Exposição Itinerante “Uma Visita à História da Diabetes no Centenário da Descoberta da Insulina”
Share

cartaz da exposição com o nr 100 em destaque

2021 arranca com a celebração do centenário da descoberta da insulina, que nos últimos 100 anos da história da Medicina, muito tem contribuído para o tratamento da Diabetes -  uma doença que outrora era equivalente a uma condenação à morte. A história diz-nos que a Insulina foi isolada de forma bem-sucedida, pela primeira vez em laboratório, em 1921 e administrada numa pessoa, também pela primeira vez, em janeiro de 1922, transformando-se desde então no principal tratamento da diabetes.

Para assinalar este marco histórico da Medicina, a Comissão Organizadora do Centenário da Descoberta de Insulina em Portugal, na qual se insere a Fundação Ernesto Roma presidida pelo Dr. Luís Gardete Correia (endocrinologista), uniu-se às várias escolas médicas do país com o propósito de preparar a exposição itinerante: “Uma Visita à História da Diabetes no Centenário da Descoberta da Insulina”.

A exposição será inaugurada no dia 6 de janeiro na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, mais concretamente na entrada principal do Edifício Central (piso 1) onde permanecerá até dia 30 de Janeiro, seguindo posteriormente para Coimbra, Porto, Funchal e Ponta Delgada.

A exposição conta com 10 painéis, frente e verso, onde será retratada uma sumula da história da Diabetes até à descoberta da insulina, uma descoberta que permitiu salvar milhões de vidas.

Poderá acompanhar em detalhe todas as iniciativas que constituem as comemorações do Centenário da Insulina aqui.

 

BIAL Foundation 25 Years Exhibition
Local
Edifício Egas Moniz | FMUL
Exposições
2nd Meeting - The University of Lisbon and Heritage | Opened for subscriptions
Local
Faculdade de Belas Artes
Exposições
Free virtual tours to museums around the world
Local
Em casa!
Exposições