Notícias do Pedagógico
Notícias do Pedagógico
Nº 127| NOV’18
DAS CLÁSSICAS AULAS TEÓRICAS PARA A ”FLIPPED CLASSROOM”
O ensino começou como a arte de ler manuscritos únicos e de valor imensurável a um grupo restrito de aspirantes à sabedoria e conhecimento superiores.
Atualmente, nesta era digital, a informação está em todo o lado e isso inclui os "manuais do conhecimento", que, noutros tempos, apenas estariam em poder dos mais prestigiados sábios e professores.
Porém, esta já não é a nossa realidade e as clássicas aulas teóricas começam a ser ultrapassadas por novos e melhorados métodos.
É aqui que entra o "Ensino Invertido" ou "Flipped Classroom", cuja principal premissa assenta na acessibilidade on-line ao conhecimento para os alunos. Um dos seus pontos fortes é ser adequado para todo o tipo de estudantes: notívagos, matutinos, de aprendizagem mais rápida, mais pausada ou estruturada, qualquer um!
Nesta técnica de ensino, a aula teórica transforma-se num espaço de interação prática e direta entre alunos, professores e aplicações diretas da matéria.
Se ficou intrigado, veja este pequeno vídeo bastante elucidativo de como “inverter” as suas aulas teóricas, uma prática já atual em certas disciplinas do MIM.
size="10"
Notícias do Pedagógico
Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa