simplesMENTE
Como tem cuidado da sua saúde psicológica?

Ilustração que mostra uma pessoa com linhas sobre a cabeça, enquanto uma mão ajuda a desembaraçar esta linha

“SimplesMENTE” é o nome da Rubrica desenvolvida pelo Gabinete de Apoio ao Estudante e publicada, desde janeiro de 2021, na Newsletter da FMUL, na secção “Mais e Melhor”. Esta rubrica destina-se a toda a comunidade FMUL e assume-se como um veículo para instigar a reflexão sobre temas subordinados ao bem-estar. O seu objetivo último é promover uma maior literacia em saúde psicológica.

Para tal, mensalmente, trazemos à reflexão temas do quotidiano, sugerimos algumas estratégias práticas a ter em conta na gestão dos desafios da vida pessoal / académica e laboral, e convidamos a aprofundar as reflexões consultando outros materiais.

 

Artigos

simplesMENTE 10 - Em busca de uma bússola e/ou mapa…

rapaz com mochila às costa a olhar para o horizonte

 

Costumas pensar no teu futuro profissional e no que é necessário para seres bem-sucedido? Ou, por outro lado, costumas adiar a reflexão sobre estas questões, por achares que as mesmas não valem o teu tempo e energia, considerando a incerteza da envolvente?.

> Ler aqui

simplesMENTE 9 - Sem máquinas do tempo

infografia sobre gestão de tempo

 

Enquanto estudante universitário que és, com todas as demandas que se te colocam, sabemos que esta gestão de tempo para além de ser uma necessidade, constitui um desafioComo ter tempo para estudar, participar em atividades, gerir as tarefas de casa, estar com amigos, estar com a família…?

> Ler aqui

simplesMENTE 8 - Autocuidados Psicológicos

infografia

A proposta do Espaço S para todos os estudantes é exatamente o que sugerimos no título desta newsletter, “cuidar da minha cabeça para ter cabeça para os estudos”. E cuidar da nossa cabeça é cuidar de nós.

> Ler aqui

simplesMENTE 7 - A viagem

viagem

A reflexão é chave para que haja verdadeira aprendizagem.

Num ano de desafios, mais do que nunca é importante esta reflexão e este balanço. Neste artigo convidamos a fazer uma viagem pelas aprendizagens do ano e ao mesmo tempo se preparar para a próxima jornada.

> Ler aqui

simplesMENTE 6 - NOT YET: Como posso desenvolver um growth mindset no dia a dia?

Growth mind set

 

Lidar com o erro / o insucesso ou até mesmo com os obstáculos que surgem na vida pessoal / académica / prática profissional (…) nem sempre é fácil. Como é que tendencialmente lida com o erro? Que impacto tem no seu bem-estar e sucesso? Neste artigo convidámos à reflexão sobre estas questões e sobre como podemos desenvolver um growth mindset.

> Ler aqui

simplesMENTE 5 - TAKE A BREAK: Autorize-se a fazer uma pausa

Fazer pausas

 

Autoriza-se a fazer pausas no trabalho/estudo? As pausas têm contributos importante para a produtividade. Descubra mais sobre os seus benefícios e como as implementar no dia a dia.

> Ler aqui

simplesMENTE 4 - A Ansiedade em Momentos de Avaliação

Infografia sobre Ansiedade

 

Compreender a ansiedade, as suas manifestações e as formas de a gerir assume-se como essencial. Neste número, para além de abordarmos a ansiedade, de uma forma mais geral, disponibilizamos uma checklist sobre como gerir a ansiedade antes, durante e após os exames.

> Ler aqui

simplesMENTE 3 - Desenovelar o nó da Procrastinação

Estratégias para combater a procrastinação

 

Tem a tendência a adiar sistematicamente determinadas tarefas? Neste artigo pode ficar a conhecer um pouco mais acerca da procrastinação e descobrir algumas estratégias para combater a mesma.

> Ler aqui

simplesMENTE 2 - Resiliência: uma pérola nascida da adversidade 

Infografia sobre Resiliência

 

Em tempos de incerteza, mais do que nunca importa promover a resiliência. Neste 2.º número, abordamos o que é possível fazer no nosso dia a dia para continuar a desenvolver este recurso essencial à superação da adversidade.

> Ler aqui

simplesMENTE 1 - Como tem cuidado da sua saúde psicológica?

Ilustração que mostra uma pessoa com linhas sobre a cabeça, enquanto uma mão ajuda a desembaraçar esta linha

 

As práticas de autocuidado assumem-se como essenciais ao bem-estar. Neste 1.º número, trazemos várias questões para reflexão pessoal sob o mote “Estarei a cuidar da minha saúde psicológica?”.

> Ler aqui