Notícias do Pedagógico
Pedagogic News JUN and JUL|17
Nº 91| JUN’17
ESTUDO
OS SETE PILARES DA ARTE DA MEDICINA
Apesar dos enormes avanços na ciência da medicina, o encontro interpessoal entre o doente e o médico continua a ser algo fundamental no cuidado médico. Uma quantidade considerável de pesquisa já explorou os vários aspetos desta relação, incluindo a comunicação entre doente e médico, interações difíceis entre estes e o que o médico considera significativo no seu trabalho. São estes aspetos interpessoais da cura que podem ser considerados a "arte da medicina".
Um problema é que a maior parte dos artigos publicados tem tendência em teorizar demasiado e não especificar como os médicos se devem comportar. Neste artigo, o autor que treinou internos em Medicina Geral e Familiar durante anos, fez uma revisão de literatura e delineou os 7 pilares do que compõem então a " arte da medicina".
Notícias do Pedagógico
Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa
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Nº 92| JUL’17
ARTIGO DE REVISÃO
FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO MÉDICA: COMO EDUCAR PARA UMA PRÁTICA HUMANA?
A profissão médica assiste diariamente a estrondosas inovações tecnológicas e a crescentes expectativas de excelência nos seus profissionais. Como tal, é imprescindível refletir sobre as bases filosóficas que informam o ensino médico nos seus princípios, meios e fins. Numa área onde o conhecimento cresce de forma explosiva e a especialização é cada vez maior, é essencial tecer a dimensão ética e humana da prática médica em toda a experiência académica.
Abraham Flexner, grande reformador das escolas norte-americanas do século passado, privilegiou a aquisição de capacidades científicas e clínicas pelos estudantes. No entanto, defendia que a aprendizagem destas competências deveria cursar necessariamente com a 'iniciação' nos valores e na cultura própria da prática médica. No entanto, muitas vezes esta 'iniciação' na componente humanística da Medicina é isolada em disciplinas específicas, formando o que alguns autores denominam de 'um gueto das Humanidades'.
O artigo em anexo, "Reconstructing a lost tradition, the philosophy of medical education in an age of reform", procura investigar e reconstruir o papel da filosofia da educação como agente estruturador e unificador do ensino médico. Criando uma cultura médica onde a discussão dos aspetos humanos da Medicina é corrente e constante, promoveremos a formação do médico não só enquanto profissional, mas também enquanto pessoa.
Notícias do Pedagógico
Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa
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