Desenvolvimento Pessoal e Profissional para Estudantes

O sucesso académico é uma preocupação da Universidade de Lisboa. No sentido de melhorar o seu desempenho académico, a ULisboa promove um conjunto de iniciativas dirigidas a todos os seus estudantes.

As candidaturas estão abertas entre 1 e 15 de outubro e deverão ser formalizadas no sistema Fénix da Reitoria, não tendo qualquer custo associado. A posterior inscrição em cada ação tem um custo associado de 10€.

Ativa o teu semestre!

Nesta formação, vamos abordar técnicas eficazes de estudo, distinguir e reconhecer técnicas passivas e ativas de interiorização de conhecimentos e conhecer estratégias eficientes com vista a estabelecer métodos de trabalho que permitam que os estudantes alcancem os seus objetivos de forma eficiente, consistente e serena.

Communicare – Formação em Soft Skills

A comunicação é conhecida como uma das soft skills mais solicitadas no mundo empresarial e académico. Um(a) bom(a) comunicador(a) é, acima de tudo, alguém que conhece os princípios pelos quais uma comunicação eficaz se estabelece e os consegue aplicar nas suas conversações a nível pessoal, académico e profissional.

Nesta formação iremos abordar técnicas e temáticas relacionadas com uma comunicação eficaz e tomar consciência dos principais erros que, consciente ou inconscientemente, se cometem neste âmbito.

Software de apoio à investigação

A investigação inerente ao Doutoramento envolve vários processos e momentos que podem beneficiar do uso de software de apoio à investigação. Esta ação centra-se no uso de software para gestão de referências bibliográficas e processo de revisão de literatura, assim como para tratamento e análise de dados qualitativos.

Métodos de Trabalho (3º ciclo)

O Doutoramento é um processo longo e que lança diferentes desafios ao longo das etapas da sua realização. Muitas vezes, e concomitantemente, um doutorando assume outros papéis, como os associados ao âmbito familiar, social e/ou laboral. A diversidade de solicitações e a pressão para o desempenho académico podem gerar a necessidade de mobilizar recursos para uma eficaz gestão do tempo e das prioridades.

Este workshop procura desenvolver nos participantes a capacidade de refletir realisticamente sobre o estilo pessoal de funcionamento e sobre o modo como é feita a abordagem às tarefas conducentes à concretização dos objetivos estabelecidos.

Procura, igualmente, facultar algumas estratégias práticas passíveis de serem integradas nos procedimentos de trabalho.

Design Thinking (sessão de esclarecimentos)

A sessão tem como objetivo sensibilizar os estudantes de doutoramento para a existência de um conjunto de ferramentas e técnicas para pensar diferente, para ver novas oportunidades e para criar soluções inovadoras com impacto. Centrar-nos-emos na exploração dos princípios, conceitos e etapas do Design Thinking enquanto metodologia colaborativa e criativa de resolução de problemas. Serão igualmente dados exemplos de possibilidades de aplicação desta metodologia em contexto universitário.

O Design Thinking desenvolve um processo intencional, de modo a chegar a soluções novas, relevantes e com um impacto positivo, contribuindo para aumentar a confiança nas capacidades criativas, mostrando como transformar desafios difíceis em oportunidades.

O Design Thinking centra-se na pessoa (começa com uma profunda empatia e conhecimento das necessidades e motivações das pessoas), é colaborativo (beneficia, assim, de diversos pontos de vista e perspetivas e é um processo em que a criatividade de um reforça a criatividade de todos) e é otimista (acredita que todos podemos criar mudança – não importa quão grande é o problema, quão curto é o tempo ou quão baixo é o orçamento).

Saber Mais

Núcleo de Formação ao Longo da Vida
Reitoria da Universidade de Lisboa
Alameda da Universidade, 1649-004 Lisboa