Doenças Metabólicas e Comportamento Alimentar

O aumento da esperança de vida e as modificações ambientais ao nível da disponibilidade alimentar e do sedentarismo criaram condições para uma alteração profunda ao nível da morbilidade e risco de mortalidade dos seres humanos nos países desenvolvidos.

Esta constatação necessita ser acompanhada dum aprofundamento do conhecimento e investigação nesta área, numa perspectiva multidisciplinar.

As transformações ocorridas deverão ser estudadas ao nível universitário, nos ramos de conhecimento que estão afins, duma forma transversal – saúde pública, biologia, bioquímica, genética, psicologia, psiquiatria, nutrição, clínica da obesidade, da diabetes e das doenças cardiovasculares, cirurgia.

Objetivos Gerais

Aumentar o conhecimento nas áreas das disciplinas administradas de modo a exercer a profissão a que está destinada a sua licenciatura duma forma mais avançada. Nomeadamente adquirir competência ao nível da compreensão das determinantes e consequências da doença e dentro desta área o que é prevenção, o que é gestão da saúde e a centralidade do doente e das pessoas em geral.

Objetivos específicos

Dotar os profissionais, com o grau de Mestre com competências específicas para exercer funções técnicas em áreas como a obesidade, as doenças do comportamento alimentar e as doenças metabólicas.

Aquisição de Competências

Os mestres em Doenças Metabólicas e Comportamento Alimentar podem desempenhar funções nesta área em organismos públicos destinados à prevenção de obesidade e diabetes, sejam aqueles que dependem do Ministério da Saúde sejam os que dependem do Ministério da Educação. Também ficam diferenciados em grau mais elevado para o emprego na indústria agroalimentar e para a clínica privada ou pública, tendo adquirido instrumentos para a progressão. Poderão integrar equipas de investigação, inserindo-se em projectos, como colaboradores. Na carreira profissional o mestrado é integrado na progressão e destaque em clínica ou administração dietética ou nutricional, enfermagem, engenharia alimentar, psicologia relacionada com a clínica de comportamento alimentar e Medicina.

Destinatários e Vagas

Os titulares do grau de mestre ou o equivalente legal nas seguintes áreas do conhecimento nas áreas de medicina, biologia, psicologia, dietética, nutrição, motricidade humana, enfermagem ou ciências afins.

A título excepcional, os titulares do grau de licenciado ou equivalente legal, detentores de um currículo escolar ou científico, especialmente relevante, que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos, pela comissão científica do curso de Mestrado em Doenças Metabólicas e Comportamento Alimentar.

O curso funcionará com um número máximo de 16 vagas.

Comissão Científica

Prof. Doutor Manuel Diamantino Pires Bicho – Coordenador