A investigação da imunidade de grupo na perspetiva de Ana Espada de Sousa e Luís Graça
Share

 

pessoas reunidas em zoom

O último podcast COVID-19 News, que teve como tema "A imunidade de grupo como objeto de estudo na comunidade científica" contou com a participação dos Professores Luís Graça e  Ana Espada de Sousa.

A imunidade de grupo tem sido muito considerada no contexto atual da pandemia, por ser um dos objetivos a alcançar no combate à Covid-19, sendo que a discussão do tema encetou com a análise ao tempo necessário para a produção de anticorpos anti-SARS Cov-2, e se a presença dos mesmos é, ou não, sinónimo de imunidade.

Ana Espada de Sousa começou por mencionar que são necessários “7 dias até termos uma resposta claramente detetável do tipo de IgM e depois mais uns dias para termos resposta do tipo de IgG”, ressalvando que “pode haver testes que sejam negativos quando efetivamente não foi, completamente, eliminada a infecção anteriormente”, em nota sobre o diagnóstico de reinfeção que, na opinião da Professora e investigadora principal do iMM, “tem que ser reequacionado em muitos casos e estudos que estão a decorrer”.

Por sua vez, e sobre o estudo das diferentes respostas imunitárias registadas até ao momento, o Professor Luís Graça entende que “não temos dados suficientes para poder dizer que há uma quantidade significativa de doentes assintomáticos que não desenvolve imunidade para a infeção de SARS-Cov-2, é preciso mais estudos e mais dados”, alertando que a interpretação dos estudos deve ser cautelosa.

Ana Espada de Sousa partilha da mesma opinião e defende que, “na realidade, o que precisamos é de um tempo de seguimento significativo desta pandemia para conseguirmos perceber até que ponto é que estes anticorpos que são, geralmente, gerados em todos os indivíduos são sustidos e são protetores”, adiantando que a experiência adquirida com outros coronavírus demonstra que a imunidade se perde após um período de 2-3 anos.

Luís Graça denota, ainda, “vários fatores que podem contra-balançar o efeito de uma duração limitada desta proteção” e “o facto de haver um resíduo de anticorpos contra o SARS-Cov-2 poder diminuir a patogenicidade e evitar formas mais graves da doença”, numa conversa que pode rever aqui.

O podcast COVID-19 News trata-se de uma iniciativa da News Farma, com o apoio da Daiichi-Sankyo, destinada a profissionais de saúde e que aborda questões relativas à Covid-19, reunindo um ou mais especialistas em conversa com o jornalista que modera a discussão.