Doenças infecciosas: “têm sido um grande obstáculo ao desenvolvimento Da humanidade”
Share

homem sentado numa mesa com vários livros

Francisco Antunes, Professor Jubilado no Instituto de Saúde Ambiental da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL) e Médico Infecciologista, afirmou numa entrevista à Médico News que, “as pandemias e as epidemias têm um grande impacto e são um obstáculo no desenvolvimento da humanidade. Desde que se começaram a constituir as cidades e as grandes aglomerações várias pandemias têm emergido”.

O Professor, esteve presente na primeira conferência do 17.º Encontro Nacional de Atualização em Infeciologia, resumiu a história das pandemias e epidemias no mundo.

O especialista em Medicina Tropical, começou por salientar o impacto que as epidemias e as pandemias tiveram e continuam a ter, destacando o efeito “particular sobre alguns impérios, como o Romano, e, inclusivamente, na destruição de populações nas Américas com a chegada dos europeus com a varíola e o sarampo, que causaram mais mortes que as armas dos conquistadores”, remata o moderador da Conferência “Breve história das doenças infecciosas”.

“Com o advento das vacinas, de melhores condições sanitárias das populações e, em 1940, com o advento dos antibióticos estimava-se que as doenças infecciosas, em breve, seriam erradicadas, mas, de facto, emergiram outras doenças e pandemias”, declara o Infecciologista, reconhecendo a infeção por SARS-CoV-2 como uma delas.

Em nota final, o Professor Doutor Francisco Antunes assegurou que, o aparecimento de outras patologias, levam “a considerar que as doenças infecciosas e as epidemias continuarão a existir enquanto a humanidade existir”.

 

Fonte: Médico News