Atualização | Novo hospital de campanha
Share

O primeiro pavilhão, que começou a funcionar a 23 de janeiro, já recebeu um total de 118 doentes infetados com a Covid-19, afirmou o coordenado da Estrutura Hospitalar de Continência de Lisboa, António Diniz, ao jornal Diário de Notícias. Regista-se, até ontem, 18 internados nesta estrutura hospitalar.

António Diniz assegurou a abertura de um novo pavilhão com 150 camas, tendo o pavilhão já existente apenas 58. “A ideia não é juntar um novo pavilhão, é substituir o pavilhão onde estamos pelo novo pavilhão, que tem maior capacidade e pode receber inclusive um leque mais alargado de pessoas, com critérios de admissão mais alargados do que aqueles que temos agora”.

O coordenador relatou ao jornal que, “o número de internados desta segunda-feira, nesta estrutura, reflete o que se está a passar nos hospitais da região de Lisboa e Vale do Tejo, em que se verifica, desde a semana passada, uma redução da pressão de internamento de doentes por Covid-19”. Assim sendo, este novo centro de contingência pode ajudar “na recuperação dos hospitais para a assistência e normalização da sua atividade clínica, nomeadamente em relação aos doentes não covid”.

O atual pavilhão deixará de funcionar assim que o novo esteja pronto, estimando-se que isso aconteça dentro de uma semana, ficando o mesmo de retaguarda para voltar a ser ativado “em caso de extrema necessidade”, na eventualidade de existir uma nova vaga da pandemia da Covid-19.

Serão integrados novos médicos, enfermeiros e assistentes operacionais para reforçar as equipas, de forma a ter tudo pronto quando iniciarem funções no novo espaço.

O hospital de campanha vai contar com o apoio de estudantes, professores e funcionários de universidades e politécnicos com pelo menos 18 anos e que já tenham sido infetados com a Covid-19. Irão auxiliar os profissionais de saúde em tarefas de alimentação, higiene e outros cuidados dos doentes, bem como funções administrativas, e serão divididos por dois turnos semanais de 4 horas. Esta iniciativa teve mais de 1.000 inscritos e o grupo de 80 candidatos selecionados iniciarão funções aquando da abertura do novo pavilhão.