Doenças Metabólicas e Comportamento Alimentar

O aumento da esperança de vida e as modificações ambientais ao nível da disponibilidade alimentar e do sedentarismo criaram condições para uma alteração profunda ao nível da morbilidade e risco de mortalidade dos seres humanos nos países desenvolvidos.

Esta constatação necessita ser acompanhada dum aprofundamento do conhecimento e investigação nesta área, numa perspectiva multidisciplinar.

As transformações ocorridas deverão ser estudadas ao nível universitário, nos ramos de conhecimento que estão afins, duma forma transversal – saúde pública, biologia, bioquímica, genética, psicologia, psiquiatria, nutrição, clínica da obesidade, da diabetes e das doenças cardiovasculares, cirurgia.

Plano de Estudos

1.º ano 1.º semestre

Tipologia de horas de contacto: T-Teórica, TP–Teórico-Prática, S–Seminário

Unidade curricular ( PT/EN)  N.º de ECTS  Nº de horas de Contacto (aulas)
Determinantes e consequências das doenças metabólicas / Determinants and consequences of metabolic diseases 4 30
Alimentação humana / Human Consumption 5 37
Epidemiologia e avaliação da obesidade / Epidemiology and evaluation of obesity 4 30
Metabolismo geral / General Metabolism  3 22
Genética / Genetics 9 51
Área complementar de formação I / Complementary training area (I) 4 44

1.º ano 2.º semestre

Unidade curricular ( PT/EN)  N.º de ECTS Nº de horas de Contacto (aulas)
Doenças do Comportamento Alimentar / Feeding behavior disorders 5 37
Diabetes / Diabetes 6 44
Bioquímica / Biochemistry 4 44
Medicina / Medicine  5 22
Anatomofisiologia e Cirurgia / Anatomy and surgery 6 59
Área complementar de formação II / Complementary training area (II) 5 44

Objetivos Gerais

Aumentar o conhecimento nas áreas das disciplinas administradas de modo a exercer a profissão a que está destinada a sua licenciatura duma forma mais avançada. Nomeadamente adquirir competência ao nível da compreensão das determinantes e consequências da doença e dentro desta área o que é prevenção, o que é gestão da saúde e a centralidade do doente e das pessoas em geral.

Objetivos Específicos

Dotar os profissionais, com o grau de Mestre com competências específicas para exercer funções técnicas em áreas como a obesidade, as doenças do comportamento alimentar e as doenças metabólicas.

Acreditação
Aquisição de Competências

Os mestres em Doenças Metabólicas e Comportamento Alimentar podem desempenhar funções nesta área em organismos públicos destinados à prevenção de obesidade e diabetes, sejam aqueles que dependem do Ministério da Saúde sejam os que dependem do Ministério da Educação. Também ficam diferenciados em grau mais elevado para o emprego na indústria agroalimentar e para a clínica privada ou pública, tendo adquirido instrumentos para a progressão. Poderão integrar equipas de investigação, inserindo-se em projectos, como colaboradores. Na carreira profissional o mestrado é integrado na progressão e destaque em clínica ou administração dietética ou nutricional, enfermagem, engenharia alimentar, psicologia relacionada com a clínica de comportamento alimentar e Medicina.

Destinatários e Vagas

Os titulares do grau de mestre ou o equivalente legal nas seguintes áreas do conhecimento nas áreas de medicina, biologia, psicologia, dietética, nutrição, motricidade humana, enfermagem ou ciências afins.

A título excepcional, os titulares do grau de licenciado ou equivalente legal, detentores de um currículo escolar ou científico, especialmente relevante, que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos, pela comissão científica do curso de Mestrado em Doenças Metabólicas e Comportamento Alimentar.

O curso funcionará com um número máximo de 16 vagas.

Propinas/ Valor da inscrição

A propina poderá ser paga, na sua totalidade ou em prestações, de acordo com os prazos e valores indicados na deliberação de propinas para o ano letivo 2020/2021.

Comissão Científica

Prof. Doutor Manuel Diamantino Pires Bicho – Coordenador
Prof. Doutor Daniel José Branco de Sampaio
Prof. Doutor Henrique Manuel Bicha Castelo