Diretor da FMUL comenta Declaração de Compromisso apresentada aos novos alunos

Em entrevista à SIC, o Diretor da FMUL, Prof. Fausto Pinto, prestou esclarecimentos sobre a Declaração de Compromisso que consta do Despacho 69/2020, noticiado como uma medida acordada entre a Faculdade e a Associação de Estudantes no que respeita às diligências para o novo ano letivo perante os riscos de contágio existentes no contexto da atual pandemia.

Declaração

À SIC, o Professor Fausto Pinto esclareceu que a Declaração de Compromisso, que deverá ser assinada pelos novos alunos no momento da matrícula, “é o equivalente ao consentimento informado que nós estamos habituados a fazer em Medicina, em que explicamos ao doente o procedimento, os riscos e benefícios e em que o doente assina a dizer que tem conhecimento e aceita esses riscos e benefícios associados ao procedimento”, sublinhando que na eventualidade de “qualquer situação clínica que ocorra aos estudantes, docentes ou qualquer funcionário” é garantido “o acesso ao Serviço Nacional de Saúde” para o devido tratamento.

Por sua vez, a Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa declarou à SIC que assumir o risco e as consequências faz parte da conduta cívica de futuros médicos.

Livros com marcadores