Clinical Immunology Laboratory
Director

A Imunologia Clínica é uma área transversal à maioria das especialidades médicas e cirúrgicas, sendo atualmente consensual que muitas das intervenções terapêuticas moduladoras da história natural de múltiplas doenças terão provavelmente que ter uma base imunológica.

No âmbito do ciclo clínico da FMUL, a existência desta unidade orgânica – Laboratório de Imunologia Clínica – tem uma relevância estratégica fundamental. Por um lado assegura um ensino e investigação alicerçados numa base laboratorial reconhecidamente indispensável à especialidade de Imunoalergologia e Imunologia Clínica. Por outro lado, garante a estreita interação de um laboratório de diagnóstico diferenciado e investigação com as diversas clínicas universitárias ligadas à assistência médica nas doenças de base imunológica, integrando o Centro de Imunodeficiências Primárias do CAML.

O Laboratório de Imunologia Clínica desenvolveu-se na interface da FMUL com o Hospital de Santa Maria em associação com o laboratório do Instituto de Medicina Molecular (IMM), liderado pela Prof.ª Dr.ª Ana Espada de Sousa. O Laboratório de Imunologia Clínica integra assim plenamente o espírito do Centro Académico de Medicina de Lisboa (CAML) pretendendo ter um papel catalizador das três instituições envolvidas, contribuindo para uma melhor formação pré e pós graduada, melhores cuidados de saúde e para o desenvolvimento de investigação de qualidade internacionalmente competitiva.

O trabalho de investigação que tem vindo a desenvolver é internacionalmente reconhecido nas seguintes áreas de imunologia humana:
- Infecção HIV/SIDA com destaque para infecção pelo HIV-2;
- Reconstituição imunológica focado no desenvolvimento de células T no timo humano e na homeostasia das células T CD4 naives;
- Regulação das respostas imunitárias e células T reguladoras Foxp3+;
- Imunodeficiências primárias;
- Imunoterapia especifica na doença alérgica;
- Imunologia das mucosas.

O Laboratório de Imunologia Clínica desenvolve atividade de prestação de serviços à comunidade, fornecendo testes imunológicos diferenciados não disponíveis em outras unidades da área da Saúde. Estes testes destinam-se a avaliar imunodeficiências e monitorizar a reconstituição imunológica, bem como a caracterizar doença alérgica complexa. Foram estudados em 2018 um total de 399 doentes, contabilizando 3202 testes.

O Laboratório de Imunologia Clínica integra médicos com atividade clínica no Centro Hospitalar Universitário Lisboa-Norte, nas Clínicas Universitárias de Medicina II e Imunoalergologia e Serviço de Medicina Intensiva. No âmbito da atividade assistencial destaca-se a relacionada com o Centro de Imunodeficiências Primárias, ao qual o Laboratório de Imunologia Clínica está afiliado.

Os dados referentes a consultas e internamentos relacionados com a actividade assistencial desenvolvida no âmbito do Centro de Imunodeficiências Primárias e/ou pelos médicos com afiliação ao Laboratório de Imunologia Clínica não são integrados neste relatório dado a sua sobreposição com outras unidades estruturais da FMUL, nomeadamente Clínicas Universitárias de Medicina II e de Imunolaergologia.

Share
Contacts

Edifício Egas Moniz - Piso 3

Secretariado: Paula Saavedra
Contacto Interno:  44443
 

Phone
+351 21 798 5169