Consulta de Cardio-Oncologia recebe prémio excelência
Share

A distinção OURO, atribuição máxima feita pela IC-OS- International Cardio-Oncology Society, foi atribuída à consulta de Cardio-Oncologia, integrada no CAML. Hoje, foi dia de inaugurar a placa que tem impressa a distinção que tanto honra a equipa.

e<quipa de cardio-oncologia ao lado de prémio
Da esquerda para a direita: Paula Costa, Fausto Pinto, Manuela Fiuza, Miguel Menezes, Andreia Magalhães, Beatriz Silva

A Sociedade Internacional de Cardio-Oncologia, nos EUA, atribuiu o Prémio Ouro, à Consulta de Cardio-Oncologia do CHULN, que está integrado no Centro Académico de Medicina de Lisboa, CAML. A coordenadora da Consulta e Professora da FMUL, Manuela Fiúza exibia orgulhosa a Placa com a distinção, que viajou dos EUA até ao Hospital de Santa Maria e encontrou numa parede do Serviço de Cardio-Oncologia, o seu lugar de destaque. A equipa envolvida posou para a fotografia junto do galardão que é de todos.

Esta distinção é importante porque atribuiu mérito e excelência ao serviço desenvolvido diariamente por todos os colaboradores que vão desde os médicos aos técnicos aos investigadores e aos restantes que de uma maneira ou de outra ali colocam o seu cunho.

Os critérios para atribuição são multidisciplinares e cumpri-los é uma tarefa de mérito que merece destaque. “É avaliada a atividade científica, investigação, publicações em revistas da especialidade, formação pré e pós-graduada bem como a forma como se processa a consulta e o volume de pacientes,” explica a Professora que acaba por partilhar uma história curiosa. O prémio foi recebido o ano passado em junho, mas a placa só chegou em abril de 2023 e explica porquê, “quando a International Cardio-Oncology Society, enviou para Portugal a encomenda, colocaram a morada, mas o código postal estava errado” e esse erro fez com que a placa fosse enviada de novo, para os estados Unidos, para o local de proveniência. “Embora dissesse Hospital de Santa Maria e indicasse o serviço onde devia ser entregue, os CTT não encaminharam a encomenda por causa deste erro.” Até que o processo começasse de novo demorou meses, quase 1 ano, e por isso, a distinção e a respetiva placa, de tão esperada, tornou-se ainda mais desejada. 

 

Gold- Award prémio exposto na parede

A equipa do serviço de cardio-oncologia desenvolve diariamente um trabalho que faz toda a diferença na vida de um grupo de doentes. Todos os que precisam de fortalecer o coração para fazer tratamentos oncológicos ou para resolver sequelas que os tratamentos oncológicos deixaram no aparelho cardíaco, têm aqui uma resposta para os seus problemas de saúde. O trabalho tem sempre como objetivo o bem-estar da pessoa.