Imagiologia Cardiovascular

O objetivo deste Curso consiste em desenvolver e proporcionar competências científicas e profissionais  especializadas em Imagiologia Cardiovascular (ICV) que constitui área transversal da Medicina Cardiovascular, sendo essencial ao estabelecimento do diagnóstico, estratificação de risco e decisão clinica. A evolução tecnológica explosiva verificada sobretudo na última década conduziu à necessidade do seu conhecimento pelos clínicos/imagiologistas e estimulado o interesse na investigação clínica, básica e translacional.

O ensino da ICV versará os seus fundamentos, metodologias e prática clínica, sendo ainda promovida investigação de excelência na área. Serão promovidas sinergias com outras Unidades Orgânicas da ULisboa integrando vários saberes.

3 razões para escolher este curso

1.

Para obter certificação pela Universidade de Lisboa e pela European Society of Cardiology

 

2.

Para fazer face à crescente evolução tecnológica, verificada sobretudo na última década, que veio potenciar uma diversificação dos meios de tecnologia e diagnóstico associados à Medicina Cardiovascular

3.

Este Mestrado é lecionado em aulas presenciais mas conta com a possibilidade de transmissão online

Plano de Estudos

Este Mestrado conta com um plano de estudos diversificado que oferece uma visão transversal sobre as diferentes tecnologias associadas à Medicina Cardiovascular.

Objectives

  • Desenvolver e proporcionar competências científicas e profissionais especializadas em Imagiologia Cardiovascular.
  • Ministrar ensino aprofundado na área da Imagiologia Cardiovascular, perspetivar a sua prática na clínica, proporcionar a possibilidade de inovação através da elaboração de projetos de investigação de excelência.
  • Providenciar certificação pela Universidade de Lisboa e também pela European Society of Cardiology

Skills acquisition

  • Obtenção de formação específica nas modalidades de imagem não invasiva em Medicina Cardiovascular, no que diz respeito aos fundamentos e aplicações físicas básicas, formação da imagem, metodologias de aquisição e de análise computacional, informação clínica, indicações, contraindicações, limitações, riscos e segurança. Papel da inteligência artificial.
  • Assegurar a aquisição de competências gerais para a ICV integrada de forma compreensiva nas várias vertentes e na perspetiva de multimodalidade, com compreensão dos conceitos de custo-efetividade da ICV.
  • Dotar os discentes com instrumentos para futura inovação com implementação de projetos investigação clínica e básica e desenvolvimento de novos modelos de análise computacional e de inteligência artificial com aplicação na Saúde Humana.

Target Students

Destina-se a licenciado ou equivalente legal na(s) área(s) científica(s) do ciclo de estudos em Medicina ou Engenharia Biomédica.

 

Condições de Admissão

Os candidatos são seriados através de apreciação curricular e entrevista de acordo com os critérios e ponderação definidos pela Comissão Científica do mestrado, nomeadamente:

Apreciação curricular: 70%, que incluirá avaliação dos seguintes parâmetros:

  • Classificação obtida em grau(s) anterior(es);
  • Motivação e racional da candidatura, expressa na carta de motivação;
  • Experiencia profissional na área, incluindo trabalhos realizados.

 

Entrevista: 30%, que incidirá sobre os seguintes parâmetros:

  • Competências demonstradas:
  • Adequação do discurso do candidato aos objetivos da pós-graduação à qual se candidata;
  • Enquadramento das necessidades e expetativas do candidato às potencialidades e limitações do programa de mestrado;
  • Capacidade de empatia e de relação interpessoal do candidato, no contexto do trabalho de investigação em equipa e multidisciplinar;
  • Abertura do candidato para explorar áreas afins em potenciais projetos integrados com outros grupos dedicados a temas diversos.

 

 

Coordination

Accreditation

Logotipo A3ES