Dia da Criança assinalado no CHULN com concerto dos Calema
Share

Calema a chegar ao hospital de santa maria

 

O Dia Mundial da Criança é celebrado em vários países no dia 1 de junho e o Hospital de Santa Maria assinalou a data com uma série de iniciativas que decorrem durante a primeira semana do mês. No dia 1 o hall do piso 2 encheu-se de gente para ver cantar os Calema.

À medida que o tempo passava o hall enchia-se. Trabalhadores, pais e crianças que aqui estão internadas organizavam-se na sala para assistir ao tão aguardado concerto.

 

três crianças sentadas acompanhas pela mãe
Ana Almeida e os filhos

 

No meio da multidão descobrimos os irmãos Almeida. Acompanhados pela mãe, vieram a uma consulta de alergologia. “Soube que os Calema vinham cá cantar e aproveitámos que já estávamos cá, para os ver,” diz Ana Almeida, a mãe. Francisco, o irmão mais velho tem 14 anos e gosta dos Calema. Conta que já viu vários vídeos das canções, mas que nunca assistiu a um concerto. Eduardo, outros dos irmãos, frequenta o 5º ano e recorda que a escola assinala sempre este dia da criança com uma série de atividades dedicadas aos mais novos. A Zulmira, meio envergonhada, lá diz que gosta deste dia porque se sente especial. Neste dia costumam brincar juntos e o Francisco conta que aproveitou o dia para pedir um jogo especial, o monopólio.

 

Menina acompanhada da mãe e do cantor dos calema
Eloá Aveleira com a mãe e o cantor António Mendes dos Calema

 

Um pouco mais à frente está Eloá Aveleira. Tem 9 anos e nasceu com leucinose, uma doença metabólica, cujo diagnóstico precoce é fundamental na prevenção da deterioração neurológica. Com apenas 4 meses a família mudou-se de Angola para Portugal, para permitir que a criança tivesse os tratamentos adequados á sua condição. Acompanhada desde os 4 meses no Hospital de Santa Maria, a mãe foi informada que hoje os Calema vinham cá, e trouxe a menina. “Ela adora os Calema. Reage muito à música deles e sabia que a ia fazer feliz se viéssemos.” Mas de quem a Eloá é mesmo fan é do Ed Sheeran, “e quando veio a Portugal, conseguimos através da Make A Wish, estar com ele.” A associação faz parte dos parceiros que organizaram e tornaram possível as iniciativas que estão a decorrer.

 

Calema a cantar no hospital de santa Maria

 

A conversa com a audiência estava a correr bem e mais histórias haveria para contar, mas fomos subitamente interrompidos pela dupla que se fez anunciar. António e Fradique Mendes cantaram e encantaram. A audiência acompanhou-os à capela e não se coibiram de pedir mais canções. Os manos agradeceram o convite e deixaram algumas palavras de força e de coragem aos pais e às crianças; “nós também somos pais e queremos deixar algumas palavras de motivação e de força. É preciso acreditar que melhores dias virão. Feliz dia das crianças.”