Mapping your way” terás a oportunidade de trabalhar em equipa com o técnico nesta construção do teu projeto de vida / carreira. O mesmo irá ajudar-te a te conheceres melhor, de modo a seres mais capaz de traçar uma visão do futuro, investir nas tuas capacidades e aptidões e direcionares esforços neste sentido, de modo a te sentires mais preparado para esta transição para o mercado de trabalho.
Por isso, no Mapping your way iremos:
…promover o desenvolvimento das tuas ferramentas de empregabilidade e de procura ativa de trabalho;
… ajudar-te a pensar e a desenhar a tua carreira, tomando decisões mais informadas, assentes no autoconhecimento, no desenvolvimento contínuo de competências essenciais para o mercado de trabalho, na procura de informação adequada e na exploração de possibilidades de carreira, em articulação com o Mentoring 2.0;
… ajudar na construção da tua marca pessoal e proposta de valor para o mercado de trabalho.

Que apoios poderás ter?
Consultadoria / Apoio ao Desenvolvimento de Carreira
Em que consiste?
• Sessões no âmbito de tomada de decisão vocacional e de carreira e/ou gestão de carreia;
• Apoio na redação de cartas motivacionais, discussão do CV, busca e seleção de oportunidades de formação complementar durante o curso e de formação continuada após a graduação
Estas sessões podem ser para ti se procuras…
• Repensar e reavaliar os seus percursos académicos e/ou profissionais;
• (Re)descobrir novas oportunidades formativas e/ou de carreira;
• Trabalhar na construção do teu projeto de vida / carreira;
• Potenciar os teus recursos e competências essenciais para o mercado de trabalho;
• Desenvolver as tuas ferramentas de empregabilidade
Como decorre o processo?
NOTA IMPORTANTE:
As sessões são desenhadas à tua medida. Podemos, por isso, ter apenas uma sessão mais pontual de consultadoria ou iniciar um processo de gestão pessoal de carreira. Tal será avaliado/definido na sessão inicial.
As sessões têm a duração aproximada de 60 minutos, podendo nas situações em que se apliquem questionários de personalidade e/ou outros chegar aos 90 minutos.
A sessão inicial tem por objetivo ficar-te a conhecer melhor, aos teus interesses, às tuas caraterísticas, competências e percurso desenvolvido até ao momento, bem como perspetivas futuras.
De forma transversal, as sessões de consultadoria/gestão de carreira visam constituir um espaço seguro no qual possas, com o psicólogo enquanto facilitador e membro da equipa, *refletir sobre o conteúdo das tuas decisões, receios, dúvidas a este nível; *aumentar o conhecimento que tens acerca de ti, ao nível das tuas preferências, valores, objetivos; *tomar uma decisão autodeterminada; *desenvolver competências de adaptabilidade de carreira e *ter apoio na articulação com outros projetos da academia que ajudem a dar resposta às tuas necessidades (ex.: mentoring 2.0, job talks.)
Quem faz o apoio?
Psicólogo com especialização avançada em Psicologia Vocacional e do Desenvolvimento da Carreira, integrado no Gabinete de Apoio ao Estudante.
Onde será dado o apoio?
Sessões poderão decorrer no formato online, presencial ou misto.
As sessões presenciais decorrem no Gab. 72, Instituto de Medicina Preventiva.
Como podes marcar o teu lugar?
Preenche o Formulário de inscrição para “Consultadoria – Gestão de carreira”.
Tens alguma questão que gostarias de ver respondida?
Contacta-nos através do email yourway@medicina.ulisboa.pt
Career Roadmap
O Programa “Career Roadmap” pretende constituir uma oportunidade para potenciar o teu desenvolvimento profissional, e de forma transversal promover a tua confiança e um maior sentido de controlo face a esta transição para o mercado de trabalho, sobretudo numa envolvente altamente incerta e imprevisível.
Em que consiste?
Conjunto de 4 sessões em grupo, com a duração de 2 horas (por sessão) + sessões de consultadoria individual especializada (facultativas), com o objetivo de criar espaços de reflexão partilhada entre os participantes sobre o mercado de trabalho e auxiliar na construção de um plano de carreira, visando te preparar melhor para esta transição pra o mercado de trabalho.
O que podes ganhar com a tua participação no grupo?
• Maior consciência sobre requisitos essenciais para o mercado de trabalho e para o sucesso profissional;
• Fazer um balanço das tuas competências e perceber como alocá-las na construção de um projeto de vida alinhado com quem és;
• Construir o teu plano de carreira;
• Perceber como podes desenvolver a tua imagem profissional, de forma coesa e adequada;
• Desenvolver novas estratégias para a empregabilidade.
Como está organizado o Programa?
Duração das Sessões: 2 horas
Programa “Career roadmap” |
|
Sessões |
|
MAP 1 |
|
MAP 2
MAP 3 |
|
MAP 4 |
|
O que poderá esperar das Sessões de Grupo?
Um ambiente descontraído, recorrendo a metodologias ativas, com recurso a vídeos / análise de situações e outros exercícios a serem realizados em pequeno e grande grupo, bem como exercícios individuais, com o propósito de instigar a reflexão e promover um maior autoconhecimento. Serão, de igual modo, sugeridos exercícios a serem realizados extra sessão (facultativos) e outras ferramentas úteis.
O que poderás esperar das Sessões de Consultadoria Individual?
As sessões individuais de consultadoria especializada são facultativas, sendo agendadas em função do interesse e disponibilidade horária do técnico e do estudante. Idealmente deverão decorrer entre as sessões, como forma de continuar a trabalhar alguns aspetos discutidos em grupo. Poderá ser iniciado um processo paralelo de trabalho individual ao nível da gestão de carreira, autoconhecimento, tomada de decisão (…).
Como podes te inscrever?
- Deverás fazer a tua inscrição através do preenchimento de formulário online, em breve!
- A inscrição pressupõe o teu compromisso e a frequência de um mínimo de 2 sessões;
- Será emitido certificado de participação, a quem realize o programa completo;
- As inscrições são limitadas, existindo um número mínimo para a realização do programa e um número máximo de participantes (18). Após se atingir este número será constituído uma bolsa de suplentes, estudantes que poderão ser repescados face a desistência de colegas ou para futuros grupos.
Quais são as datas a estar atento para o 1.º Grupo?
Mais informações em breve!
Recursos
Checklist Carta de Apresentação
A carta de apresentação / motivação é muitas vezes subestimada e, por vezes, esquecida.
Através do que está lá escrito, o avaliador apreende alguns aspetos acerca de ti!
Checklist CV
Andas às voltas com o teu CV? Deixamos-te aqui uma checklist para que garantas que o teu CV está a comunicar a tua diferença.
Se és estudante do MIM e LCN da FMUL, contacta-nos caso queiras ter uma 2.ª opinião acerca do teu CV.
Outras Atividades & Notícias
“Off Tracks": porque não há só um caminho
18 a 29 de abril de 2022
“Sentes-te perdido relativamente a que escolhas de carreira fazer? Gostas de tantas áreas, que é difícil imaginares-te num único caminho? Queres perceber mais sobre o bom e o menos bom de cada uma das especialidades? Ficas nervoso de cada vez que tens uma entrevista de trabalho e queres saber o que fazer e o que não fazer, e acima de tudo como mostrar o teu potencial?”
Com estas perguntas lançamos o convite aos estudantes da Faculdade de Medicina para se juntarem a este evento, parceiro oficial do European Vocational Skills Week.
O Off tracks é uma iniciativa conjunta do Projeto Mapping Mentoring 2.0 e do Mapping Your Way, do Gabinete de Apoio ao Estudante da FMUL, que visa capacitar os futuros profissionais de saúde, para fazerem face a uma envolvente incerta, complexa e em constante mudança, pensando e orientando estrategicamente o seu percurso académico e profissional e desenvolvendo competências chave como a adaptabilidade.
Entre 18 e 29 e abril decorreram as seguintes atividades:
Job shadowing (os estudantes tiveram a oportunidade de acompanhar um mentor, no exercício da sua atividade profissional) e Mentoria Pontual à Distância (esclarecimento de questões relativas às especialidades através de reunião Zoom), nas especialidades:
- Cirurgia Geral | Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética | Dermatologia e Venereologia | Doenças Infecciosas | Gastrenterologia | Imunohemoterapia | Medicina Geral e Familiar | Medicina Intensiva | Medicina Interna | Oftalmologia | Patologia Clínica
Estão previstos para outubro novos workshops temáticos, subordinados à entrevista de emprego e identidade profissional.
Saiba mais em European Vocational Skills Week
“Pensar o futuro e a carreira…” | Lançamento do Projeto “Mapping your way”
9 de dezembro de 2021
“Pensar o futuro e a carreira… porque não há apenas um caminho e a adaptabilidade é a chave”, foi o mote deste evento.
Sob diferentes olhares, reforçou-se a importância de refletir sobre as questões de futuro e carreira, apostar na construção de uma carreira que alie competências, interesses, valores pessoais, feita à medida, mas sem pressas, aproveitando as oportunidades e apostando numa abertura contínua ao desenvolvimento e aprendizagem, sedimentando a nossa marca pessoal e identidade profissional.
No programa poderás ficar a conhecer cada um dos oradores.
Principais mensagens a reter:
- O autoconhecimento, a marca pessoal e a identidade profissional são elementos fundamentais, e que importa desenvolver;
- Para além do know-how, a capacidade de trabalho em equipas multidisciplinares e a adaptabilidade são altamente valorizada pelas empresas e pelos avaliadores no momento de recrutamento;
- O percurso profissional pode ser construído à medida, alinhado com os nossos interesses, mas este caminho não é isento de dúvidas. Importa por isso, experimentar várias atividades / contactar com diferentes experiências... O ter uma mente inquieta / curiosa, o “querer saber diferente” são forças motrizes para superar os obstáculos, tal como o ter uma postura proactiva;
- É essencial aprender a lidar com o erro e o insucesso, e desenvolver as nossas estratégias de resolução de problema, de forma criativa, encontrando soluções para as situações que sistematicamente nos serão colocadas;
- Falar de carreira, é falar de caminho… e neste trajeto importa não perdermos o foco do que realmente é importante, desfrutando da caminhada e das aprendizagens colhidas, em boa companhia.
Seleção de Candidatos ao Projeto Medicina + Perto – Moçambique 2022
novembro e dezembro de 2021
À semelhança do que aconteceu na edição anterior, colaboramos na 2.ª fase de seleção dos 35 candidatos ao Projeto “Medicina + Perto – Moçambique 2022” (MMP: Mz), constituída por entrevistas individuais e dinâmicas de grupo, que decorreram ao longo do mês de novembro e dezembro de 2021. Ao todo foram selecionados 22 candidatos, que passaram para outras fases de formação / seleção, até seguirem para trabalho de campo.
O MMP: Mz é um projeto de voluntariado internacional da Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa (AEFML), que visa a formação, capacitação, desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida da população-alvo em Moçambique, atuando sobretudo na área da saúde.
Considerando os objetivos do GAE, do Mapping your way e do mote do MMP: Mz, que assenta na ideia fundamental de que profissionais de saúde mais humanos e conhecedores de diferentes realidades do mundo, serão também mais capazes de responder de forma adequada aos desafios clínicos e sociais com que se depararão durante toda a sua vida profissional, foi um gosto ter-se, uma vez mais, colaborado com este projeto.
Conhece o projeto https://www.aefml.pt/mmpmz
“Em busca de uma bússola e/ou mapa…”
A Rubrica “SimplesMENTE” de novembro de 2021 (n.º 10) versou a temática “Em busca de uma bússola e/ou mapa… PENSAR O FUTURO E A CARREIRA” Podes ler o artigo aqui.
Focus group: conhecer para melhor intervir
julho a setembro de 2021
Com o objetivo de conhecer para melhor intervir no âmbito da nova área – Mapping your way, que visa capacitar os estudantes para serem bem-sucedidos na transição para o mercado de trabalho, realizou-se, entre os meses de julho e setembro de 2021, 3 focus group que reuniram diferentes profissionais da medicina e nutrição, bem como estudantes finalistas, num total de 22 participantes.
Estes focus group visaram auscultar dificuldades percecionadas pelos participantes na transição para o mercado de trabalho, bem como competências essenciais a serem trabalhadas ao longo do percurso universitário, por serem adjuvantes do sucesso profissional futuro e de um profissional de excelência. As considerações aqui reunidas foram fundamentais para ajustar as intervenções / ações previstas no âmbito do Mapping your way.
No focus group destinado à área da nutrição, que decorreu a 26 de junho, contámos com a participação da Doutora Joana Sousa (FMUL), do Dr. João Vasques (FMUL), a Doutora Gabriela Ribeiro (Champalimaud Foundation); da Dr.ª Sofia Charneca e Beatriz Ferreira (FMUL), a concluir o estágio profissional, e das estudantes finalistas: Catarina Domingues e Sara Lopes
Nos focus group destinados à área da medicina e que decorreram nos dias 29 de junho e 15 de setembro, podemos contar com a participação dos médicos e/ou docentes: Dr. Diogo Medina, Dr. Afonso Oliveira, Dr.ª Sofia Barreira, Dr.ª Teresa Valido, Dr.ª Catarina Correia, Dr. Nuno Gaibino, Dr.ª Filipa Lança, Dr. Miguel Bigotte Vieira; Dr.ª Catarina Reis, Dr.ª Cláudia Faria, Dr.ª Margarida Borges, Dr. Rui Tato Marinho. Contamos ainda com a participação do José Rodrigues, João Lopes e Estela Flambó e com contributos indiretos de outros estudantes pertencentes ao conselho pedagógico.
Instituto de Medicina Preventiva (ao lado do Edifício Egas Moniz), Sala 72