Do lado de cá
Um nariz comprido, ou a importância de sermos solidários
size="10"
Aposentar-se não significa parar. Que o diga a nossa colega Manuela Ajuda Nunes, que todos, incluindo professores e gerações de alunos, se habituaram a tratar afectuosamente por ‘Mané’. Entre tantas outras coisas, a Mané tem-se dedicado, já avó, a escrever muitas das suas histórias, ela que as conta como poucos e nutre pelos livros e pela literatura um gosto que a sua tão estimada – e partilhada - biblioteca pessoal bem demonstra.
Os amigos e familiares sabiam que, mais cedo que tarde, chegaria o dia em que algumas destas histórias chegariam às páginas de um belo livro que nos falasse dos valores que são os da Mané, a sua inquebrantável solidariedade, a amizade e a fraternidade, trazendo, pelo meio… um nariz particularmente comprido!
E foi assim que, no passado dia 3 de março, se realizou, no Auditório Cid dos Santos da Faculdade de Medicina, o lançamento do livro infanto-juvenil O Meu Nariz Comprido. Aqui se deslocaram amigos e familiares, miúdos e graúdos, a que se juntaram crianças internadas no Serviço de Pediatria do Hospital de Santa Maria, para ouvir a autora e o Professor João Justo, da Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, que apresentou a obra. Foram, para todos, momentos de boa disposição e convívio, afinal é esse um dos propósitos da arte, em particular a literatura, aproximar as pessoas.
As crianças não precisaram que as chamassem, rapidamente encheram o anfiteatro de risos e conversas, tendo os visitantes, inclusivamente, tido a oportunidade de oferecer um livro ao Serviço de Pediatria, por onde a Mané passou um dia, com a energia que, com quase setenta anos, está longe de ter perdido.
Uma palavra de agradecimento é devida à Faculdade de Ajudar, o projecto de responsabilidade social da FMUL, que ajudou a fazer a ponte com o Serviço de Pediatria. Cada um dos presentes neste lançamento teve a oportunidade de trazer um livro para oferecer às crianças que aqui estão internadas.
Em especial para todos os pais que nos lêem, deixamos a referência deste livro que promete fazer as delícias da criançada e que vivamente recomendamos:
Um nariz comprido, Mané Ajuda (texto e ilustrações). Chiado Editora, 2018
size="10"
"A quem ouviu esta estória
Dois conselhos quero dar:
Nunca rir do mal dos outros!
Pensar sempre em ajudar!"
[su_custom_gallery source="media: 22427,22424" limit="32" link="image" target="blank" width="280" height="270"]
size="20"
André Silva
Equipa Editorial