Dia de visita
Share

"Isto é incrível"

Alunos de 1º ano visitam Teatro Anatómico

alunos a visitarem teatro anatómico

 

No Instituto de Anatomia há uma sala que recebe muitos visitantes e que arranca sentimentos de surpresa e curiosidade, sempre que é visitada. Falamos do Teatro Anatómico que recentemente foi alvo de uma reestruturação por parte da equipa que o constitui e, atualmente, tem muitas mais peças anatómicas em exposição.

São objetos de elevado valor científico que até há poucos meses estavam guardados em zonas mais recatadas. Agora, estão classificados, arrumados e dispostos em mesas, visíveis aos olhos atentos de quem visita este espaço.

Terça feira, não foi diferente! Os alunos de nutrição e de medicina fizeram a primeira, de muitas, incursões Aquele espaço de “conhecimento cientifico, de divulgação entre pares nacionais e internacionais,” foi assim que o Professor Pedro Oliveira, responsável pela cadeira de anatomia, apresentou aquela sala. É também um espaço onde são dados cursos pós-graduados de cirurgia. “São postas em práticas técnicas que serão mais tarde aplicadas aos vivos.” Estas frases foram ditas ainda num contexto de sala de aula, porque os alunos têm de conhecer as zonas históricas que esta faculdade tem e que estão espalhadas pelo edifício do HSM. O Anfiteatro José Serrano é uma dessas salas! Dispostos nas velhinhas cadeiras de madeira já gasta, sentaram-se pela primeira vez estes alunos, sem talvez terem consciência de quantos a eles antecederam.

 

Professor a falar para uma plateia

 

alunos vistam anfiteatro

O que é a anatomia?

“É uma pergunta com uma resposta difícil”, voltou o professor a dizer, mas conseguiu encontrar as palavras certas para uma aproximação da definição: “é uma ciência que permite compreender o corpo” e não é “marrando que vão aprender anatomia, é estudando com tempo,” portanto, reforçou, “não guardem para a véspera do exame. Vão estudando.”

 

alunos no teatro anatómico

 

alunos no teatro anatómico

Esta disciplina é um clássico no imaginário dos alunos. Quase todos entram já conscientes do “cadeirão que se trata” e isto acontece porque é todo um novo mundo., como uma nova linguagem e conceitos desconhecidos. Decorá-los é difícil, compreende-los também. Conseguir aprender tantas novas palavras e conseguir contextualiza-las e faze-las ganhar sentido objetivo é um desafio, mas se há alguém que que consegue, são estes alunos. Falamos de alguns dos melhores do país e iremos acompanhá-los ao longo da sua licenciatura quer seja em nutrição quer seja em medicina.  

Alunos visitam teatro anatómico

A visita foi "surpreendente" e "incrível" nas palavras deste grupo. Fizeram e responderam a perguntas e alguns assumiram que era bastante "impactante", mas que "ao fim de um tempo torna-se já aceitável". pelo sim pelo não, a professora Lia Neto, que também recebeu este grupo, ia perguntando se estavam todos bem dispostos, mas neste dia, ninguém sentiu tonturas nem desmaiou.

aluna no teatro anatómico

 

Alunos no Teatro anatómico

 

Abandonaram o corredor com os frascos, os esqueletos, crânios e toda a espécie de material de estudo científico, que mais à frente vai fazer parte do dia a dia. 

Seguiram para mais atividades, mas  lançaram mais um olhinho antes da ida definitiva.