Clinical pathology
Director

"A Medicina Laboratorial está integrada no Módulo V.I – Medicina Interna, 4º Ano, 1º e 2º semestres. Tem uma carga letiva de 13 aulas lecionadas em 4 blocos (2 em cada semestre). As aulas são teórico-práticas.

Tem como objetivos habilitar os estudantes a:
1- Descrever o processo analítico nas diferentes fases: pré-analítica, analítica e pós-analítica.
2- Especificar as variáveis pré-analíticas controláveis e não controláveis; enumerar os principais interferentes no processo analítico.
3- Descrever os requisitos de qualidade das determinações analíticas e conhecer conceitos estatísticos básicos, em laboratório clínico.
4- Interpretar os resultados laboratoriais
5- Estabelecer genericamente o plano de investigação dos doentes pelos meios complementares de diagnóstico e interpretá-los fisiopatologicamente."

O Serviço de Patologia Clínica, ao qual pertencem os docentes da Medicina Laboratorial, tem participado regularmente em projetos de investigação laboratorial próprios e em projetos de investigação clínico-laboratoriais, em colaboração com outros Serviços do CHLN, com a Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, com outras instituições de ensino superior nacionais e com o Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge.
Participa também em diversos ensaios clínicos em curso no CHLN, assegurando a realização dos parâmetros laboratoriais que os integram, bem como a preparação de amostras que são analisadas em laboratórios centrais.

Share