Dia Internacional do Enfermeiro celebrado com balões e frases de agradecimento no CHULN

grupo de pessoas

Dia 12 de maio celebra-se o Dia Internacional do Enfermeiro e a data foi assinalada no Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte com várias iniciativas. No Hospital de Santa Maria, no piso 1 e 2, foram colocados vários balões de cor branca e amarela, as duas cores da enfermagem, e cada um desses balões, cerca de mil em Santa Maria e de 300 no Hospital Pulido Valente continham uma de 4 mensagens: #Somos SNS; Muito obrigado aos enfermeiros do CHLN, 12 de maio Dia Internacional do Enfermeiro e 24 horas por dia 7 dias por semana. Houve também a colocação de faixas com agradecimentos à classe. ‘Quisemos chamar a atenção para a data e ao mesmo tempo que esta fosse uma forma agradável e marcante de chegar ao trabalho’, diz Carla Martins adjunta da enfermeira chefe do Hospital de Santa Maria e uma das organizadoras das ações.

Mas houve alguns percalços, conta; ‘Os balões começaram a cair, devido à temperatura alta e um grupo de 15 a 20 pessoas veio hoje, às 5h30 da manhã, de propósito, encher mais balões, para que pelo menos, se mantivessem até a meio da tarde, para os colegas que entram nesse turno. O objetivo eram 1800, mas não conseguimos encher tantos.’ O número não é aleatório. ‘São mais ou menos o número de profissionais que calculamos ter.’

Este dia coincidiu também com uma iniciativa ligada a uma cadeia de ginásios, onde um grupo de enfermeiros especializados em obstetrícia fez uma ação de formação junto de mulheres grávidas. Helena Laginha, Enfermeira e também ela adjunta da Enf. Chefe, acompanhou este grupo; ‘Foi uma ação muito interessante com uma participação muito ativa das envolvidas. As mães têm sempre muitas dúvidas. O tema “Ser Mãe, o caminho que se inicia” proporcionou assim, uma conversa onde desta vez, ‘foi o hospital que se deslocou à comunidade e não o contrário, como é costume’, disse.

mesa com pessoas

Pela manhã, a ministra da saúde, Marta Temido esteve também no hospital. ‘Veio direcionada à Hospitalização Domiciliária, mas manifestou o agradecimento aos profissionais de enfermagem e deu os parabéns pelo dia.’

baloes

Na verdade, a mensagem que quisemos passar hoje é aquilo que nós gestores de enfermeiros sentimos que é o agradecimento aos nossos enfermeiros, que nos últimos tempos têm tido dias difíceis,’ diz Carla Martins.

Com os casos da Covid 19 a aumentarem as enfermeiras manifestam preocupação e estão alerta. Embora os números de internamento ainda não tenham aumentado, a afluência às urgências e o número de testes feitos subiram. ‘De acordo com a nossa experiência sabemos que há um delay entre o aumento de casos e os internamentos, por isso mantemo-nos alerta,’avança Carla Martins.

poster

enfermeiras

A Covid 19 trouxe desafios a todos os profissionais de saúde e à população em geral. Os enfermeiros tiveram a capacidade de se adaptar, de inventar e de criar respostas para gerir o dia a dia. ‘Tivemos colegas que se disponibilizaram para estarem envolvidos na criação de material com impressoras 3 D e outros que se disponibilizaram para trabalhar em parceria com as costureiras da casa na criação de fatos de proteção, que na altura nem sabíamos bem o que isso queria dizer.’

Esta enorme capacidade de entrega e de ‘resiliência’ que ambas destacam, merece ser recompensada e não deve só com as vitórias pessoais e os agradecimentos feitos pelos familiares e pelos utentes quando saem do hospital já recuperados. É necessário que o salário corresponda à magnitude do trabalho. ‘Lidamos com os bens maiores que as pessoas têm: a vida e a sua saúde. Isto é uma carga,’ garantem e, embora não levem todos os dias casos para casa, nem sempre é fácil lidar com as situações de sofrimento dos utentes e dos familiares.

A enfermeira Carla Martins veste a camisola da classe há já 29 anos e Helena Laginha há 39 e ambas destacam o papel fundamental da formação e do reconhecimento pela vertente científica e académica e, ‘neste momento temos uma massa académica bastante elevada, garante Helena Laginha. O conhecimento dá-lhes segurança e consequentemente mais poder,’ acrescenta.

Mas a par do conhecimento há uma outra vertente que não pode ser descurada: a humana. ‘Costumo dizer aos alunos que passaram por mim e aos enfermeiros que iniciam funções nos meus serviços que, no dia em que um doente esteja em sofrimento ou a família esteja em sofrimento e não sentirem nada então ponderem seriamente em deixar a profissão ou pedir ajuda,’ conclui Carla Martins.

cartao

O que é ser enfermeiro?

Carla Martins

‘Ouvi na rádio Comercial e vi nas redes sociais a frase a dizer que ser enfermeiro é muito mais do que uma profissão’ e eu concordo porque  tem características muito particulares. Lidamos com uma fase frágil da vida das pessoas.’

Helena Laginha

Ser enfermeiro é cuidar! Sei que é uma palavra banal, mas contém tudo o que um enfermeiro deve ser. Nós que já estamos numa fase de gestão de equipas, temos de ter a noção de que também elas precisam de ser cuidadas porque só assim estarão aptas a cuidar dos outros.’ Uma vez mais; cuidar.