eMOTIONAL Cities – o projeto que vai avaliar as emoções de quem vive nas cidades
Share

Foi hoje a apresentação oficial do Projeto eMOTIONAL Cities, o novo projeto com financiamento europeu e coordenado por duas das Faculdades da Universidade de Lisboa, o Instituto de Geografia e Ordenamento do Território (IGOT) e a Faculdade de Medicina (FMUL). Os pais deste novo consórcio são Professores e Investigadores, Paulo Morgado, do IGOT e Centro de Estudos Geográficos e Bruno Miranda, da FMUL e médico Neurologista de Santa Maria.

Diante de cidades cada vez maiores e cujo crescimento se prevê aumentar para os 75% até 2050, estudar e criar novas metas de sustentabilidade emocional, é aquilo a que se propõe este Projeto que fará diversos estudos a grupos voluntários, tentando medir e materializar os impactos cognitivos e neurológicos que os grandes espaços urbanos podem causar. Que influências pode um plano de urbanização ter na sua população, que efeitos biológicos e cognitivos podem as pessoas apresentar no meio-ambiente que lhes é dado, são linhas de pensamento a ter em conta nesta investigação. Para a concretização destes estudos, e do lado da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, o Neurologista Bruno Miranda conta ainda com uma equipa clínica com diversas valências de consultoria e recrutamento de doentes nas áreas Cardiovascular e Neurológicas. Para tal contará com a colaboração direta dos dois Diretores de Serviço das áreas referidas, Fausto J. Pinto e José Ferro, juntando-se ainda os Professores Mamede de Carvalho e Alexandre de Mendonça. A equipa integra também três jovens investigadores de pós e doutoramento, precisamente nas áreas das neurociências e ciências de dados. A cargo da FMUL fica a responsabilidade de coordenar todas as atividades experimentais, quer indoor (envolvendo ressonância magnética funcional, electrocefalografias, realidade virtual e aumentada), quer outdoor (aplicabilidade na cidade de Lisboa e apoio técnico nas experiências a realizar em outras cidades), bem como o estudo com população clínica (doentes com defeito cognitivo ligeiro).

Quanto aos números que falam do Projeto, podemos dizer que reúne 2 continentes, 7 diferentes países, 7 grandes academias, 12 participantes, ao longo de 48 meses e com um financiamento de 5 milhões de euros.

No lançamento deste evento estiveram presentes, Patrícia Calado, Membro do Conselho de Administração, Agência de Investigação Clínica e Inovação Biomédica (AICIB), Fausto J. Pinto, Diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, José Manuel Simões, Presidente, Instituto de Geografia e Ordenamento do Território (IGOT), Ricardo Veludo, Vereador para o Urbanismo, Câmara Municipal de Lisboa e o Reitor da Universidade de Lisboa, Antónia da Cruz Serra. Remotamente entraram ainda em direto Nerea Aizpurua, a Project Officer da Comissão Europeia e mesmo a encerrar, Manuel Heitor, Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

Atentos a este Projeto congratulamos particularmente os Professores Paulo Morgado e Bruno Miranda e mantemos o foco nos seus trabalhos, dando mais informações nas próximas semanas. Fique atento!

Saiba mais sobre oprojeto eMOTIONAL Cities - Mapping the cities through the senses of those who make them

Homem com cabelo grisalho
Paulo Morgado

 

Homem com cabelo preto
Bruno Miranda