Notícias do Pedagógico
Pedagogic News APR and MAY | 17
Nº 83| APR’17
ARTIGO PEDAGÓGICO
TEST ENHANCED LEARNING
O Curso de Medicina apresenta uma vasta gama de conhecimentos a serem assimilados e aplicados, muitas vezes vários anos depois do ato de aprendizagem. Como tal, é fulcral que o processo educativo disponha de meios que promovam a memorização e a inter-relação de conceitos .
Durante muito tempo vista apenas como uma ferramenta avaliativa, a realização de testes tem sido associada a uma melhor retenção da informação, particularmente quando o ato avaliativo é periódico e está próximo do momento de aprendizagem. O artigo Test-enhanced learning in medical education discute este tema e a sua aplicabilidade à educação médica.
Leia o artigo aqui
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Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa
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Nº 84| MAY’17
Medical Education Reimagined: A Call to Action
Os autores propõem um novo modelo para a educação médica baseada na ideia de uma sala de aula “trocada”. Neste modelo os estudantes teriam acesso a vídeos online (10 minutos) para aprenderem novos conceitos a seu passo e quando desejável. O conteúdo poderia ser visto quantas vezes os alunos achassem necessário para adquirirem à vontade com o conhecimento de modo (maneira) a estarem preparados para a aula. Na aula, as sessões seriam interativas de maneira a ser possível aos estudantes aplicarem os conceitos recém-adquiridos.
A educação médica precisa de ser reinventada atendendo à emergência de apoios digitais educativos, à expansão do conhecimento biomédico e ao aumento da especialização na prática da medicina. No artigo, as mudanças propostas pelos autores enfatizam a necessidade de delinear um novo currículo nuclear onde se tem em atenção o novo mundo digital e em que é potenciada a retenção e relevância de conhecimento através de exercícios extremamente interativos.
Se pretender mais informação, leia o artigo aqui
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Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa
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Nº 85| MAY’17
CONFERÊNCIA PEDAGÓGICA
SEMANA ACADÉMICA DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA UPORTO
Ocorreu na semana de 8 a 12 de maio a Semana Académica de Formação Pedagógica da Universidade do Porto. Esta edição do evento apresentou formações focadas na importância de vídeos como ferramenta pedagógica, assim como na definição de objetivos e competência de aprendizagem na estratégia pedagógica dos modelos educativos.
Como sessão de abertura, ocorreu na manhã do dia 8 uma palestra pela convidada Dilly Fung (Professor of Higher Education Development, University College London), intitulada "Excellent Education in Research-Rich Universities: New Directions?".
Para saber mais sobre este evento, consulte aqui
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Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa
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Nº 86| MAY’17
CURIOSIDADES
A DISSEÇÃO E A EMOÇÃO
Existe uma discussão a decorrer sobre a dissecção como estratégia de educação, no sentido mais teórico e anatómico do termo, e como treino para skills emocionais.
Poderá consultar o artigo aqui.
Este estudo tentou perceber quais a reações emocionais, atitudes e crenças que os novos alunos têm quando expostos a uma dissecção de um cadáver humano. Com a passagem dos alunos por este clássico rito, os autores analisaram os níveis de ansiedade dos alunos em relação à morte e tentaram estabelecer uma relação entre a dissecção e o “medo” da morte.
Assim que os estudantes foram ganhando experiência com a dissecção, as suas reações emocionais foram diminuindo e as suas atitudes e crenças alteraram-se. Diferenças estatisticamente significativas no nível de ansiedade em relação à morte emergiram.
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Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa
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Nº 87| MAY’17
ESTUDO
STRESS ENTRE ESTUDANTES DE MEDICINA
É dado adquirido de que, ao longo do curso de Medicina, os estudantes lidam com níveis elevados de stress. Este stress está associado a uma multiplicidade de efeitos psicológicos que condicionam fortemente o bem-estar de alguns alunos, tais como depressão, burnout e abuso de substâncias. No entanto, nem todos os alunos apresentam as mesmas respostas ao stress.
O artigo abaixo procura explorar os processos que condicionam a vulnerabilidade em alguns alunos mas não em outros. Assim sendo, os autores investigaram as características do meio social em instituições de ensino médico, assim como fenómenos de identidade pessoal, gerência de trabalho e conformismo entre os estudantes. Apenas entendendo os factores envolvidos nestes processos podemos construir uma Escola mais inclusiva, mais próxima e mais atenta às necessidades dos alunos.
Aceda ao artigo aqui.
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Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa
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