A data celebra-se a 29 de setembro, mas na FMUL foi festejada ontem com iniciativas que passaram por várias atividades que foram desde o showcooking, ao exercício físico. No final um coração humano ganhou forma em frente à Reitoria da Ulisboa e contou com a presença de alunos das várias escolas ali existentes.
As primeiras palavras foram as do Prof. Doutor Fausto Pinto que explicou que estas atividades a acontecerem um pouco por todo o mundo, são uma iniciativa da Federação Mundial do Coração com o propósito de passar mensagens que cheguem à população em geral, mas também aos decisores políticos para que tomem medidas que afetem de forma positiva, a vida das pessoas. Recordou ainda que as doenças cardiovasculares continuam a ser a principal causa de morte no mundo e por isso nunca é demais recordar os números e dar alternativas saudáveis para que sejam aplicadas e replicadas.
Esta foi uma organização do CCUL que contou com o apoio de várias áreas da FMUL, o que garantiu atividades diversificadas.
A manhã começou com o showcooking de duas receitas garantidas pela equipa do Laboratório de Nutrição: salada mediterânica de cavala e bolinhas heart healthy. À medida que eram executadas, eram também explicados os ingredientes, proveniência, qualidades e benefícios. Pequenas porções foram distribuídas pela plateia que foi unânime na aprovação.
A manhã já ia longa e era tempo de fazer uma pausa ativa. Falou-se da importância do movimento sobretudo quando se trabalha sentado. A recomendação é que durante o dia faça um break de manhã e outro de tarde para alongamentos. Ocupa pouco tempo e pode fazer toda a diferença na sua saúde.
Mas mais do que dar teoria, pôs-se em prática no Grande Auditório, que por alguns minutos ficou transformado num ginásio.
Seguiu-se o Cardioquiz que por vezes surpreendeu com as respostas. A diferença entre ser ou ser sedentário por exemplo, gerou algumas dúvidas prontamente explicadas pela equipa do CCUL.
Para terminar a manhã uma sessão de calma mental chamada de Shamata. O convite a uma pausa de alguns minutos para olhar para dentro e deixar-se absorver pelos sentidos deixando o resto de fora.
Está provado que a meditação ativa novos circuitos cerebrais e que com o tempo haja uma espécie de reprogramação que ajuda a combater a ansiedade e o stress.
Depois de uma manhã cheia, estava na altura da refeição e as mesas repletas de frutas e de outros alimentos deliciosos, todos com a garantia de serem saudáveis, fez as delicias dos participantes que aproveitaram o momento para trocar umas palavras sobre a temática do evento e marcar encontro para a formação do coração humano, frente a Reitora da Ulisboa.
A professora Susana Constantino incansável na organização, contagiou todos com a sua energia e boa disposição. Foi ela quem trouxe a fita para pudermos dar forma ao coração humano, que acabou por encerrar o dia.
Quando saímos e após um dia intenso, estávamos todos de coração cheio.